This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Candidatos Candidaturas Licenciaturas Candidaturas a Acesso Mudança de Par Instituição/Curso e Reingresso Pré- requisitos
Pré-requisitos
Informação Candidaturas
Critérios de Seriação
Pré-requisitos
Fases do Processo
Calendário
Vagas
Júris
Legislação
FAQ's
Candidaturas - Mudança de Par Instituição/Curso (1º Semestre)
Candidaturas - Mudança de Par Instituição/Curso (2º Semestre)
Candidaturas - Reingresso

Resultados - Mudança de Par Instituição/Curso (1º Semestre)
Resultados - Mudança de Par Instituição/Curso (2º Semestre)
Resultados - Reingresso


De acordo com a Deliberação n.º 146-A, de 12 de fevereiro, da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) são os seguintes os Pré-requisitos para os cursos do IPS.

Os pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior, no ano letivo de 2016-2017, são os constantes do anexo I à Deliberação n.º 146-A/2015, de 12 de fevereiro, da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), encontrando- se os seus regulamentos homologados pela CNAES, nos termos indicados nos anexos III a XX.

A satisfação do pré-requisito para determinado curso no IPS abrange a satisfação aos restantes pares instituição/curso do mesmo grupo de pré-requisitos.

TIPOS DE PRÉ-REQUISITOS EXIGIDOS NO IPS

GRUPO A - Comunicação Interpessoal
Ausência de deficiência psíquica, sensorial ou motora que interfira gravemente com a capacidade funcional e de comunicação interpessoal a ponto de impedir a aprendizagem própria ou alheia. Forma de comprovação Declaração médica, sob a forma de resposta a um questionário, nos termos do regulamento publicado como anexo III à presente Deliberação, comprovando que satisfaz o pré-requisito a entregar no ato da matrícula e inscrição no ensino superior, na Instituição de Ensino Superior que a exige, caso ali venha a obter colocação, sendo condição indispensável para a realização da referida matrícula e inscrição.

Nota: A referida declaração médica pode ser utilizada para candidatura aos pares instituição/curso do Grupo B.

(a) O acesso aos cursos de Terapêutica da Fala e/ou de Terapia da Fala está igualmente sujeito à entrega de uma declaração de um Terapeuta da Fala, nos termos definidos pela instituição e aprovados pela CNAES, comprovativa da “ausência de perturbações de linguagem e/ou fala” e do domínio da língua portuguesa tal como é falada e escrita em Portugal.

Minuta - Pré-requisitos Grupo C (DOC | 119KB)
Minuta - Curso de Terapia da Fala (DOC | 28KB)

GRUPO C - Aptidão Funcional, Física e Desportiva
Verificação das capacidades de robustez e de domínio técnico básico necessárias à condução do ensino e treino de especialidade desportivas. Forma de comprovação: Provas de aptidão funcional, física e desportiva a realizar nos termos do Regulamento publicado como anexo V à Deliberação. Resultado final: Apto ou Não Apto, devendo os estudantes indicar, obrigatoriamente, no formulário da candidatura online, os pré-requisitos realizados, transcrevendo a informação constante da “Ficha de pré-requisitos”.

Minuta - Declaração Médica (DOC | 346KB)

GRUPO F - Capacidade Visual e Motora
Capacidade visual e motora adequada às exigências do curso. Forma de comprovação: Declaração médica, nos termos do anexo VIII da presente Deliberação, comprovativa de acuidade visual e da ausência de deficiência psíquica, sensorial ou motora que interfira com a capacidade funcional a ponto de impedir a aprendizagem própria ou alheia, a entregar no ato da matrícula e inscrição no ensino superior, na Instituição de Ensino Superior que a exige, caso ali venha a obter colocação, sendo condição indispensável para a realização da referida matrícula e inscrição.

Minuta - Pré-requisitos Grupo F (PDF | 126KB)

PRÉ- REQUISITOS EXIGIDOS PARA OS CURSOS

Escola Superior de Educação

  • Tradução - Interpretação de Língua Gestual Portuguesa, da ESE/IPS – Pré-requisito Grupo F
  • Desporto – Pré-requisito Grupo C

Escola Superior de Saúde

  • Enfermagem – Pré-requisito Grupo A
  • Fisioterapia - Pré-requisito Grupo A
  • Terapia da Fala - Pré-requisito Grupo A e Declaração de Terapeuta da Fala

CALENDÁRIO DE AÇÕES (Alínea e) do artigo 23.º do Decreto-Lei n.º 296-A/98, de 25 de setembro), para o ano letivo 2017-2018.

Ref.ª Ação Prazo
1 Inscrição para a realização da 1.ª chamada da avaliação dos pré-requisitos Brevemente disponível.
2 Realização dos pré- requisitos – 1.ª chamada Brevemente disponível.
3 Comunicação à CNAES da intenção de realização da 2.ª chamada do processo de avaliação dos pré- requisitos Brevemente disponível.
4 Inscrição para a realização da 2.ª chamada da avaliação dos pré-requisitos Brevemente disponível.
5 Certificação dos pré-requisitos – 1.ª chamada Brevemente disponível.
6 Realização dos pré- requisitos – 2.ª chamada Brevemente disponível.
7 Certificação dos pré-requisitos - 2.ª chamada Brevemente disponível.
8 Apresentação à CNAES de propostas para a realização de uma época especial de pré-requisitos Brevemente disponível.