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Estudantes Programas de Apoio Estudantes Finalistas
PROGRAMA DE APOIO AOS ESTUDANTES FINALISTAS (PAEF) DO ANO LETIVO 2020/2021
ÂMBITO

O programa de apoio especial definido neste regulamento destina-se aos estudantes que se encontrem cumulativamente nas seguintes condições:

a) Serem estudantes dos cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTESP), dos cursos de Licenciatura ou dos cursos de Mestrado e terem estado inscritos no ano letivo de 2020/21;

b) Terem uma ou duas unidades curriculares (UC) em falta para terminar o curso após a época especial de exames, ou três UC, se uma delas for a UC de dissertação/projeto/estágio/ensino clínico/educação clínica/educação para a prática/prática clínica e se a entrega do livro de termos puder ocorrer até 20 de dezembro de 2021.

    b.1.) Para os estudantes finalistas cujos cursos não aceitam inscrições no próximo ano letivo: Terem até quatro unidades curriculares (UC) em falta para terminar o curso após a época especial de exames, ou cinco UC, se uma delas for a UC de dissertação/projeto/estágio/ensino clínico/educação clínica/educação para a prática/prática clínica e se a entrega do livro de termos puder ocorrer até 20 de dezembro de 2021.

    b.2.) Embora sejam consideradas para a contabilização do número máximo de UC em falta, uma das condições de inclusão no programa, as UC de projeto ou de estágio não são objeto do apoio previsto neste programa, uma vez que, nestes casos, já é possível a finalização destas UC até ao mês de dezembro, independentemente do presente programa.

c) Nenhuma das UC pertencer à lista de UC excluídas do programa, pelo Conselho Pedagógico (CP) de cada Escola;

d) Terem sido avaliados nas UC referidas nas alíneas anteriores durante o ano letivo 2020/21 (ou seja, que neste ano letivo tenham obtido uma classificação entre 0 e 9 ou que tenham reprovado (“R”) nestas UC).

e) Não estarem inscritos no ano letivo de 2021/22.

OBJETIVOS

1. O programa de apoio tem um carácter intensivo e visa facultar melhores condições para que os estudantes abrangidos terminem os seus cursos no ano letivo de 2020/21.

2. O programa de apoio pretende proporcionar respostas formativas adequadas às dificuldades apresentadas pelos estudantes.

INCLUSÃO DOS ESTUDANTES NO PROGRAMA

1. Compete à Divisão Académica (DA) a elaboração e o envio da lista de estudantes em condições de serem abrangidos por este programa de apoio.

2. As listas de estudantes abrangidos, serão remetidas para a Presidência, Diretores(as) e CP das escolas.

3. Tendo em conta o número e a natureza das situações identificadas e os recursos disponíveis em cada escola, o(a) Diretor(a), em articulação com o CP e os Coordenadores / Diretores de Curso, sem prejuízo da participação de outros órgãos de gestão da escola, definem a lista final dos estudantes que irão ser abrangidos pelo programa.

4. A seleção dos estudantes referida no ponto anterior, atenderá aos critérios definidos no artigo 1º.

5. Os estudantes selecionados serão informados pelo(a) Diretor(a) da escola sobre o programa e que se encontram em condições de serem abrangidos pelo mesmo, através de mensagem enviada para a conta de correio eletrónico do domínio IPS do estudante.

6. A listagem dos estudantes selecionados é também divulgada no Portal do IPS, em: http://www.ips.pt/ips_si/web_base.gera_pagina?P_pagina=33902.

7. Os estudantes selecionados inscrevem-se on-line no programa e na época extraordinária de avaliação que lhe corresponde (PAEF), sendo-lhes cobrado o emolumento previsto (Tabela de emolumentos do IPS, Ponto 9.3 publicada em Diário da República, 2.ª série em 18 de junho de 2020), devendo, necessariamente, proceder ao pagamento do seguro escolar.

8. A inscrição do estudante na época extraordinária de avaliação significa o compromisso do estudante em corresponder de forma assídua e empenhada nas atividades decorrentes deste programa.

9. A DA procede à divulgação no portal do IPS das listas de inscritos por UC e informa os(as) diretores(as) das escolas desta publicitação.

PLANOS DE ACOMPANHAMENTO DOS ESTUDANTES

1. Compete aos(às) Diretores(as) das escolas informar os responsáveis de unidade curricular (RUC) da publicação da lista de estudantes inscritos, no sentido de se dar início às atividades deste programa de apoio.

2. As atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes em cada UC devem ter em conta os seguintes aspetos:

    a) Diagnóstico das potencialidades e dificuldades;
    b) Objetivos de aprendizagem;
    c) Modalidades do acompanhamento;
    d) Docentes responsáveis;
    e) Atividades a desenvolver;
    f) Avaliação e classificação;
    g) Calendarização
3. A definição das atividades a serem desenvolvidas considera a participação e aceitação dos estudantes a que se destinam e implica o compromisso destes relativamente ao seu cumprimento nos prazos fixados.

4. Ao longo do período de desenvolvimento do programa e em função das respostas dos estudantes, as atividades podem ser ajustadas no sentido da melhor adequação possível às dificuldades apresentadas pelo estudante e do cumprimento dos objetivos de aprendizagem das UC.

5. As atividades a desenvolver em cada UC podem ser em grupo, com um limite máximo de 10 estudantes e atendendo necessariamente às necessidades individuais.

DURAÇÃO

As atividades previstas e a respetiva avaliação e classificação dos estudantes estarão finalizadas, impreterivelmente, até ao dia 20 de dezembro.

AVALIAÇÃO

1. Depois de terminados as atividades previstas no programa e sem prejuízo do prazo fixado no artigo anterior, as classificações obtidas pelos estudantes são lançadas nas pautas.

2. O RUC envia o balanço do desenvolvimento do programa para o Diretor e para o Presidente do CP, com a seguinte informação:

    a) Caracterização das atividades desenvolvidas estudantes adotadas na UC;
    b) O grau de cumprimento das atividades previstas pelos estudantes;
    c) As dificuldades e os aspetos positivos sentidos.
3. Na perspetiva da melhoria dos processos e dos resultados deste programa, depois de reunida a informação de todas as UC, compete ao Presidente do CP a elaboração de um balanço global da aplicação do programa na respetiva escola.

4. Em situação de não aprovação, ao estudante será permitida a inscrição no ano letivo 2021/22, sem quaisquer penalizações, na Divisão Académica, no seguinte período: 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de dezembro.

CALENDÁRIO

O calendário do programa será aprovado pelo Presidente do IPS e incluirá, obrigatoriamente, as seguintes etapas:

    a) Data limite para a produção das listas de estudantes em condições de serem abrangidos pelo programa;
    b) Data limite para a elaboração das listas de estudantes selecionados e do seu envio para homologação;
    c) Data de publicitação das listas e envio da informação aos estudantes selecionados, por correio eletrónico;
    d) Período de inscrição online no programa e na época extraordinária de avaliação que lhe corresponde;
    e) Data para envio aos(às) Diretores(as) e afixação, no portal do IPS, das listas de estudantes inscritos, por UC.
    f) Data limite para a afixação dos resultados das avaliações, no portal do IPS;
    g) Data limite para a elaboração dos Livros de Termos relativos às avaliações;
    h) Data de publicitação do balanço global da aplicação do programa na respetiva escola.

PAEF 2020/21: CALENDÁRIO

Ato Responsabilidade Data limite

Publicação das pautas e entrega de livro de termos da época especial de exames

Docentes / Escolas

ESE: até 17 de setembro
ESTS: até 24 de setembro
ESTB: até 27 de setembro
ESS: até 27 de setembro
ESCE: até 27 de setembro

Elaboração e envio das listas de estudantes em condições de serem abrangidos pelo programa de apoio

DA

Até 01 de outubro

Lista final dos estudantes e uc selecionados para o programa e envio para Presidente do IPS para homologação

Escolas

Até 08 de outubro

Publicação da lista final dos estudantes no Portal do IPS

Presidência / DI

Até 12 de outubro

Comunicação aos estudantes selecionados

Escolas

Até 14 de outubro

Inscrição online dos estudantes

Estudantes

Até 19 de outubro

Publicação da lista dos estudantes inscritos e informação para os(as) diretores(as) das escolas

DA

Até 21 de outubro

Publicação das pautas e entrega de livro de termos (PAEF)

Docentes / escolas

Até 20 de dezembro

Publicitação do balanço global da aplicação do programa na respetiva escola

CP/ Escolas

Até 25 de fevereiro

Regulamento do Programa de Apoio aos Estudantes Finalistas ano letivo 2020/21 (PDF | 517KB)
Despacho n.º 116/Presidente/2021, de 09 de junho

Lista final dos estudantes em condições de ingressar no PAEF – 2020/21 (PDF | 553Kb)

Lista de Estudantes Inscritos no PAEF - 2020/21 (PDF | 548KB)

Caso considere que reúne as condições para se inscrever neste programa e não consta destas listagens envie uma mensagem para: divisao.academica@ips.pt