IPS integra projeto Erasmus+ para desenvolver soft skills dos estudantes
Resultados serão apresentados em conferência final, a 14 de janeiro
O projeto europeu Soft Skills, desenvolvido pelo Instituto
Politécnico de Setúbal (IPS) no âmbito de uma parceria que envolve outras três
instituições de ensino superior, promove, no próximo dia 14 de janeiro, a partir
das 09h00, a sua conferência final em formato online
, que dará a conhecer os principais resultados obtidos.
Sob a designação The System of Support for Academic Teachers in Process of
Shaping Soft Skills of their Students - Soft Skills, o projeto, financiado pelo
programa Erasmus+, está a ser desenvolvido, desde dezembro de
2018, com a missão de contribuir para uma alteração de paradigma no ensino superior,
através da construção de um conjunto de ferramentas para o
desenvolvimento das chamadas competências pessoais (soft skills)
dos estudantes, cada vez mais valorizadas pelos
empregadores.

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O consórcio, coordenado pelo
University College of Enterprise and Administration (Polónia), integra
como parceiros o Deggendorf Institute of Technology from University of Applied
Sciences (Alemanha), a International School for social and Business
Studies (Eslovénia) e o IPS, através das Escolas Superiores de
Educação (ESE/IPS) e de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal), envolvendo os
docentes Maria do Rosário Rodrigues (coordenadora local), Ana Pires, Mário Baía e Elsa
Ferreira. |
A decorrer ainda até final deste mês, o projeto Soft Skills prevê a construção,
experimentação e disseminação de atividades pedagógicas inovadoras com o objetivo de
motivar os professores a alterar as suas práticas e contribuir para o desenvolvimento de
soft skills nos estudantes, nomeadamente a capacidade de trabalhar
em equipa, a comunicação interpessoal, o
pensamento crítico e a autonomia, entre outras.
O projeto surge no contexto do processo de Bolonha, visando a
adoção de práticas pedagógicas que promovam uma maior implicação do
estudante no seu processo de aprendizagem. As atividades previstas contemplam
aspetos como a utilização educativa das tecnologias, a criatividade e a interculturalidade,
assim como outras competências sociais.
A conferência final, destinada a representantes das instituições de ensino superior,
entre docentes, pessoal não docente e estudantes, bem como a empresários e elementos
das autoridades locais com interesse na temática, decorre através da plataforma Microsoft
Teams, sendo necessária inscrição prévia, até ao próximo dia 10 de
janeiro, em https://tinyurl.com/yczzpyb3.
Para mais informações, consultar o site oficial do projeto, em https://wspaerasmus.wixsite.com
/supportsystem.
08 de
janeiro/2021
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