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Estudantes Programas de Promoção do Sucesso Académico
PROGRAMAS DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ACADÉMICO
Programas de Promoção do Sucesso Académico
Formação e desenvolvimento Profissional Docente
Apoio a projetos de Inovação Pedagógica
Dados e Estudos Sobre o (In)Sucesso Académico e o Abandono


PROMOÇÃO DO SUCESSO ACADÉMICO

O Sucesso dos nossos estudantes é uma prioridade. Neste sentido, foi desenvolvido o Programa de Promoção do Sucesso Académico do IPS 2022-2025 que pode ser consultado aqui.

Para que os alunos persistam nos seus estudos foram desenvolvido alguns programas que podem ser consultados aqui:


a) PAEF

Este programa de apoio tem um carácter intensivo e visa facultar melhores condições para que os estudantes abrangidos pelos critérios definidos terminem os seus cursos.

Consulta o regulamento do programa aqui:
PROGRAMA DE APOIO AOS ESTUDANTES FINALISTAS (PAEF) DO ANO LETIVO 2020/2021


b) Oficina de Português

No ano letivo de 2015/16, iniciou-se de uma formação em Português para Fins Académicos destinada aos estudantes do IPS que, desde então, tem funcionado todos os semestres.

Esta formação, designada “Oficina de Português para Fins Académicos”, é coordenada por Ana Luísa Costa, docente da ESE/IPS e visa promover competências de compreensão oral, de leitura, de expressão oral e de escrita necessárias ao desenvolvimento do discurso académico, fundamental para o sucesso na vida académica e para uma cidadania ativa

Mais informações aqui
Consulta aqui os relatórios do Programa (Brevemente disponível)


c) Programa Tornar ao IPS

Todos os anos um número significativo de estudantes abandona temporária ou definitivamente os seus estudos no IPS, o que, de algum modo, se configura como uma manifestação do insucesso académico.

Os fatores que levam os estudantes a interromperem os seus estudos são diversos e têm sido estudados para se encontrarem medidas adequadas à prevenção destas situações e para a redução do seu número.

Neste sentido, o Programa Tornar ao IPS consiste no contacto dos estudantes que anulam a matrícula na Divisão Académica pelos Serviços de Ação Social, no sentido de serem identificadas e registadas as razões da sua opção e de procurarem explorar a possibilidade da sua reversão, implicando por vezes, o seu encaminhamento para o serviço de bolsas, para os serviços de Psicologia e orientação vocacional, para a Direção das escolas ou para as Coordenações de Curso.