This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Dia Aberto das Ciências Empresariais

Alunos do Ensino Secundário e Profissional desafiados a serem gestores por um dia

##1##

A Escola Superior de Ciências Empresarias do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE/IPS) abriu as suas portas, no passado dia 4 de maio, aos alunos do ensino secundário e profissional, com o objetivo de dar a conhecer os diversos cursos na área das ciências empresarias. Para o subdiretor da ESCE/IPS, Prof. Doutor João Cordeiro, o Open Day "centra-se na estratégia desenvolvida pelo IPS de maior aproximação entre os alunos das escolas secundárias e profissionais, proporcionando-lhes um primeiro contacto com aquilo que é a realidade do ensino superior, nomeadamente, a nível da oferta formativa da ESCE".  

Os mais de 50 alunos inscritos começaram o dia cedo, por volta das 9h00, e foram convidados a participar na atividade "Vamos gerir uma organização de sucesso" e desafiados a serem gestores de um hotel por um dia, desenvolvendo as suas competências de trabalho em equipa e tomada de decisão, num curto espaço de tempo. Os alunos foram divididos em grupos pelas áreas das licenciaturas da ESCE: Contabilidade e Finanças; Marketing; Gestão de Recursos Humanos; Gestão da  Distribuição e da Logística e Gestão de Sistemas de Informação, tendo a oportunidade de conhecer o trabalho que é desenvolvido em cada área.

##3## ##2## ##4##

Os vários grupos usaram dinâmicas diferentes nos diversos departamentos e cada um teve 30 minutos para a realização de uma atividade. Na área de Sistemas de Informação o objetivo era saber como aceder à base de dados de um sistema de informação. Os da área de Marketing tinham como função elaborar um cartaz promocional, com um título, slogan e uma imagem. A área da Distribuição e Logística ficou encarregue de fazer uma tabela com o custo de manutenção, inventário, distribuição de armazém, como gerir os fluxos e como fazer uma mercadoria sair de um local para o outro. Já a área de Contabilidade e Finanças ficou encarregue de fazer os custos e rendimentos de cada mercadoria que a empresa pretendia fazer. Por fim, na área de Recursos Humanos, os estudantes realizaram uma dinâmica de grupo, cujo objetivo é perceber o quanto é importante manter uma equipa ligada e a trabalhar para o mesmo fim.

No período da tarde, a Diretora do Curso Técnico Superior Profissional de Apoio à Gestão das Organizações Sociais, Prof.ª Sandrine Moreira, apresentou a nova atividade que os participantes iriam desenvolver, "Vamos Organizar um Evento?". Neste caso, tratou-se da "2.ª Corrida ou Caminhada Solidária", organizada pela Instituição "Sol para todos".

Tal como na atividade do período da manhã, os alunos realizaram diversas tarefas nas áreas das ciências empresariais, desde elaborar um email de divulgação da iniciativa para captar mais inscritos na prova, à definição do processo de seleção dos voluntários para o apoio na caminhada solidária, através da técnica, seleção e dinâmica do grupo.

Para Marta Dias, professora da Escola Profissional de Setúbal, "estas iniciativas são uma mais-valia para os estudantes, bastante importantes e enriquecedoras, porque são atividades práticas que lhes permite ter uma noção da realidade e do mundo profissional, com a vantagem do reconhecimento do trabalho em grupo". A docente faz um balanço positivo, afirmando que a iniciativa "foi muito bem organizada" e considerou "importante que todos os alunos tenham passado nas diferentes áreas ou sectores não se restringindo ao marketing ou aos recursos humanos, ficando assim com uma noção mais abrangente da realidade de uma empresa".

As estudantes, Patrícia Cruz e Beatriz Rodrigues, da Escola Secundária de Santo António, no Barreiro, que tiveram conhecimento do Dia Aberto na Futurália, "gostaram da iniciativa, permitindo-lhes conhecer melhor as alternativas dos cursos" e afirmaram que aconselhariam aos seus colegas a ingressar no IPS, uma vez que gostaram das instalações e foram bem recebidas pelos estudantes e pelo corpo docente.


Redação: Benedita Manuel e Solange Silva, estudantes do 3.º ano do curso de Comunicação Social

 

10 maio de 2017

Opções
Últimas Notícias
Mudança de par instituição/curso e reingresso | Até 14 de janeiro
Docente Paulo Nunes distinguido com Prémio Prof. Albino Maria
IPS integra primeiro Centro Internacional para a Água em Portugal
Projeto de estudantes do IPS escolhido para potenciar turismo no Alentejo