This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Estudantes Atividades Académicas Propinas Modalidades e Calendário de Pagamentos
MODALIDADES E CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS
Conceito de Propina
Modalidades e Calendário de Pagamentos
Regulamento de Propinas
Dívidas de Propinas
Juros de Mora
Simulador de Planos de Pagamentos
Estudantes Nacionais ou Europeus
Estudantes Internacionais


MODALIDADES E CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS

De acordo com o regulamento de propinas do IPS, o pagamento, no ano letivo N/N+1 pode ser efetuado por uma das seguintes formas:

  • Pagamento integral no ato de matrícula/inscrição, ou
  • Pagamento em 10 prestações iguais, sendo a primeira paga no ato de matrícula/inscrição e as restantes ao longo do ano, até 30 de junho do ano N+1.
  • No caso de formações com início após o mês de novembro do ano N e cujas atividades abranjam mais do que um ano letivo, o número de prestações é igual a 10, sendo o número de prestações em cada ano letivo proporcional ao número de meses de formação que neles decorrem e sendo as prestações do ano letivo seguinte, pagas a partir do mês de setembro do ano N+1, inclusive.
  • Estudantes candidatos a bolsa dos SAS/IPS - Iniciarão o pagamento da propina a partir do recebimento da mesma ou do conhecimento do respetivo resultado, em caso de indeferimento.
Chama-se a atenção para o facto de a matrícula/inscrição no ano letivo apenas se concretizar com o pagamento da primeira prestação da propina, a qual tem que ser paga impreterivelmente até à data limite especificada no calendário de matrículas e inscrições (não confundir com a data de validade da referência multibanco, 31 de dezembro, data até à qual a referência se mantém válida). O pagamento da primeira prestação da propina depois dessa data, conduz sempre à aplicação da coima por não cumprimentos dos prazos, conforme estabelecido na tabela de emolumentos.