This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Candidatos Candidaturas FAQ's Estudante Internacional
FAQ's - ESTUDANTE INTERNACIONAL
Candidaturas Online
Propinas
M23
Estudante Internacional
Concursos Especiais
Mudança de Par Instituição/Curso e Reingresso
CTeSP
Licenciaturas
Mestrados
Pós-Graduações


1. Quem pode candidatar-se às vagas de estudante internacional de cursos de licenciatura?
Pode candidatar-se o estudante que não tenha nacionalidade portuguesa e que não seja nacional de um Estado membro da União Europeia; não resida legalmente em Portugal, nem os filhos que com ele habitem, há mais de dois anos, de forma ininterrupta, contados com referência a 31 de agosto do ano em que pretende ingressar no ensino superior; não tenha requerido o ingresso no ensino superior através dos regimes especiais de acesso e ingresso regulados pelo Decreto-Lei n.º 393-A/99, de 2 de outubro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro.

2. Um estudante internacional pode candidatar-se aos cursos técnicos superiores profissionais?
Pode, caso possua o equivalente ao ensino secundário português, reconhecido como tal.

3. Um estudante internacional pode candidatar-se aos cursos de mestrado?
Pode, caso seja titular de um curso de ensino superior equivalente a licenciatura ou tenha um currículo relevante.

4. Quem ingressa pelo regime de estudante internacional, numa licenciatura, pode posteriormente alterar a sua qualidade de estudante?
O estudante que ingresse no IPS ao abrigo do disposto no regulamento do Estudante Internacional mantém a qualidade de estudante internacional até ao final do curso em que se inscrever inicialmente ou para o qual transite.

5. Quais os valores a pagar na candidatura?
Existem emolumentos associados à candidatura, à execução da prova e à reapreciação da mesma (este valor será devolvido se se verificar uma melhoria de nota). Consulte a Tabela de Emolumentos .

6. Existe algum curso de preparação para as Provas dos cursos de licenciatura?
Algumas das Escolas promovem cursos de preparação. Consulte o portal da Escola que ministra o curso a que se pretende candidatar.

7. É necessária a prestação de Provas para acesso aos cursos técnicos superiores profissionais ou para os cursos de mestrado?
Não. Para a candidatura aos cursos técnicos superiores profissionais ou mestrados, não é necessária a prestação de provas.

8. Posso inscrever-me em mais do que um curso?
Sim, pode. O número máximo de cursos a que se pode candidatar varia de Escola para Escola e consta do Boletim de Inscrição de cada Escola Superior, que está disponível no respetivo portal. Consulte a área Apresentação.

9. Quero inscrever-me em dois cursos, posso entregar só um processo?
Não. É necessário entregar um exemplar de toda a documentação por cada curso a que se candidate.

10. Se tiver de faltar à Prova Escrita, para acesso a um curso de licenciatura, posso fazê-la noutra data?
Não. Só há uma data para a realização das Provas Escritas em cada Escola. Salienta-se que a Prova é obrigatória, de acordo com o artigo 4º do Regulamento do IPS, pelo que se não a realizar não poderá ter aproveitamento.

11. As Provas de outras Instituições são válidas para acesso aos cursos de licenciatura do IPS?
Não. Tem de fazer as Provas na Escola Superior do IPS na qual funciona o curso pretendido.

12. Como poderei entregar comprovativos das minhas atividades, se as candidaturas se fazem on-line?
Todos os documentos serão submetidos em formato digital, através de candidatura eletrónica. Alerta-se que existe uma limitação à dimensão dos documentos, os quais não podem exceder, globalmente, os 2 Mb.

13. São exigidos pré-requisitos para algum dos cursos?
Sim. Para os Cursos de Licenciatura em Desporto, Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa da Escola Superior de Educação/IPS e para os Cursos de Licenciatura da Escola Superior de Saúde/IPS. Mais informações disponíveis no portal de cada Escola.

14. Não tenho computador, nem digitalizador. Como posso candidatar-me?
Caso não tenha nem computador, nem digitalizador, dirija-se a um dos campi do IPS (em Setúbal ou no Barreiro), acompanhado de toda a documentação, de forma a que lhe possam dar acesso a espaços onde possa apresentar a sua candidatura.


Envie sugestões de FAQ's.