IPS integra projeto Erasmus+ para desenvolver soft skills dos estudantes

Resultados serão apresentados em conferência final, a 14 de janeiro

O projeto europeu Soft Skills, desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) no âmbito de uma parceria que envolve outras três instituições de ensino superior, promove, no próximo dia 14 de janeiro, a partir das 09h00, a sua conferência final em formato online , que dará a conhecer os principais resultados obtidos.

Sob a designação The System of Support for Academic Teachers in Process of Shaping Soft Skills of their Students - Soft Skills, o projeto, financiado pelo programa Erasmus+, está a ser desenvolvido, desde dezembro de 2018, com a missão de contribuir para uma alteração de paradigma no ensino superior, através da construção de um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento das chamadas competências pessoais (soft skills) dos estudantes, cada vez mais valorizadas pelos empregadores.

O consórcio, coordenado pelo University College of Enterprise and Administration (Polónia),  integra como parceiros o Deggendorf Institute of Technology from University of Applied Sciences (Alemanha), a International School for social and Business Studies (Eslovénia) e o IPS, através das Escolas Superiores de Educação (ESE/IPS) e de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal), envolvendo os docentes Maria do Rosário Rodrigues (coordenadora local), Ana Pires, Mário Baía e Elsa Ferreira.

A decorrer ainda até final deste mês, o projeto Soft Skills prevê a construção, experimentação e disseminação de atividades pedagógicas inovadoras com o objetivo de motivar os professores a alterar as suas práticas e contribuir para o desenvolvimento de soft skills nos estudantes, nomeadamente a capacidade de trabalhar em equipa, a comunicação interpessoal, o pensamento crítico e a autonomia, entre outras.

O projeto surge no contexto do processo de Bolonha, visando a adoção de práticas pedagógicas que promovam uma maior implicação do estudante no seu processo de aprendizagem. As atividades previstas contemplam aspetos como a utilização educativa das tecnologias, a criatividade e a interculturalidade, assim como outras competências sociais.

A conferência final, destinada a representantes das instituições de ensino superior, entre docentes, pessoal não docente e estudantes, bem como a empresários e elementos das autoridades locais com interesse na temática, decorre através da plataforma Microsoft Teams, sendo necessária inscrição prévia, até ao próximo dia 10 de janeiro, em https://tinyurl.com/yczzpyb3.

Para mais informações, consultar o site oficial do projeto, em https://wspaerasmus.wixsite.com /supportsystem

08 de janeiro/2021