Projeto 'Learn & Fly' | Aprender ciências enquanto se constrói um avião

IPS é um dos sete parceiros no âmbito do projeto Erasmus+, que arrancou em novembro

A pensar nos alunos com baixo desempenho em disciplinas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), e também nas necessidades do mercado da aviação, em franco crescimento, já está em marcha, desde novembro último, um projeto no âmbito do programa Erasmus+, envolvendo sete parceiros europeus, entre os quais o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

O projeto, que dá pelo nome de "Learn & Fly", tem como público-alvo os alunos do ensino secundário e pretende, ao longo dos próximos dois anos, dar a conhecer e desenvolver o gosto pela aeronáutica junto das camadas mais jovens, em plena fase de escolha de uma vocação/área de estudos, recorrendo a materiais didáticos inovadores e atrativos.

Aprovado no âmbito da convocatória de 2017 do Erasmus+ (Ação-chave 2 - Parcerias Estratégicas), o novo projeto é coordenado pela INNpuls, uma instituição polaca, envolvendo também como parceiros a Quasar, a  Inova+, o Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama e o IPS, de Portugal, a Fundación para la Formación Tecnica en Maquina-Herramienta, de Espanha, e a Fundacja Wspierania Edukacji przy Stowarzyszeniu "Dolina Lotnicza", da Polónia.

Ao Politécnico de Setúbal, através de uma equipa de quatro docentes da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), cabe a conceção dos exercícios e materiais que constituirão os kits Learn&Fly STEM, cuja primeira versão deverá estar disponível já em setembro deste ano.

O kit destinado aos docentes contemplará informação técnica mais detalhada, enquanto o kit dos alunos terá ao dispor, por seu turno, toda a informação necessária para projetar, construir e testar um pequeno planador de aeromodelismo.

Perante este desafio, "os estudantes têm de perceber a física do voo, nomeadamente forças e movimentos aplicadas a uma aeronave, que são as mesmas de uma aeronave real, pelo que a Física tem um fator preponderante neste projeto", explica Nuno Nunes, o docente responsável, realçando os conhecimentos que serão desenvolvidos também nas áreas de Ciência dos Materiais e Processos Tecnológicos.

A ligar as várias abordadas está a necessidade de manipular expressões numéricas, efetuar cálculo, consultar e elaborar gráficos, "pelo que a Matemática assume um papel de denominador comum, sendo uma ferramenta necessária a incluir no kit", adianta ainda o docente.

Quanto à escolha da aeronáutica como temática âncora deste projeto, Nuno Nunes recorda o "desenvolvimento da aviação a nível global e a necessidade, identificada por várias entidades, de técnicos ao longo dos próximos anos, ao nível da produção (engenheiros e técnicos), da manutenção (técnicos de manutenção aeronáutica) e da operação (pilotos)". A instalação, na região Alentejo, de várias unidades de fabrico para estruturas aeronáuticas em locais como Setúbal, Grândola, Évora e Ponte de Sor, dita igualmente a "necessidade de técnicos qualificados nesta área", conclui o docente da ESTSetúbal/IPS.

O desafio da construção do avião desenvolve-se em duas fases. A primeira, a nível nacional, envolvendo alunos do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama; a segunda, a nível internacional, em que os vencedores do desafio em Portugal participarão no concurso final, a ter lugar na Polónia.

Para além da componente competitiva, o "Learn & Fly", que terá a sua primeira reunião transnacional já no início de fevereiro (dias 1 e 2), no País Basco, Espanha, prevê igualmente a formação de professores e alunos das escolas parceiras, com base nos kits Learn&Fly STEM, da responsabilidade do IPS. Uma terceira componente diz respeito à divulgação das áreas profissionais disponíveis no setor da aeronáutica, através do chamado Career Kit, que poderá ser usado como ferramenta de aconselhamento vocacional por parte de professores, pais, centros de emprego e até mesmo empregadores.

18 de janeiro/2018