III Congresso Poliempreende 'Ecossistemas Empreendedores'

Politécnico de Setúbal organiza iniciativa e encerra 13.ª edição do Poliempreende

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) promove, no dia 13 de outubro, o III Congresso Poliempreende "Ecossistemas Empreendedores", a partir das 09h45 no Auditório Nobre do IPS (na Escola Superior de Ciências Empresariais e Escola Superior de Saúde), no campus de Setúbal.

Este ano, o IPS foi o coordenador nacional da 13.ª edição do Poliempreende e durante uma semana, de 05 a 09 de setembro, recebeu as 19 equipas participantes numa iniciativa que incluiu visitas a empresas da região, a espaços culturais e de lazer em Setúbal e que terminou com a apresentação dos projetos ao júri nacional. O concurso encerra com a realização deste congresso, no qual vão ser entregues os prémios aos vencedores e o IPS passa o testemunho para o Politécnico de Bragança, que irá coordenar a 14.ª edição do concurso.

A

O congresso foca temas como os empreendedores improváveis, o empreendedorismo tecnológico e a importância da ciência, contando com a participação do Eng.º Ricardo Pereira, CEO do Grupo COMON, do Prof. Doutor Soumodip Sarkar, Professor Universitário na Universidade de Évora e em Harvard e do Dr. Luís Dias, Vice-Presidente da Science4you.

Para além disso, o evento conta também com uma exposição de projetos desenvolvidos no âmbito do Poliempreende em cada uma das instituições que participa e promove o concurso, nomeadamente todos os 14 Institutos Politécnicos (IPBeja, IPBragança, IPCastelo Branco, IPCávado e Ave, IPCoimbra, IPGuarda, IPLeiria, IPLisboa, IPPortalegre, IPSantarém, IPSetúbal, IPTomar, IPViana do Castelo, IPViseu), 3 escolas superiores não integradas (Enfermagem de Coimbra, Hotelaria e Turismo do Estoril e Escola Náutica Infante D. Henrique) e as escolas politécnicas das universidades de Aveiro e Algarve. A exposição vai estar patente no átrio da Escola Superior de Ciências Empresariais, no dia 13 de outubro.

O Poliempreende é um concurso nacional de ideias de negócio que pretende estimular o empreendedorismo e proporcionar saídas profissionais através da criação do próprio emprego. De realçar que o Poliempreende foi o vencedor nacional na categoria de "Investimento em Competências Empreendedoras dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial" (2013), organizado em Portugal pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI).

09h45 | Receção

10h00 | Abertura Oficial

Intervenção do Presidente do IPS, Prof. Doutor Pedro Dominguinhos

Painel de speakers