This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Projetos Erasmus+ | Últimas

Conheça os projetos em curso no IPS

Semana Internacional  - Projeto RENE | 18 a 22 de outubro

A "International Week" do Projeto RENE decorrerá, presencialmente, na ESS / IPS.

Este Projeto (RENE - Renewing Ergonomic Education for Healthcare Students) está enquadrado no programa ERASMUS +, com a duração de 3 anos, terminando em agosto de 2022.

Tem como principal objetivo a criação/desenvolvimento de um Curso Internacional de 5 ECTS para estudantes do ensino superior da área da saúde, no âmbito da mobilização segura de doentes (cuidar da segurança dos utentes e também da segurança dos profissionais/cuidadores de saúde).

Estarão presentes 16 docentes e investigadores na área, e 20 estudantes de diversos cursos da área da saúde dos países envolvidos (Espanha, Eslovénia, Estónia, Finlândia, Lituânia e Portugal). 

Durante esta semana será realizado o teste piloto de toda a parte prática do curso, o que inclui:

- aulas práticas e rolle-play (demonstração das técnicas e estratégias utilizando materiais e equipamentos ergonómicos);

- aulas de simulação (cenários reais para desenvolvimento pelos estudantes);

- visitas de estudo a locais de prática clínica real, com utentes;

- workshops para avaliação das estratégias de ensino /aprendizagem bem como instrumentos de avaliação a incluir no plano curricular no final do curso.

Da ESS estarão presentes as Professoras: Aldina Lucena (coordenadora do projeto), Isabel Bastos de Almeida e Teresa Mimoso, bem como as estudantes: Inês Naito Branquinho, Catarina Carvalho Calisto e Mariana dos Santos Ramos Lourenço, do curso de licenciatura em licenciatura em Fisioterapia. 

 


 

 

O projeto DIGITOOL TO CIRCULAR ECONOMY está em marcha!

O projeto DIGITOOL TO CIRCULAR ECONOMY está a ser desenvolvido através da colaboração de instituições de ensino de Portugal (IPS), Letónia, Lituânia, Itália e Albânia com o apoio do Programa Erasmus+ da União Europeia.

Com o objetivo de construir uma ferramenta formativa para compreender a Economia Circular, destinada a estudantes e docentes do ensino superior, estamos a construir um curso  online destinado sobretudo a alunos e docentes do ensino superior. Este curso abordará a economia circular de uma forma geral, estudando detalhadamente algumas das suas componentes, como o consumo, a produção, o lixo e o desperdício e os modelos de negócio.

A interação entre todos os elementos desta equipa de trabalho alargada e culturalmente diversificada é uma tarefa complexa, pois inclui o cumprimento de uma calendarização rígida e a partilha de tarefas e de ideias. Felizmente que os recursos tecnológicos atuais permitem uma interação e partilha de recursos que ultrapassam parcialmente os atuais constrangimentos às deslocações, relacionados com a COVID 19.

O início de julho de 2021 foi muito gratificante. Permitiu apresentar o projeto à comunidade IPS numa sessão da "Ciência à Conversa" - onde estiveram presentes muitos membros da comunidade IPS - e pela realização de uma primeira reunião de trabalho do grupo de projeto. Nesta reunião internacional, a equipa de trabalho do IPS/ESCE teve a oportunidade de partilhar as atividades que já realizou no âmbito deste projeto e de recolher contributos dos restantes colegas que nos permitirão melhorar o trabalho. Da mesma forma, outros colegas partilharam os conteúdos já desenvolvidos e em conjunto todos contribuiram para que o resultado final possa ser melhorado.

Sigam-nos aqui: https://digitooltoce.ba.lv/         

 


 

Projeto Erasmus+ KA107 (International Credit Mobility)

No âmbito do projeto Erasmus+ KA107 (International Credit Mobility), relativo a mobilidade individual com a Ucrânia e o Uzbequistão, o IPS recebeu a visita dos professores Oleksandr Bondarenko (de 14 a 23 de junho de 2021) e Iuliia Yamnenko (de 21 a 25 de junho), ambos do Departamento de Dispositivos e Sistemas Eletrónicos do Politécnico de Kiev.

O Professor Oleksandr veio com uma bolsa de mobilidade para formação, e esteve a desenvolver contactos e algum trabalho com professores do Departamento de Eletrónica e Computadores da ESTSetúbal/IPS, em particular com o Professor Victor Pires.

A professora Iullia Yamnenko veio com uma bolsa de mobilidade de ensino, tendo ministrado duas aulas abertas, destinadas a estudantes de licenciatura e mestrado, com as seguintes temáticas: "Machine Learning and IoT solutions in MicroGrid" e " Digital signal processing in MicroGrid".

##1##

No dia 23 de junho, os docentes participaram numa reunião com a Vice-presidente do IPS para a área internacional e representantes do CIMOB-IPS, o Diretor e a Coordenadora de Mobilidade da ESTSetúbal, e com os professores do DEE Armando Pires, Victor Pires, Elena Baikova e Svetlana Chemetova.

O objetivo da reunião foi a análise da cooperação desenvolvida até à data, bem como a definição de oportunidades futuras de cooperação, nomeadamente no que respeita à implementação da mobilidade de estudantes aprovada em 2020 e à continuidade de desenvolvimento de publicações e projetos conjuntos. Nesta reunião foi também discutida a possibilidade de se avançar com um grau duplo ao nível do mestrado, e de se poder integrar estudantes de doutoramento para efeitos de formação na mobilidade entre as duas IES.

Sobre o projeto:

O projeto Erasmus+ KA107, de mobilidade individual extracomunitária (com a Ucrânia e o Uzbequistão), foi aprovado na convocatória do programa de 2018. No caso da Ucrânia, foram aprovadas 8 bolsas para mobilidade de trabalhadores docentes e não docentes, para missões de ensino e de formação de/para o Politécnico de Kiev (Igor Sikorsky Kyiv Polytechnic Institute).

No IPS o projeto está essencialmente centrado na ESTSetúbal, particularmente no seu Departamento de Engenharia Eletrotécnica (DEE), e com especial enfoque nas áreas da Eletricidade e Energia e Eletrónica e Automação. Dentro destas áreas, as duas instituições têm vindo a demonstrar particular interesse em potenciar a colaboração bilateral nos campos das Energias Renováveis e da Biomedicina.

Até à data desta visita estavam já realizadas 5 das 8 mobilidades, sendo que, com a visita destes dois participantes, ficará a faltar apenas uma, a realizar em Julho de 2021 por um professor do IPS. O projeto terminará precisamente a 31/07/2021, sendo que ambas as IES têm já um novo projeto da mesma tipologia, aprovado na convocatória de 2020, que estará ativo até julho de 2023, e que, pela primeira vez na cooperação entre as duas IES, permitirá igualmente a mobilidade de estudantes.

 

 

11 de outubro/2021

 

Opções
Últimas Notícias
Corrida São Silvestre do Sado IPS | 11 de dezembro
Politécnico de Setúbal, Mota-Engil e Grupo Casais firmam parceria
Ministro defende 'ensino superior mais ativo' nos Países de Língua Portuguesa
Angelini University Award distingue estudantes de Fisioterapia do IPS
IPS vê aprovada candidatura SONDA2026 ao PRR