This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Candidatos Candidaturas Mestrados Candidaturas a Acesso Informação Candidaturas
INFORMAÇÃO CANDIDATURAS
Informação Candidaturas
Editais
Calendário
Júris
FAQ's
Indeferimento Liminar e Reclamações
Candidaturas a Acesso
Candidaturas a Mudança de Ramo
Candidaturas a Reingresso

Resultados - Acesso
Resultados - Mudança de Ramo
Resultados - Reingresso


INFORMAÇÃO CANDIDATURAS

O acesso aos cursos de mestrado - 2º ciclo - do IPS é efetuado mediante procedimentos específicos de cada curso. A entrega da documentação e a formalização da candidatura é efetuada online. As informações relativas a procedimentos específicos encontram-se disponíveis nas páginas de cada curso.

CONDIÇÕES DE ACESSO

Podem candidatar-se aos cursos de mestrado do IPS, os candidatos que preencham uma das seguintes condições:

  • Os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, de preferência na área a que se candidata;
  • Os titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
  • Os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Escola Superior responsável pelo mestrado;
  • Os detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Equipa de Coordenação do mestrado.

As condições de acesso são determinadas por cada Escola Superior, devendo ser consultadas as informações disponíveis na página respetiva do mestrado pretendido e no Edital do mesmo.

Aos estudantes internacionais que acedam aos cursos de mestrado será aplicada a propina de estudante internacional (ver Propina).

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Os candidatos aos cursos de formação avançada são selecionados mediante a apreciação positiva num conjunto de critérios variável entre a qualificação académica, o currículo e experiência profissional, com a possibilidade de realização de entrevista individual. A abertura de um curso no ano letivo correspondente pressupõe um número mínimo de inscritos, a definir pela escola superior responsável, de forma a garantir o seu funcionamento.

CALENDÁRIO

As candidaturas aos cursos de mestrado podem ser efetuadas nos períodos fixados pelos respetivos Editais (a publicitar anualmente), para o ano letivo seguinte.

DOCUMENTOS A SUBMETER NAS CANDIDATURAS PARA ACESSO

Para submeter a sua candidatura terá que providenciar os seguintes documentos:

ESTS

ESE

ESCE

ESTB

ESS

DOCUMENTOS A SUBMETER NAS CANDIDATURAS A MUDANÇA DE RAMO E REINGRESSO

Para submeter a sua candidatura a mudança de ramo e a reingresso, para além de utilizar as credenciais de estudante relativas à sua última inscrição, terá que providenciar os seguintes documentos: