IPS apoia a comunidade com álcool gel e viseiras de proteção

Instituição e parceiros contribuem para o combate à Covid-19

Na sequência das medidas de contenção e combate à Covid-19, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) tem vindo a implementar um conjunto de ações que visam colocar os seus recursos, materiais e humanos, ao serviço da comunidade e da região, contribuindo assim para suprir algumas das principais carências sentidas pelos serviços de saúde e forças de segurança na resposta à pandemia.

Neste sentido, foi criada uma equipa multidisciplinar composta por trabalhadores docentes e não docentes das escolas superiores do IPS, que contribuem para a produção de álcool gel e viseiras de proteção.

Álcool gel

##2## ##3## ##4##

Nos laboratórios da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro  (ESTBarreiro/IPS) está a ser produzido gel desinfetante, seguindo as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS). A iniciativa resultou de uma parceria com a Câmara Municipal do Barreiro, com o envolvimento de docentes e trabalhadores não docentes, a título voluntário, e que já permitiu a produção de mil litros. À iniciativa juntaram-se também vários professores voluntários de quatro agrupamentos de escolas do concelho do Barreiro.

Esta parceria rapidamente se estendeu a outras organizações e, neste âmbito, surgiu um projeto de produção conjunta com a Casa Ermelinda Freitas de 6 000 litros de álcool gel, que estão a ser distribuídos em hospitais, unidades de saúde, misericórdias e IPSS do distrito de Setúbal, agentes de proteção civil e estabelecimentos prisionais.

A solução antissética foi produzida, sob responsabilidade técnica de docentes do IPS, nas instalações da empresa vitivinícola, que contribuiu com 5 000 litros de álcool e os 600 garrafões de 5 litros para o respetivo armazenamento.

A iniciativa envolveu ainda outros parceiros, como a Vinisol, a Junta de Freguesia do Sado e a empresas de logística Integra2.

Até ao momento, foi entregue álcool gel nas seguintes instituições:

- Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) (200 litros)

- Secretariado Regional de Setúbal da União das Misericórdias Portuguesas (160 litros)

- IPSS/Centros Paroquiais/Lares do Distrito de Setúbal (415 litros)

- Junta Freguesia do Sado (15 litros)

Veja as reportagens da SIC e da RTP e da TVI:

Viseiras de proteção

##5## ##6## ##7##

No laboratório Innovation Lab da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, as seis impressoras 3D e uma fresadora CNC (Comando Numérico Computorizado), estão a produzir cerca de 350 viseiras de proteção, por dia. O processo envolve uma equipa de cerca de 20 voluntários, entre trabalhadores docentes e não docentes, que se revezam em quatro turnos diários.

A quantidade global que se estima produzir ronda, para já, as 9 mil unidades.

Neste processo estiveram envolvidas quatro empresas da região, nomeadamente a LAUAK Portuguesa, fabricante de componentes para a indústria aeronáutica, a Zircom Engenharia, a BEZE - Montras e Stands e a Cityprint.

Nesta fase, O IPS conta com um novo parceiro, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, que vai produzir 3.700 estruturas.

À iniciativa juntaram-se também, apoiando financeiramente, organizações como a Deloitte, além de várias retrosarias locais e a Integra2 e Rangel, que garantiram o apoio logístico.

Os docentes da área de Logística, da Escola Superior de Ciências Empresariais asseguram o embalamento mais adequado a estes materiais.

As viseiras já produzidas foram imediatamente entregues a diversas instituições, entre unidades de saúde, de socorro e IPSS, na sua maioria do distrito de Setúbal:

- Delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa

- Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa

- Centro Hospitalar Barreiro-Montijo (Unidade de Pediatria)

- Centro de Saúde da Moita

- Associações de Bombeiros Voluntários da Moita e de Águas de Moura

- Centro de Saúde de São Sebastião

- Várias unidades de Saúde Familiar (USF) de Setúbal (Sado, Luísa Todi, S. Filipe, S. Nicolau e Praça da República)

- USF Conde Saúde, em Sesimbra

- Estabelecimentos Prisionais de Setúbal, Montijo e Pinheiro da Cruz

- Hospital Prisional São João de Deus em Caxias

- Misericórdias do distrito de Setúbal