IPS entre os vencedores do Prémio Santander UNI.COVID-19

Projeto 'Estudar sem barreiras!' permitiu acesso à internet a 25 estudantes

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) foi uma das cinco instituições distinguidas na 1ª fase do Prémio Santander UNI.COVID-19, galardão promovido pelo Banco Santander que surge como forma de realçar e apoiar as iniciativas com impacto social levadas a cabo, neste contexto de pandemia, pelos estudantes do ensino superior e outros membros da comunidade académica.

"Estudar sem barreiras! Para todos estarem ligados", da responsabilidade da Associação Académica do IPS (AAIPS), foi o projeto premiado, com um montante de 2 000 euros, permitindo o acesso à internet em casa por parte de 25 estudantes do IPS, que de outra forma não teriam possibilidade de acompanhar as atividades de Ensino a Distância (EaD), instituídas a partir de 26 de março.

Através deste projeto, foram adquiridos os pontos de acesso Wi-Fi (hotspots) correspondentes às necessidades levantadas, assim como assegurado o pagamento das respetivas mensalidades, complementando o empréstimo de equipamentos informáticos efetuado pelo próprio IPS, com recurso ao seu parque informático de apoio aos estudantes, e também à cedência de computadores por parte da comunidade académica, através da campanha "Empresta ao teu colega".

Todas estas medidas, num esforço concertado, representaram um apoio fundamental para os estudantes que não possuem meios informáticos e/ou acesso à internet em casa, garantido que ninguém ficasse excluído do EaD.

Com o lema "Tira as tuas ideias de quarentena", o Prémio Santander UNI.COVID-19 distinguiu mais quatro projetos nesta sua primeira fase, desenvolvidos por estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e das universidades de Trás os Montes e Alto Douro, do Porto e do Minho. A todos os cinco premiados o Banco Santander atribuiu o montante de 2 000 euros. O prémio contempla, até junho, mais duas fases de candidaturas, totalizando um montante global de apoio de 30 mil euros.

20 de maio/2020