This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Estudantes O IPS e o Ensino Secundário IPS Junior Challenge 2012
IPS JUNIOR CHALLENGE 2012
Edição 2016
Edição 2015
Edição 2014
Edição 2013
Edição 2012

Na presença de representantes das principais empresas e instituições da região e de especialistas da área da inovação e empreendedorismo, 24 jovens do ensino secundário e profissional apresentaram as suas ideias de negócio, numa disputa pelo primeiro lugar do IPS Junior Challenge 2012.

A primeira edição do concurso contou com o patrocínio do banco Santander Totta, da Media Markt e apoio da revista Forum Estudante, desafiou os jovens alunos da região a desenvolver uma atitude empreendedora, despertando-os para a análise de oportunidades de negócio e para a necessidade de criação de projetos inovadores na região, estimulando, também, a sua criatividade e capacidade de trabalho em equipa.

As ideias de negócio foram geradas e trabalhadas durante cerca de 6 meses e os alunos tiveram ainda a oportunidade de participar num workshop de introdução ao empreendedorismo, lecionado no Instituto Politécnico de Setúbal, para aquisição de conhecimentos e competências nas áreas da gestão e inovação.

Das 14 equipas inicialmente a concurso metade chegaram à fase final e apresentaram projetos para poupar a água, aproveitar a energia solar, promover a qualidade de vida dos idosos, promover uma alimentação correta e saudável, requalificar espaços públicos, modernizar a atividade piscatória e reciclar, através de resíduos orgânicos, para fertilização dos solos.

Na opinião do Prof. Pedro Dominguinhos, Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, o principal objetivo deste concurso foi amplamente atingido “uma vez que os alunos desenvolveram as suas competências empreendedoras e o espírito inovador, ao mesmo tempo que o empreendedorismo entrou dentro das escolas. Pensamos em breve poder desenvolver um projeto mais abrangente, em parceria com as escolas profissionais e secundarias, e que responda ao repto lançado pelo Plano Nacional para o Empreendedorismo e Inovação, de levar a formação em empreendedorismo às escolas.”

Na sessão final do concurso, que decorreu no dia 27 de abril de 2012, foram distinguidas quatro equipas com uma menção honrosa e galardoados os seguintes grupos:

1º LUGAR – PROJETO COMPORGANIC

Diana Santenico, Soraia Gregório e Vanessa Clemente

Uma empresa que aposta na reutilização de resíduos sólidos, transformando-os num material composto para fertilização dos solos foi a proposta das alunas Diana Santenico, Soraia Gregório e Vanessa Clemente da Escola Secundária de Sampaio (Sesimbra), premiadas com computadores portáteis oferecidos pelo Santander Totta.

2º LUGAR – PROJETO ECO 65+

Andreia Neto, Inês Uva, Margarida Lamelas e Pedro Duarte

A pensar nas necessidades da população idosa os alunos da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto (Almada), propõem a instalação de sistemas de videovigilância na casa de utentes para supervisionar as atividades diárias e prestar auxilio rápido e eficaz quando necessário. Por esta ideia foram premiados com leitores MP3 oferecidos pela Media Markt.

3º LUGAR – PROJETO CHAPÉU SOLAR

Sara Vieira, Diana Quádrio e Margarida Matos

As alunas da Escola Secundária Emídio Navarro (Almada) querem obter energia recorrendo a objetos comuns. Iluminação autónoma e fonte de energia para pequenos aparelhos são o resultado da colocação de painéis solares em chapéus-de-sol, tornando-o num objeto mais funcional, amigo do ambiente e com um design apelativo. Para além da distinção com o 3º lugar, as alunas foram premiadas com kits IPS.

Álbum Fotográfico Workshop “Do Sonho à Inovação” 2012
Álbum Fotográfico Final IPS Junior Challenge 2012