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Estudantes Atividades Académicas Inquéritos Pedagógicos Informação Geral
INFORMAÇÃO GERAL
Informação Geral
Metodologia de Aplicação
Unidades Curriculares
Curso/1º ciclo
Curso/2º ciclo


OBJETIVOS
Recolher a opinião dos estudantes sobre as atividades letivas, os cursos ministrados e os recursos/serviços de apoio, num contexto de melhoria contínua do processo educativo do IPS.

MODELOS DE INQUÉRITO
No final das atividades letivas, são ministrados inquéritos sobre a perceção dos estudantes relativamente:

a) Ao processo de ensino/aprendizagem das UNIDADES CURRICULARES em que o estudante se encontra inscrito (realizado trimestral ou semestralmente);
b) Ao processo de ensino/aprendizagem do CURSO em que o estudante se encontra inscrito (realizado conjuntamente com os inquéritos às UC do 3º Trimestre ou do 2º Semestre)

ESCALA
Os estudantes são solicitados a expressar o seu grau de satisfação, usando a seguinte escala:

  • Discordo completamente
  • Discordo bastante
  • Discordo
  • Concordo
  • Concordo bastante
  • Concordo completamente
  • SO - Sem opinião (quando não tem opinião ou a questão não é aplicável);
  • NR - Não respondo (quando não pretende emitir opinião).

OUTRAS ESCALAS (QUE INTEGRAM O INQUÉRITO DAS UC):
Número médio de horas semanais de estudo nas UC, ao longo do trimestre/semestre:

  • [0h,1h]
  • ]1h,2h];
  • ]2h,3h];
  • ]3h,4h]
  • >4h
  • SO
  • NR

Assiduidade do estudante às aulas, nas diferentes UC:

  • [0,20%]
  • ]20%,40%]
  • ]60%,80%]
  • ]40%,60%]
  • ]80%,100%]
  • SO
  • NR

Razões que possam ter conduzido à não assistência às aulas:

  • Horário
  • Conteúdos
  • Docente
  • Repetente
  • Outro
  • SO
  • NR

Classificação que o estudante espera obter na UC:

  • Não Avaliado
  • Reprovado
  • [10,13]
  • [14,16]
  • [17,20]

RECOLHA DE RESPOSTAS
A recolha de respostas é efetuada num intervalo de tempo, de acordo com as seguintes definições:

Período de recolha de respostas aos inquéritos pedagógicos - período em que os inquéritos pedagógicos se encontram ativos no Sistema de Informação, podendo ser acedidos pelos estudantes. Este período é definido pela “Data de início do período de recolha de respostas” e pela “Data de fim do período de respostas”.

Período livre de recolha de respostas aos inquéritos pedagógicos - período em que, estando os inquéritos ativos, a resposta é facultativa (o estudante é informado da existência de inquéritos pedagógicos por responder, podendo optar por não o fazer). Este período constitui a primeira parte do Período de recolha de respostas. Este período é definido por uma “Data de início do período de recolha de respostas” e pela “Data de início do período de resposta obrigatória”.

Período obrigatório de recolha de respostas aos inquéritos pedagógicos - período em que, estando os inquéritos ativos, a resposta é obrigatória (tendo acedido ao portal e existindo inquéritos por responder, o estudante não poderá efetuar outras operações enquanto não responder aos inquéritos). Este período constitui a segunda parte do Período de recolha de respostas. Este período é definido por uma “Data de início do período de resposta obrigatória” e pela “Data de fim do período de respostas”.

TEMPO MÉDIO DE RESPOSTA
O tempo médio de resposta aos inquéritos Pedagógicos, calculado pela Associação Académica, é de cerca de 4,0 minutos.

ANONIMATO
O IPS garante o total anonimato associado ao processo de recolha das respostas dos estudantes.

DIVULGAÇÃO
A divulgação dos resultados recolhidos encontra-se a cargo dos Conselhos Pedagógicos das Escolas do IPS, órgão responsável pela análise dos resultados.

IMPORTÂNCIA DOS INQUÉRITOS
Com a realização dos inquéritos, o IPS pretende recolher a opinião dos estudantes sobre a avaliação das atividades letivas, num contexto de melhoria contínua do processo educativo. Os resultados obtidos contribuem também para a avaliação dos docentes.