Nos termos dos Estatutos do Instituto Politécnico de Setúbal, o
Provedor do Estudante é uma personalidade de comprovada
reputação
de integridade e independência, com conhecimentos sobre o sistema
de ensino superior. Este órgão desenvolve a sua ação com
independência, em articulação com as Associações de Estudantes,
Unidades Orgânicas e restantes órgãos e serviços do IPS.
Tem como principais funções promover o direito dos estudantes,
recolhendo e tratando as reclamações apresentadas e fazer
recomendações genéricas, nomeadamente no domínio da atividade
pedagógica e da ação social escolar. Compete-lhe ainda emitir
parecer
sobre ações a desenvolver na melhoria da qualidade do processo
ensino-aprendizagem e colaborar ativamente nas atividades
relacionadas com a promoção da qualidade do ensino no Instituto
Politécnico de Setúbal.
A sua atividade é regida pelo Regulamento do Provedor do
Estudante
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PROVEDOR
DO ESTUDANTE
Professor Fernando Almeida
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Fernando Almeida é docente aposentado do Instituto Politécnico de
Setúbal (IPS) e é Licenciado em Sociologia (ISCTE), Mestre em
Ciências da Educação (FCT/UNL) e obteve um Diploma de Estudos
Aprofundados em Sociologia pelo ISCTE-IUL.
Ao longo de um percurso profissional de 35 anos como docente
ao serviço do IPS e em particular da Escola Superior de Educação
(ESE), exerceu vários cargos, entre os quais se destacam os de Vice-
Presidente e Presidente do Conselho Diretivo/Diretor da ESE/IPS,
Coordenador do Departamento de Ciências, Multiculturalidade e
Desenvolvimento e Presidente do Conselho Pedagógico da ESE/IPS
em três mandatos. Foi por duas vezes Presidente da Assembleia
Estatutária da ESE/IPS e integrou a Unidade de Avaliação e Qualidade
do IPS. Foi um dos coordenadores do processo de adequação dos
cursos da ESE/IPS ao modelo de Bolonha.
Foi também Pró-Presidente do IPS para a Promoção do Sucesso
Escolar (2014-2018)
Integra a Comissão Coordenadora do Congresso Nacional de
Práticas Pedagógicas do Ensino Superior desde 2017.
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MENSAGEM
DO PROVEDOR
O trabalho de um/a Provedor/a assenta no direito dos estudantes se
expressarem, de enunciarem críticas, queixas ou reclamações,
assegurar que sejam ouvidos, que as suas questões sejam
consideradas e discutidas e que nas respostas que lhes sejam dadas
se consiga considerar e integrar o enquadramento legal e
regulamentar, os entendimentos e as perspetivas dos docentes e dos
serviços.
Perante um problema sentido pelos estudantes o/a Provedor/a
funciona como o último recurso, o que supõe, num primeiro
momento, a necessária intervenção de outros atores para a sua
resolução: os docentes e/ou os serviços envolvidos diretamente na
situação, a Coordenação/Direção de curso, O Conselho Pedagógico, a
Direção da escola, a Presidência do Instituto.
Deste modo, desenvolvemos uma cultura de participação, que
depende em larga medida da nossa capacidade de ouvir os
estudantes, de considerar e refletir sobre os seus contributos e
perante um consenso, conseguirmos integrá-los nos nossos modos de
funcionamento. É entender os estudantes como cidadãos com plenos
direitos na nossa instituição.
RELATÓRIOS DA PROVEDORIA
Relatório da Provedoria 2022 (PDF | 349KB)
Relatório da Provedoria 2021 (PDF | 1MB)
Relatório da Provedoria 2020 (PDF | 1.3MB)
Relatório da Provedoria 2019 (PDF | 664KB)
Relatório da Provedoria 2018 (PDF | 736KB)
Relatório da Provedoria 2017 (PDF | 534KB)
Relatório da Provedoria 2016 (PDF | 607KB)
Relatório da Provedoria 2015 (PDF | 1MB)
PARA
CONTACTAR O PROVEDOR:
Para apresentar uma queixa, um pedido ou uma sugestão ao
Provedor do Estudante, use o formulário: exposição ao Provedor
Email: provedor.estudante@ips.pt
Telefone: 265 548 820