This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Estudantes O IPS e o Ensino Secundário IPS Junior Challenge 2013
IPS JUNIOR CHALLENGE 2013
Edição 2016
Edição 2015
Edição 2014
Edição 2013
Edição 2012

Perante um painel de especialistas nas áreas da inovação e do empreendedorismo e na presença de representantes das entidades parceiras do concurso - Banco Santander Totta, CP - Comboios de Portugal, Immochan, Jumbo de Setúbal, CASES e Forum Estudante, 124 jovens do ensino secundário e profissional de todo o país apresentaram as suas ideias de negócio, numa disputa renhida pelo primeiro lugar do IPS Junior Challenge 2013.

No segundo ano da iniciativa promovida pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), chegaram à fase final 35 ideias de negócio que reafirmaram a criatividade, inovação e coragem que preenche a mente e alma dos alunos do ensino secundário e profissional de Portugal. As suas ideias de negócio foram geradas e trabalhadas durante cerca de 6 meses, tendo ainda a oportunidade de participar num workshop de introdução ao empreendedorismo, lecionado no Instituto Politécnico de Setúbal, que permitiu aos alunos mergulhar numa atmosfera verdadeiramente empreendedora e adquirir conhecimentos e competências nas áreas da gestão e inovação.

Das 35 equipas que chegaram à sessão final do concurso, que decorreu no dia 12 de abril, foram selecionadas seis finalistas e galardoados em 1.º lugar o projeto TBox - Tracking Box da autoria dos alunos Ricardo Nunes, André Ferreira, Frederico Nuno e Edgar Carvalheira da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, Aveiro; em 2.º lugar o projeto Schooler - Rap School, desenvolvido pelos alunos Jorge da Costa, Diogo Ferreira, Cátia Alexandre e Joana Valente da Escola Profissional Profitecla, Lisboa; e em 3.º lugar o projeto Arrábida em Movimento da autoria das alunas Maria Helena Almeida, Aúna Nunes, Mariana Cunha e Margarida Pascoal do Colégio St. Peter's School, Palmela.

A escola vencedora foi, evidentemente, a Escola Secundária de Oliveira do Bairro, Aveiro, que irá receber material informático oferecido pelo grupo Immochan, Jumbo de Setúbal.

No rescaldo de uma edição repleta de atitude empreendedora, o Prof. Pedro Dominguinhos, Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, deu destaque «ao espírito empreendedor e criatividade que graça nos alunos do ensino secundário e profissional em Portugal, crucial para a criação de uma sociedade mais inovadora e geradora de novas empresas». Reforçando ainda que esta iniciativa «revela a necessidade destes temas serem trabalhados no sistema de ensino, desde o básico, com o envolvimento de uma rede de atores, desde os Ministérios, passando pelos professores, instituições de ensino superior, bancos, empresas e demais organizações da sociedade civil», o Vice- Presidente do IPS prometeu também que «na 3ª edição do IPS Junior Challenge continuaremos a inovar e a potenciar o espírito empreendedor dos nossos jovens».

Para o Dr. Rui Marques, administrador da Forum Estudante (media partner do concurso), esta é «uma excelente iniciativa que estimula o empreendedorismo desde tenra idade», uma vez que na sua opinião «só podemos alterar o país se tivermos mais e melhores empreendedores». Sobre a associação da Forum Estudante ao IPS Junior Challenge, o Dr. Rui Marques afirmou a sua satisfação por estarem associados a uma iniciativa que pelas suas características sempre mereceu «todo o entusiasmo e adesão da Forum Estudante». Relativamente aos 6 projetos finalistas, mostrou-se impressionado com a qualidade das ideias a concurso, acreditando que esta edição representou também uma «esperança para Portugal, pois há hoje uma geração capaz de assumir o desafio de um país mais empreendedor, mais ativo e vencedor». Para os futuros participantes do IPS Junior Challenge, deixou ainda um conselho: «Não desistam e acreditem, pois os nossos jovens não são piores que os alemães ou franceses. Temos gente com muita criatividade e capacidade. É preciso é acreditar, definir o caminho e avançar!».

Após uns momentos para se recomporem da euforia que foi conquistar os lugares do pódio, quisemos saber a opinião dos alunos que viram as suas ideias premiadas nesta edição.

1.º LUGAR - PROJETO TBOX - TRACKING BOX


Ricardo Nunes, André Ferreira, Frederico Nuno e Edgar Carvalheira

Para o grupo vencedor, premiado com computadores portáteis oferecidos pelo Santander Totta, este foi o «alcançar de um objetivo traçado desde início, a que acresce a aprendizagem e ensinamentos valiosos que a participação no IPS Junior Challenge 2013 nos proporcionou». Para quem tem o «gosto pela eletrónica e a vontade de empreender» a ideia não podia ser outra que não a conceção e construção de um dispositivo eletrónico de georreferenciação e deteção de movimento, que trouxeram para demonstração na sessão final. Os vencedores desta edição deixaram também um conselho para os futuros participantes: «Que estejam motivados e sigam aquilo que querem!».

2.º LUGAR - PROJETO SCHOOLER - RAP SCHOOL


Jorge da Costa, Diogo Ferreira, Cátia Alexandre e Joana Valente

O grupo que conquistou o 2.º lugar e passes intra_rail xcape com viagem de comboio e estadia em 4 zonas à escolha oferecidos pela CP, recordou «o trabalho e a luta para criar um projeto com potencial de sucesso», acrescentando que «todo esse esforço acaba sempre por valer a pena porque se aprende muito com a participação neste concurso». Relativamente a conselhos para quem quiser participar nas próximas edições do IPS Junior Challenge, os alunos realçam a importância de se «ter vontade para trabalhar, organização e aceitar tudo como um desafio. Porque se quisermos e lutarmos até ao fim, podemos ter sucesso!».

3.º LUGAR - PROJETO ARRÁBIDA EM MOVIMENTO


Maria Helena Almeida, Aúna Nunes, Mariana Cunha e Margarida Pascoal

Para o grupo 3.º classificado, que agora irá visitar 6 cidades portuguesas durante uma semana de verão oferecida pela CASES, «a participação foi muito positiva», salientando o facto de terem desenvolvido a sua autonomia e persistência para criar algo de raiz. As alunas dizem-se «orgulhosas do resultado alcançado» e guardam na memória uma «experiência muito gratificante, onde pudemos dar o nosso melhor e ultrapassar aquilo que pensávamos ser os nossos limites».

Álbum Fotográfico Workshop “Do Sonho à Inovação” 2013
Álbum Fotográfico [final IPS Junior Challenge]
Vídeo [workshop IPS Junior Challenge]