Semana da Ciência e Tecnologia 2015

Ver, viver e experimentar a Ciência e a Tecnologia

Banner_SCT

Pelo 13º ano consecutivo o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) abre as portas e convida alunos, professores e a comunidade em geral a participarem na Semana da Ciência e Tecnologia 2015.

O evento decorre de 24 a 27 de novembro e, nesta edição, o IPS conta receber mais de 600 alunos do ensino secundário e profissional nas suas Escolas Superiores de Tecnologia de Setúbal e do Barreiro.

A B D

No dia 27 de novembro, das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h00, o público em geral pode também visitar, mediante marcação, os laboratórios e o espaço interativo sobre o Ano Internacional da Luz da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do IPS.

Caso pretenda participar efetue a sua inscrição através do seguinte formulário

Banner inscricao reduzido

Sob o mote de "Ver, Viver e Experimentar a ciência e a tecnologia" os participantes têm a oportunidade de contatar de perto com os projetos de investigação e os equipamentos ou protótipos desenvolvidos pelos docentes e estudantes do IPS em diferentes áreas cientificas e tecnológicas. A par disso, podem também realizar experiências que permitem analisar a aplicação da ciência e da tecnologia ao quotidiano, saber mais sobre a digitalização em 3D a Laser ou acerca do desempenho de uma bicicleta elétrica e, nos simuladores automóvel e de voo, conduzir um carro e pilotar um avião.

Construir pontes de esparguete, analisar as componentes do solo para a construção, medir a resistência de um bloco de betão e ver quais as técnicas utilizadas para a proteção sísmica das estruturas são outras das atividades propostas nesta iniciativa na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do IPS.

O programa pretende proporcionar uma experiência única e despertar o interesse dos alunos para as áreas das ciências e tecnologias, informando sobre as Escolas Superiores e os cursos ministrados no IPS neste domínio.

ATIVIDADES

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE SETÚBAL (ESTSetúbal/IPS)

Dias: 24, 25, 26 e 27 de novembro

Horários: 09h30 ─ 12h30 │ 14h00 ─ 17h00

• Circuito 1: Eletrotecnia e Eletrónica
    • Circuito 2: Informática e Robótica
    • Circuito 3: Mecânica
    • Circuito 4: Ambiente e Biomédica

Cada circuito tem uma duração de 3 horas e inclui:

• Workshop
    • Visita aos laboratórios da ESTSetúbal/IPS, com mostra de projetos experimentais desenvolvidos por estudantes e docentes da ESTSetúbal/IPS
    • Visita ao espaço interativo, subordinado ao tema "Ano Internacional da Luz"

A participação é livre mas limitada à capacidade diária de 2 grupos de 20 pessoas por circuito e por turno.

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DO BARREIRO (ESTBarreiro/IPS)

Dia: 25 de novembro

Circuito 1 | Das 09h30 - 12h00
    • Visita ao laboratório: Engenharia Civil
    • Atividade: Constituição de um solo para construção
    • Atividade: Plasticidade de argilas
    • Atividade: Funicular de forças
    • Atividade: Proteção sísmica de estruturas

Circuito 2 | Das 14h00 às 16h30
    • Visita aos laboratórios: Engenharia Civil, Engenharia Química e Biotecnologia
    • Atividade: Quanto resiste um bloco de betão?
    • Atividade: Vamos salvar o Armadilhas!
    • Atividade: Biotecnologia: do DNA à Proteína
    • Atividade: Tecnologias de Petróleo: Há Petróleo na ESTBarreiro/IPS!

Circuito 3 | Das 09h30 às 11h30 & Das 14h00 às 16h00
    • Atividade: Pontes de esparguete

logo_SCT
    Para mais informações contactar:
    Gabinete de Imagem e Comunicação
    Instituto Politécnico de Setúbal