IPS com mais de 85% de ocupação na 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso

Instituição acaba de colocar mais 252 novos estudantes

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) acaba de colocar mais 252 novos estudantes, preenchendo na totalidade 22 das licenciaturas que apresentaram vagas nesta 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao Ensino Superior, cujos resultados foram hoje conhecidos.

Com um total de 1 084 estudantes colocados até ao momento, o IPS alcança uma taxa de ocupação global de 85,3%, sendo que três das suas escolas superiores, nomeadamente de Educação (ESE/IPS), de Ciências Empresariais (ESCE/IPS) e de Saúde (ESS/IPS), registam uma taxa de colocação igual ou superior a 100%.

As áreas de engenharia e tecnologia voltaram a registar menor adesão, com taxas de preenchimento de 65, 1% e 59, 4%, respetivamente nas escolas superiores de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS) e do Barreiro (ESTBarreiro/IPS).

Recorde-se que, além dos estudantes colocados no Concurso Nacional de Acesso em todas as suas três fases, o número total de novos estudantes em 2021/2022 incluirá também os que venham a ser admitidos através dos concursos locais, regimes especiais de acesso, cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) e mestrados, estimando-se um total de mais de 3 000 novos estudantes neste novo ano letivo.

Para o presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, os resultados alcançados demonstram "a confiança dos jovens e das famílias num projeto de excelência no ensino, integrado numa Universidade Europeia". Segundo o responsável, "o ano de 2021 representa ainda uma afirmação regional ímpar do IPS, com formação desde Sines até Vila Franca de Xira, passando por Grândola, Ponte de Sor, Amadora e Loures".

As 196 vagas sobrantes da 2ª fase poderão ser ocupadas por candidatos não colocados nos concursos locais (Maiores de 23 anos, Titulares de CTeSP, Titulares de CET, Titulares de Cursos Superiores, Diplomados Vias Profissionalizantes, Mudança de Par Instituição/Curso), ou serem alocadas na 3.ª fase do CNA, cujo prazo de apresentação de candidaturas decorre de 21 a 25 de outubro.

No conjunto da 1.ª e 2.ª fases do CNA deste ano, já ingressaram no ensino superior público 51 431 novos estudantes, sendo que, dos 9 154 novos colocados (2ª fase), 4 822 escolheram o ensino superior politécnico.

14 de outubro/2021