Projetos Erasmus+ | Últimas

Conheça os projetos em curso no IPS

O projeto DIGITOOL TO CIRCULAR ECONOMY está em marcha!

O projeto DIGITOOL TO CIRCULAR ECONOMY está a ser desenvolvido através da colaboração de instituições de ensino de Portugal (IPS), Letónia, Lituânia, Itália e Albânia com o apoio do Programa Erasmus+ da União Europeia.

Com o objetivo de construir uma ferramenta formativa para compreender a Economia Circular, destinada a estudantes e docentes do ensino superior, estamos a construir um curso  online destinado sobretudo a alunos e docentes do ensino superior. Este curso abordará a economia circular de uma forma geral, estudando detalhadamente algumas das suas componentes, como o consumo, a produção, o lixo e o desperdício e os modelos de negócio.

A interação entre todos os elementos desta equipa de trabalho alargada e culturalmente diversificada é uma tarefa complexa, pois inclui o cumprimento de uma calendarização rígida e a partilha de tarefas e de ideias. Felizmente que os recursos tecnológicos atuais permitem uma interação e partilha de recursos que ultrapassam parcialmente os atuais constrangimentos às deslocações, relacionados com a COVID 19.

O início de julho de 2021 foi muito gratificante. Permitiu apresentar o projeto à comunidade IPS numa sessão da "Ciência à Conversa" - onde estiveram presentes muitos membros da comunidade IPS - e pela realização de uma primeira reunião de trabalho do grupo de projeto. Nesta reunião internacional, a equipa de trabalho do IPS/ESCE teve a oportunidade de partilhar as atividades que já realizou no âmbito deste projeto e de recolher contributos dos restantes colegas que nos permitirão melhorar o trabalho. Da mesma forma, outros colegas partilharam os conteúdos já desenvolvidos e em conjunto todos contribuiram para que o resultado final possa ser melhorado.

Sigam-nos aqui: https://digitooltoce.ba.lv/

Projeto Erasmus+ KA107 (International Credit Mobility)

No âmbito do projeto Erasmus+ KA107 (International Credit Mobility), relativo a mobilidade individual com a Ucrânia e o Uzbequistão, o IPS recebeu a visita dos professores Oleksandr Bondarenko (de 14 a 23 de junho de 2021) e Iuliia Yamnenko (de 21 a 25 de junho), ambos do Departamento de Dispositivos e Sistemas Eletrónicos do Politécnico de Kiev.

O Professor Oleksandr veio com uma bolsa de mobilidade para formação, e esteve a desenvolver contactos e algum trabalho com professores do Departamento de Eletrónica e Computadores da ESTSetúbal/IPS, em particular com o Professor Victor Pires.

A professora Iullia Yamnenko veio com uma bolsa de mobilidade de ensino, tendo ministrado duas aulas abertas, destinadas a estudantes de licenciatura e mestrado, com as seguintes temáticas: "Machine Learning and IoT solutions in MicroGrid" e " Digital signal processing in MicroGrid".

No dia 23 de junho, os docentes participaram numa reunião com a Vice-presidente do IPS para a área internacional e representantes do CIMOB-IPS, o Diretor e a Coordenadora de Mobilidade da ESTSetúbal, e com os professores do DEE Armando Pires, Victor Pires, Elena Baikova e Svetlana Chemetova.

O objetivo da reunião foi a análise da cooperação desenvolvida até à data, bem como a definição de oportunidades futuras de cooperação, nomeadamente no que respeita à implementação da mobilidade de estudantes aprovada em 2020 e à continuidade de desenvolvimento de publicações e projetos conjuntos. Nesta reunião foi também discutida a possibilidade de se avançar com um grau duplo ao nível do mestrado, e de se poder integrar estudantes de doutoramento para efeitos de formação na mobilidade entre as duas IES.

Sobre o projeto:

O projeto Erasmus+ KA107, de mobilidade individual extracomunitária (com a Ucrânia e o Uzbequistão), foi aprovado na convocatória do programa de 2018. No caso da Ucrânia, foram aprovadas 8 bolsas para mobilidade de trabalhadores docentes e não docentes, para missões de ensino e de formação de/para o Politécnico de Kiev (Igor Sikorsky Kyiv Polytechnic Institute).

No IPS o projeto está essencialmente centrado na ESTSetúbal, particularmente no seu Departamento de Engenharia Eletrotécnica (DEE), e com especial enfoque nas áreas da Eletricidade e Energia e Eletrónica e Automação. Dentro destas áreas, as duas instituições têm vindo a demonstrar particular interesse em potenciar a colaboração bilateral nos campos das Energias Renováveis e da Biomedicina.

Até à data desta visita estavam já realizadas 5 das 8 mobilidades, sendo que, com a visita destes dois participantes, ficará a faltar apenas uma, a realizar em Julho de 2021 por um professor do IPS. O projeto terminará precisamente a 31/07/2021, sendo que ambas as IES têm já um novo projeto da mesma tipologia, aprovado na convocatória de 2020, que estará ativo até julho de 2023, e que, pela primeira vez na cooperação entre as duas IES, permitirá igualmente a mobilidade de estudantes.

12 de julho/2021