This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Estudantes Casos de Sucesso José Gaivéo
JOSÉ GAIVÉO

Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

José Manuel Gaivéo
Diretor da Escola Superior de Ciências Empresariais do IPS
Instituto Politécnico de Setúbal

54 anos
Diplomado Licenciatura
Engenharia e Gestão Industrial - ramo de Eletrónica e Computadores
ESTSetúbal/IPS (Esc. Sup. Tecnologia de Setúbal)

1. Quem sou?
Alguém que iniciou a sua vida profissional em 1971 e, posteriormente, em 1984, decidiu retomar os estudos (ensino secundário) num percurso concluído em 2008 (conclusão da Licenciatura em 1995, do Mestrado em 2000 e do Doutoramento em 2008). Durante este período desempenhou diversas funções até, em 1998, ter iniciado a colaboração com a ESCE ao nível da docência, saindo definitivamente do sector privado em 1999.

2. Por que decidi frequentar a Licenciatura?
Decidi frequentar a Licenciatura porque constituía, essencialmente, um desafio, mas também porque correspondia à continuidade dos estudos retomados após mais de 10 anos sem estudar.

3. Balanço que faço desta formação?
Muito positivo. Não impediu, de modo algum, a obtenção de outros graus académicos, seja a nível de Mestrado, obtido na Universidade de Évora, ou do Doutoramento, obtido na Universidade Aberta, demonstrando-se claramente que esta formação constituiu a base fundamental para o posterior desenvolvimento da formação académica.

Escolhi o Politécnico de Setúbal, fundamentalmente, porque oferecia uma formação que me motivava, quer a nível da área de estudo, quer a nível das diversas disciplinas que oferecia e, ainda, devido às boas condições de trabalho que oferecia aos seus alunos.

4. Funções que desempenho no meu dia-a-dia:
Atualmente, a gestão de uma Escola do IPS, mas, em outros momentos, a lecionação de disciplinas nas áreas de Análise de Sistemas e de Bases de Dados em cursos de Licenciatura, e de Segurança da Informação num curso de Mestrado.

5. Projetos futuros:
Os projetos futuros são enquadrados em três vertentes:

(1) retomar a lecionação
(2) realizar um pós-doutoramento
(3) publicar um livro