This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Estudantes Atividades Académicas Exames/Melhoria
Exames/Melhoria
TIPOS DE EXAME

Existem três épocas de avaliação por exame:

  1. Época Normal ou de 1ª Época;
  2. Época de Recurso ou de 2ª Época;
  3. Época Especial ou 3ª Época.
Ao estudante será possibilitado, no mínimo, o acesso a 2 (duas) épocas de avaliação, considerando como tal a Avaliação Contínua, de acordo com o regulamento específico da UO.

EXAMES DE ÉPOCA NORMAL OU DE 1ª ÉPOCA

Os exames realizam-se após o final de cada semestre letivo e destinam-se aos estudantes que não realizaram ou que não obtiveram aproveitamento em avaliação contínua, consoante o estabelecido nos regulamentos específicos das Escolas. O acesso a exames de época normal não está sujeita a inscrição.

EXAMES DE RECURSO/MELHORIA OU DE 2ª ÉPOCA

EXAMES DE RECURSO

Os exames destinam-se aos estudantes que não realizaram ou não obtiveram aproveitamento em avaliação contínua ou em época normal; as regras gerais de avaliação aplicáveis ao exame de recurso são obrigatoriamente iguais às definidas para o exame de época normal. O acesso a exames de época de recurso não está sujeita a inscrição, para quem ainda não tenha obtido aprovação, excetuando-se o caso da Escola Superior de Educação, onde a inscrição é obrigatória.

MELHORIA DE NOTA

Entende-se por melhoria de nota a nova submissão à totalidade da avaliação de uma unidade curricular (UC) em que o estudante já obteve aprovação.

O estudante pode submeter-se a melhoria de nota apenas 1 (uma) vez por UC, no máximo a 4 (quatro) por ano letivo, de acordo com o regulamento específico da Escola.

A melhoria de nota poderá ocorrer na Época de recurso/2ª época de exame da UC a que se refere, no ano letivo da aprovação, e, caso tal esteja previsto no regulamento específico da Escola, poderá ainda ocorrer na mesma época do ano letivo seguinte.

O CTC de cada escola definirá as UC para as quais não se admite a apresentação de pedidos de melhoria. Consulte a lista no seguinte link.

Não é possível a execução de melhoria de classificação após a solicitação do registo do diploma.

Para se inscrever em melhoria, deverá dirigir-se presencialmente á Divisão Académica para efetuar a respetiva inscrição e o seu pagamento.

Caso não pretenda dirigir-se presencialmente poderá enviar o requerimento preenchido junto com um cheque ou vale postal, à ordem de Instituto Politécnico de Setúbal, para a seguinte morada:

Divisão Académica IPS
Edifício ESCE/IPS
Campus de Setúbal do IPS | Estefanilha
2914-503 Setúbal

Consulte os calendários das escolas aqui.

Não é possível a execução de melhoria de nota após a solicitação do registo do grau.

EXAMES DE ÉPOCA ESPECIAL

Os exames de época especial destinam-se aos estudantes finalistas que, em caso de aprovação em tais exames, obtenham o grau, aos trabalhadores estudantes ou outras situações previstas nos regulamentos.

Entende-se por estudante finalista o estudante inscrito no último ano do plano de estudos e que pode concluir o curso caso obtenha aprovação em todas as UC em que se encontra inscrito.

O acesso a exames de época de especial está sujeita a inscrição. A inscrição é efetuada online, na página do estudante.

Os estudantes podem inscrever-se em até (no máximo) a 4 exames, para além da UC de dissertação/estágio/projeto.

Caso apenas lhe falte o relatório/estágio/projeto para a conclusão do curso, não terá que se inscrever em época especial.

As regras gerais de avaliação aplicáveis ao exame de época especial são as previstas nos regulamentos específicos das Escolas.

    Especificidades
    À inscrição está associado o pagamento de emolumentos.
    Calendário de Inscrições
    Para o ano letivo 2016/2017, as inscrições em exames decorrem entre:
    • ESCE, ESTS, ESTB, ESE e ESS: 28 de julho a 18 de agosto de 2017.

Consulte os calendários das escolas aqui .