Politécnico de Setúbal volta a ultrapassar os mil novos estudantes

Taxa de ocupação alcançada no Concurso Nacional de Acesso é 78,9%

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai receber 1 003 novos estudantes neste novo ano letivo, de acordo com os resultados já conhecidos da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNA) para 2021/2022.

Com 1271 vagas a concurso, a instituição alcança assim uma taxa de ocupação de 78,9%, ultrapassando, pelo segundo ano consecutivo, as 1 000 colocações.

Quanto às vagas, verificou-se um preenchimento total em 18 licenciaturas, o que equivale a 62% da oferta global, destacando-se como áreas de maior procura as ciências empresariais e a saúde, com as respetivas escolas (ESCE/IPS e ESS/IPS) a preencherem a totalidade dos lugares a concurso, seguindo-se a Escola Superior de Educação (ESE/IPS), que alcançou uma taxa de colocação de 96,5%. Do total de estudantes colocados nesta primeira fase do concurso, mais de 80% escolheram o IPS como primeira opção.

Para o presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, os resultados alcançados demonstram " a confiança dos jovens e das famílias num projeto de excelência no ensino, integrado numa Universidade Europeia". Ainda segundo o responsável, "o ano de 2021 representa uma afirmação regional ímpar do IPS, com formação desde Sines até Vila Franca de Xira, passando por Grândola, Ponte de Sor, Amadora e Loures", estimando-se um total de mais de 3 000 novos estudantes neste novo ano letivo.

Recorde-se que, além dos estudantes colocados no Concurso Nacional de Acesso em todas as suas três fases, o número total de novos estudantes em 2021/2022 incluirá também os que venham a ser admitidos através dos concursos locais, regimes especiais de acesso, cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) e mestrados.

O período de candidaturas para a 2.ª fase do CNA inicia-se amanhã, dia 27, prolongando- se até 8 de outubro. Nesta fase, foram já admitidos 49 452 novos estudantes no ensino superior público, o que representa o segundo valor mais elevado de colocados desde 1989.

26 de setembro/2021