This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Candidatos Candidaturas Licenciaturas Candidaturas a Acesso Estudante Internacional Avaliação das Provas
AVALIAÇÃO DAS PROVAS
Informação Candidaturas
Estudantes Brasileiros
Pré-requisitos
Calendário
Avaliação das Provas
Provas por Curso
Vagas
Júris
Legislação
FAQ's
Indeferimento Liminar e Reclamações
Candidaturas
Lista de Admitidos e Resultados das Provas


COMPONENTES DA AVALIAÇÃO

O acesso aos cursos do IPS, através do contingente de Estudante Internacional, integra:

  • Uma prova documental;
  • Uma prova escrita de avaliação dos conhecimentos e competências considerados indispensáveis ao ingresso e progressão nos cursos do IPS (apenas no caso dos cursos de licenciatura);
  • Caso o candidato obtenha uma classificação igual a 8,0 ou 9,0 valores, na prova escrita, será admitido a uma prova oral.

CLASSIFICAÇÃO

A classificação final, no acesso aos cursos de licenciatura, será obtida através da ponderação dos diferentes itens de avaliação:

  • Prova documental - 65% da nota final;
  • Prova escrita - 35% da nota final;

Todas as componentes da avaliação serão classificadas numa escala numérica de 0-20. Aos candidatos aprovados, o júri atribuirá uma classificação final, expressa no intervalo 10-20 da escala numérica inteira de 0-20. Caso a classificação final seja inferior a 10, o candidato será classificado como Não Aprovado.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A. PROVA DOCUMENTAL

No caso das licenciaturas, a classificação final é igual à classificação atribuída no diploma de ensino secundário português ou a ele equivalente.

B. PROVA ESCRITA DE CONHECIMENTOS

A prova escrita de conhecimentos é obrigatória para o acesso aos cursos de licenciatura e realiza-se em data a anunciar, respeitando o calendário aprovado.

A forma e o conteúdo da prova escrita de conhecimentos são definidos, para cada curso, pelo Conselho Técnico-Científico da Escola em que o mesmo é ministrado, sendo afixadas na Escola e neste portal.

O local, data e hora de realização da prova de conhecimentos são definidos pelo júri, afixados na Escola e divulgados no neste portal até três dias úteis antes da realização da mesma.

A prova é classificada numa escala numérica de 0-20.

Para efeitos de candidatura, são consideradas válidas as Provas de Conhecimentos realizadas no IPS exigidas para o curso a que se candidata que tenham sido REALIZADAS NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS (2018;2019;2020)..

REAPRECIAÇÃO DAS PROVAS

É possível requerer a reapreciação das Provas.

A reapreciação é apresentada em minuta própria para o efeito podendo ser acompanhada de documentos que julgue necessários para fundamentá-la. A mesma deverá ser enviada via e-mail para divisao.academica@ips.pt.

Está sujeita ao pagamento da taxa fixada na tabela de taxas e emolumentos em vigor (30¤), cujos dados para pagamento serão enviados em resposta ao e-mail após a sua receção.

São liminarmente indeferidas as reapreciações não apresentadas nos prazos fixados ou sem pagamento da respetiva taxa.

A decisão sobre a reapreciação irá constar na lista de classificação definitiva das provas, publicada de acordo com o prazo estabelecido em calendário.

De acordo com o regulamento do concurso, prevalece a nota da reapreciação, ainda que esta seja inferior à primeira.

Em caso de provimento da reapreciação, o reclamante deverá solicitar o reembolso da taxa paga, mediante requerimento apresentado na Divisão Académica.