This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Candidatos Candidaturas Licenciaturas Candidaturas a Acesso Concurso Nacional de Acesso
CONCURSO NACIONAL DE ACESSO
Apresentação
Pré-requisitos
Calendário dos Pré-requisitos
Vagas
Fases do Processo
Candidatura a Pré-requisitos
FAQ's
Concurso Nacional de Acesso
Regimes Especiais
Concursos Especiais
Mudança de Curso e Reingresso
Concurso Estudante Internacional
Unidades Curriculares Isoladas


CONCURSO NACIONAL DE ACESSO
O Concurso Nacional destina-se a todos os candidatos que pretendem ingressar no ensino superior público em Portugal e que satisfaçam todas as seguintes condições:

  • Ter aprovação num curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente;
  • Ter realizado as provas de ingresso exigidas pelo curso do IPS e ter nessas provas uma classificação igual ou superior à classificação mínima por ele fixada;
  • Satisfazer os pré-requisitos, quando exigidos, para o curso pretendido;
  • Ter uma nota de candidatura igual ou superior ao valor mínimo fixado para o curso, pelo IPS.

As candidaturas decorrem através do sistema de candidatura on-line podendo os candidatos deslocar-se até ao Gabinete de Acesso ao Ensino Superior do seu distrito de residência para orientação no processo.

O Regulamento do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público para a Matrícula e Inscrição no Ano Letivo de 2015-2016 pode ser consultado no seguinte endereço

    Provas Específicas
    Para candidatura a uma licenciatura IPS via Concurso Nacional de Acesso é obrigatória a realização de uma ou mais provas em disciplinas específicas. A informação sobre as provas nacionais necessárias para o ingresso em cada licenciatura encontra-se disponível na página respetiva.

    Preferência Regional
    Todos os cursos de licenciatura do IPS concedem, para o concurso nacional de acesso, preferência regional, com atribuição de uma percentagem de vagas a candidatos provenientes do distrito de Setúbal. Em inúmeras licenciaturas são igualmente beneficiários de preferência regional candidatos que residam nos seguintes distritos:

    Beja, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre e Santarém, bem como habitantes das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

    A percentagem de vagas e os distritos e regiões autónomas abrangidos pela preferência regional varia consoante a licenciatura, essa informação deverá ser consultada na página respetiva.

    Pré-Requisitos
    Para candidatura a algumas das licenciaturas IPS é necessário que o candidato satisfaça determinados pré-Requisitos que podem pressupor a avaliação de condições de natureza física, funcional ou vocacional. Atualmente as licenciaturas com pré-Requisitos obrigatórios são as seguintes:

    Cálculo da Média de Candidatura
    O método de cálculo da média de candidatura a uma licenciatura, no concurso nacional de acesso, é determinado por cada instituição ou estabelecimento de ensino superior, sendo obtida através da seguinte ponderação:

    Classificação final do ensino secundário x peso atribuído pela instituição a que se candidata
    (nunca inferior a 50%)
    +
    Classificação das provas de ingresso x peso atribuído pela instituição a que se candidata
    (nunca inferior a 35%)