Teatro Politécnico estreia primeira peça para crianças | 11 de dezembro

"Segredo", uma "prenda de Natal" para as crianças de Praias do Sado

O projeto "Teatro porta a porta", do Teatro Politécnico do IPS, vai estrear em breve a sua primeira peça para a infância, como "prenda de Natal" para as crianças da localidade de Praias do Sado, vizinha do campus de Setúbal da instituição de ensino.

"Segredo", que se apresenta ao público no próximo dia 11 de dezembro, pelas 9h30, na Sala de Drama da Escola Superior de Educação (ESE/IPS), é uma criação coletiva inspirada num conto tradicional árabe, que aborda a inteligência e a argúcia de quem trabalha a terra numa narrativa em que se cruzam uma poderosa rainha, uma velha camponesa e um pesado segredo.

A encenação é de José Gil, docente que dirige Teatro Politécnico do IPS, e a coordenação geral de Barbara Pollastri, estudante da ESE/IPS. Integram o elenco as atrizes Ana Catarina Parreira, Rita Silva, Carmen Sofia Galvão, Elisa Pegado da Silva e Micaela Rodrigues. Sofia Baltasar encarrega-se da componente técnica (luz e som).

Fiel à filosofia do projeto "Teatro porta a porta", o espetáculo "Segredo" define-se como um projeto multidisciplinar que recorre a várias metodologias, entre elas a Poesia Insubmissa, o Teatro Social Comunitário e o Teatro para Crianças. O seu propósito é "chegar diretamente ao público e cativá-lo para o lugar do palco, enquanto sujeito e não objeto do que se passa na cena". Neste caso, os "criadores-espetadores" serão os mais novos.

Refira-se que o Teatro Politécnico do IPS pretende aumentar a sua equipa dedicada aos projetos de teatro comunitário para crianças. Os interessados em colaborar, como atores, técnicos ou gestores de projeto, podem contactar os responsáveis pelo endereço teatro.politécnico@ips.pt.

4 de dezembro/2017