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Conheça os projetos em curso no IPS
Politécnico de Setúbal recebeu reunião de
arranque do projeto europeu BUILD2050
Encontro reuniu 25 participantes, em presença e online
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) acolheu, nos dias 8 e 9 de março de
2022, a reunião de arranque do projeto europeu BUILD2050 - Training
for Sustainable and Healthy Building for 2050, enquanto coordenador deste
consórcio que reúne sete instituições de ensino superior e que pretende, até 2025, contribuir
ativamente para uma construção civil mais sustentável e promotora da saúde e bem-estar.
O encontro inaugural de parceiros, que reuniu 25 participantes, em
presença e online, decorreu nas duas escolas superiores de Tecnologia do IPS,
em Setúbal e no Barreiro, tendo-se debruçado sobre as atividades a desenvolver ao
longo do primeiro ano do projeto. A reunião, cuja sessão de boas-vindas esteve a
cargo do presidente da instituição, Pedro Dominguinhos, foi igualmente marcada por uma
visita técnica a uma construção inovadora, em que participaram
elementos das equipas portuguesa e polaca, da Universidade de Ciências da Vida de
Varsóvia.

Estiveram igualmente presentes, enquanto parceiros associados, a ENA -
Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, a S.ENERGIA - Agência
Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, o
LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia, a
associação Just a Change, que se dedica a apoiar pessoas carenciadas na
reabilitação das suas casas, e o Politécnico da Guarda.
"O projeto teve um arranque com uma elevada manifestação de interesse e
mobilização das diferentes equipas. Verificou-se igualmente o interesse dos municípios em
participarem como parceiros associados, nomeadamente de Grândola e da Guarda",
sublinha a investigadora responsável, Susana Lucas, do INCITE - Centro de
Inovação em Ciência e Tecnologia do IPS.
Financiado pelo programa Erasmus+, o projeto BUILD2050
enquadra-se na estratégia de transição ambiental instituída pelo Pacto Ecológico Europeu,
que visa tornar a Europa climaticamente neutra até 2050, focando-se no
desenvolvimento de uma formação integrada e transnacional de técnicos
capacitados para projetar e construir novos edifícios ou renovar os existentes
tendo em vista a redução das emissões de carbono, assim como a produção de poluição.
Entre os principais resultados a alcançar contam-se a criação de conteúdos
transnacionais para oito cursos na área Construção 2050, a
formação dos primeiros 30 graduados, provenientes de diferentes países
europeus, assim como o lançamento de uma plataforma e de um eBook
que disponibilizará os respetivos conteúdos ministrados e resultados das ações.
O projeto resultará igualmente na criação do Guia Europeu BUILD2050, pretendendo, em
última instância, dar origem a uma rede europeia consolidada de profissionais, investigadores
e decisores políticos nas áreas temáticas da Construção 2050.
Da parte do IPS, integram igualmente este projeto elementos do Centro de Investigação
em Energia e Ambiente (CINEA-IPS), sendo instituições parceiras do consócio a
Universidade de Bolonha e o Politécnico de Milão (Itália), a Universidade de Atenas
(Grécia), a Universidade de Bochum (Alemanha), a Universidade de Ciências da Vida de
Varsóvia (Polónia), e a Universidade de Tecnologia de Luleå (Suécia).
Semana Internacional
- Projeto RENE | 18 a 22 de outubro
A
"International Week" do Projeto RENE decorrerá,
presencialmente, na ESS / IPS.
Este Projeto (RENE - Renewing Ergonomic Education for
Healthcare Students) está enquadrado no programa ERASMUS
+, com a duração de 3 anos, terminando em agosto de 2022.
Tem como principal objetivo a criação/desenvolvimento de um Curso Internacional de 5
ECTS para estudantes do ensino superior da área da saúde, no âmbito da mobilização segura
de doentes (cuidar da segurança dos utentes e também da segurança dos
profissionais/cuidadores de saúde).
Estarão presentes 16 docentes e investigadores na área, e 20 estudantes de diversos
cursos da área da saúde dos países envolvidos (Espanha, Eslovénia, Estónia, Finlândia,
Lituânia e Portugal).
Durante esta semana será realizado o teste piloto de toda a parte prática do curso, o que
inclui:
- aulas práticas e rolle-play (demonstração das técnicas e estratégias utilizando
materiais e equipamentos ergonómicos);
- aulas de simulação (cenários reais para desenvolvimento pelos estudantes);
- visitas de estudo a locais de prática clínica real, com utentes;
- workshops para avaliação das estratégias de ensino /aprendizagem bem como
instrumentos de avaliação a incluir no plano curricular no final do curso.
Da ESS estarão presentes as Professoras: Aldina Lucena (coordenadora do projeto),
Isabel Bastos de Almeida e Teresa Mimoso, bem como as estudantes: Inês Naito Branquinho,
Catarina Carvalho Calisto e Mariana dos Santos Ramos Lourenço, do curso de licenciatura em
licenciatura em Fisioterapia.
O projeto DIGITOOL TO CIRCULAR ECONOMY
está em marcha!
O projeto DIGITOOL TO CIRCULAR ECONOMY está a ser
desenvolvido através da colaboração de instituições de ensino de Portugal (IPS), Letónia,
Lituânia, Itália e Albânia com o apoio do Programa Erasmus+ da União Europeia.
Com o objetivo de construir uma ferramenta formativa para
compreender a Economia Circular, destinada a estudantes e docentes do ensino superior,
estamos a construir um curso online destinado sobretudo a alunos e docentes do ensino
superior. Este curso abordará a economia circular de uma forma geral, estudando
detalhadamente algumas das suas componentes, como o consumo, a produção, o lixo e o
desperdício e os modelos de negócio.
A interação entre todos os elementos desta equipa de
trabalho alargada e culturalmente diversificada é uma tarefa complexa, pois inclui o
cumprimento de uma calendarização rígida e a partilha de tarefas e de ideias. Felizmente que
os recursos tecnológicos atuais permitem uma interação e partilha de recursos que
ultrapassam parcialmente os atuais constrangimentos às deslocações, relacionados com a
COVID 19.
O início de julho de 2021 foi muito gratificante. Permitiu
apresentar o projeto à comunidade IPS numa sessão da "Ciência à Conversa" - onde
estiveram presentes muitos membros da comunidade IPS - e pela realização de uma primeira
reunião de trabalho do grupo de projeto. Nesta reunião internacional, a equipa de trabalho do
IPS/ESCE teve a oportunidade de partilhar as atividades que já realizou no âmbito deste
projeto e de recolher contributos dos restantes colegas que nos permitirão melhorar o
trabalho. Da mesma forma, outros colegas partilharam os conteúdos já desenvolvidos e em
conjunto todos contribuiram para que o resultado final possa ser melhorado.
Sigam-nos aqui: https://digitooltoce.ba.lv/
Projeto Erasmus+ KA107 (International
Credit Mobility)
No âmbito do projeto Erasmus+ KA107 (International Credit
Mobility), relativo a mobilidade individual com a Ucrânia e o Uzbequistão, o IPS
recebeu a visita dos professores Oleksandr Bondarenko (de 14 a 23 de junho de 2021) e
Iuliia Yamnenko (de 21 a 25 de junho), ambos do Departamento de Dispositivos e Sistemas
Eletrónicos do Politécnico de Kiev.
O Professor Oleksandr veio com uma bolsa de mobilidade para formação, e esteve a
desenvolver contactos e algum trabalho com professores do Departamento de Eletrónica e
Computadores da ESTSetúbal/IPS, em particular com o Professor Victor Pires.
A professora Iullia Yamnenko veio com uma bolsa de mobilidade de ensino, tendo
ministrado duas aulas abertas, destinadas a estudantes de licenciatura e mestrado, com as
seguintes temáticas: "Machine Learning and IoT solutions in MicroGrid" e "
Digital signal processing in MicroGrid".

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No dia 23 de junho, os docentes participaram numa reunião com a Vice-presidente do
IPS para a área internacional e representantes do CIMOB-IPS, o Diretor e a Coordenadora de
Mobilidade da ESTSetúbal, e com os professores do DEE Armando Pires, Victor Pires, Elena
Baikova e Svetlana Chemetova.
O objetivo da reunião foi a análise da cooperação desenvolvida até à data, bem como a
definição de oportunidades futuras de cooperação, nomeadamente no que respeita à
implementação da mobilidade de estudantes aprovada em 2020 e à continuidade de
desenvolvimento de publicações e projetos conjuntos. Nesta reunião foi também discutida a
possibilidade de se avançar com um grau duplo ao nível do mestrado, e de se poder integrar
estudantes de doutoramento para efeitos de formação na mobilidade entre as duas IES.
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Sobre o projeto:
O projeto Erasmus+ KA107, de mobilidade individual extracomunitária (com a Ucrânia e
o Uzbequistão), foi aprovado na convocatória do programa de 2018. No caso da Ucrânia,
foram aprovadas 8 bolsas para mobilidade de trabalhadores docentes e não docentes, para
missões de ensino e de formação de/para o Politécnico de Kiev (Igor Sikorsky Kyiv
Polytechnic Institute).
No IPS o projeto está essencialmente centrado na ESTSetúbal, particularmente no seu
Departamento de Engenharia Eletrotécnica (DEE), e com especial enfoque nas áreas da
Eletricidade e Energia e Eletrónica e Automação. Dentro destas áreas, as duas instituições
têm vindo a demonstrar particular interesse em potenciar a colaboração bilateral nos campos
das Energias Renováveis e da Biomedicina.
Até à data desta visita estavam já realizadas 5 das 8 mobilidades, sendo que, com a
visita destes dois participantes, ficará a faltar apenas uma, a realizar em Julho de 2021 por
um professor do IPS. O projeto terminará precisamente a 31/07/2021, sendo que ambas as
IES têm já um novo projeto da mesma tipologia, aprovado na convocatória de 2020, que
estará ativo até julho de 2023, e que, pela primeira vez na cooperação entre as duas IES,
permitirá igualmente a mobilidade de estudantes.
24 de
março/2022
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