This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

2ª Edição 'UGUIDE: Pensar o Futuro'

Encontro de orientadores vocacionais, psicólogos e professores do ensino secundário

a O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) organiza, pelo 2º ano consecutivo, o "UGUIDE: Pensar o Futuro", que pretende criar um espaço de reflexão e de discussão sobre o papel dos orientadores vocacionais, psicólogos e professores do ensino secundário no futuro académico e profissional dos alunos.

Esta iniciativa tem como principais objetivos o fomento da partilha de boas práticas, a criação de redes e parcerias, bem como o desenvolvimento de conhecimentos e competências numa área cada vez mais complexa e exigente.

O encontro terá lugar no dia 5 de fevereiro de 2014, constituindo-se também uma oportunidade para os participantes conhecerem a oferta formativa ministrada pelo IPS, alguns dos espaços do campus de Setúbal e a realidade e dinâmica de ensino que os estudantes podem encontrar na instituição.

A edição deste ano será dedicada ao papel e ação dos orientadores vocacionais, psicólogos e professores como tutores dos jovens alunos, numa altura em que os problemas socioeconómicos das famílias tendem a influenciar o abandono escolar, a motivação dos alunos, o seu comportamento e integração em ambiente de sala de aula. O fomento do "Empreendedorismo Jovem" é outro dos temas a abordar, uma vez que atualmente torna-se cada vez mais pertinente estimular nos alunos as suas capacidades empreendedoras, de trabalho em equipa e a sua criatividade, bem como despertar a sua atenção para a necessidade de criação de projetos inovadores e de novas ideias de negócio.

PROGRAMA

09h00 | Receção dos participantes [Escola Superior de Educação]

09h30 | Workshop: "O papel das tutorias no combate à indisciplina e ao insucesso escolar" 1

11h00 | Pausa para partilha de ideias e de experiências

11h30 | Workshop: "O papel das tutorias no combate à indisciplina e ao insucesso escolar"

13h00 | Almoço [Refeitório do campus do IPS]

14h00 | Workshop: "Estratégias para fomentar o Empreendedorismo Jovem" [Escola Superior de Ciências Empresariais] 2

16h00 | Viver o IPS [Visita guiada aos laboratórios da Escola Superior de Saúde]

17h00 | Fim do encontro


1 Workshop dinamizado por:
Prof. Jorge Pinto | docente na Escola Superior de Educação do IPS
Doutorado em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. Ultimamente, o seu percurso profissional está ligado à Coordenação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, ao trabalho como perito externo do TEIP no Agrupamento de Escolas José Saramago Marateca/Poceirão e ainda à investigação em torno da problemática da avaliação das aprendizagens dos alunos.

Prof. Joaquim Gronita | docente na Escola Superior de Saúde do IPS e Universidade Aberta
Mestre em Comunicação em Saúde e Doutorando em Psicologia Clínica e da Saúde, na Universidade Aberta. Especialista em Psicologia. Áreas de interesse científico e de atividade profissional: Intervenção sistémica, Famílias e Intervenção Precoce na Infância.

2 Workshop dinamizado por:
Profª. Teresa Costa | docente na Escola Superior de Ciências Empresariais do IPS
Doutorada em Gestão pela Universidade Lusíada, é professora do departamento de economia e gestão onde é responsável pela unidade curricular de empreendedorismo. É professora convidada na Universidade de São Paulo onde é co-responsável e leciona empreendedorismo e inovação no curso de doutoramento em Administração de Organizações. É autora de capítulos de livros e de vários artigos publicados em jornais e revistas nacionais e internacionais.

Dra. Sandra Pinto | Unidade de Apoio à Inovação, I&D e Empreendedorismo do IPS
Mestre em Gestão com especialização em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade de Évora, Economista e Técnica Oficial de Contas, é Técnica Superior de Empreendedorismo na Unidade de Apoio à Inovação, I&D e Empreendedorismo do IPS, onde acompanha de forma personalizada jovens empreendedores. É também Co-autora de estudos económicos regionais, contando com mais de 20 anos de experiência na ligação com empresas das mais diversas áreas.



A participação no evento é gratuita, mediante inscrição, e confere o direito a um certificado de participação. Para formalizar a inscrição no evento deverá preencher o formulário de inscrição online, até ao dia 31 de janeiro.


Consulte a edição do ano anterior: UGuide 2013: Pensar o Futuro

Opções
Últimas Notícias
IPS integra primeiro Centro Internacional para a Água em Portugal
Projeto de estudantes do IPS escolhido para potenciar turismo no Alentejo
Teatro Politécnico estreia primeira peça para crianças | 11 de dezembro
ONcontrol | Concurso de Criação de Sistemas Microcontrolados