Poliempreende: Novo conceito de Clínica Móvel vence etapa regional

7 planos de negócio a concurso no Politécnico de Setúbal

Catarina Gomes e Ricardo Vagarinho, estudantes do curso de Engenharia Biomédica na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do IPS (ESTSetúbal/IPS), são os grandes vencedores da etapa regional do concurso Poliempreende no IPS com o projeto "Biocare". De 05 a 09 de setembro, o projeto vai concorrer na fase nacional da 13ª edição do Poliempreende que se realiza no IPS, coordenador nacional desta edição.

b

De entre os sete planos de negócio a concurso, o "Biocare" destacou-se pela sua inovação ao tratar-se de um conceito de clínica de reabilitação móvel, que pretende colmatar a necessidade deste tipo de serviços por parte da população mais debilitada, em especial a população com mais de 65 anos. A equipa pretende integrar o que melhor se faz em termos de cuidados de reabilitação, tendo em conta os conceitos de negócio ético e sustentável.

O 2º lugar foi atribuído ao projeto "BioHidro", desenvolvido por Gabriel dos Santos, estudante de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do IPS.

O estudante apresentou um conceito para a produção de alimentação animal, que consiste no cultivo de forragem verde em hidroponia (técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva que contém água e todos os nutrientes essenciais), disponibilizando aos produtores matéria-prima de origem biológica com um custo inferior ao dos alimentos processados.

c
Um dos objetivos deste empreendedor passa também pela automatização e integração de todos os sistemas de controlo dos espaços e cadeia produtiva.

d

"Switch Case" foi o projeto que alcançou o 3º lugar e foi desenvolvido por Renata Coutinho, bolseira de investigação no IPS, Paulo Mendes, estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na ESTSetúbal/IPS, Fátima Brízio, Diogo Martins e Bruno Malheiro, diplomados em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela ESTSetúbal/IPS.

Este novo conceito de negócio para apoio digital é dirigido a determinadas áreas de negócio empresarial e pretende simplificar o acesso das Micro e Pequenas e Médias Empresas (PME) à elaboração e gestão da sua presença na web e nas redes sociais.

O conceito assenta na simplificação de todos os processos envolvidos, bem como na pré-preparação de várias ferramentas necessárias a este tipo de trabalho.

Houve ainda lugar para duas menções honrosas, atribuídas ao projeto "Valor & Mente", desenvolvido por Cláudia Pedro, estudante do Curso Técnico Superior Profissional em Serviço Familiar e Comunitário da Escola Superior de Educação do IPS e Pedro Botas, participante externo, e ao projeto "Movipal", de Nuno Geada e Fernando Miranda, estudantes de Tecnologia e Gestão Industrial da ESTSetúbal/IPS.

Nesta primeira fase a nível local, os projetos foram submetidos à consideração do júri regional composto pelo Prof. Doutor Filipe Cardoso, Coordenador da Unidade de Apoio à Inovação, I&D e Empreendedorismo do IPS (UAIIDE-IPS), pela Dr.ª Cristina Dias Neves, do Banco Santander Totta, pelo Dr. Eduardo Cruz, da empresa Gastão Cunha Ferreira Lda. e pelo Eng.º Rui Gouveia, da empresa ComOn Lda.

06 de julho 2016