Politécnico de Setúbal mantém Ensino a Distância

Atividades práticas essenciais são reagendadas e avaliações mantêm calendário

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) regressa ao Ensino a Distância (EaD), na sequência das recomendações da tutela às instituições científicas e de ensino superior, considerando o agravamento da situação epidemiológica no País.

Segundo novo despacho do Presidente, Pedro Dominguinhos, que entrou hoje em vigor determinando medidas excecionais face às linhas orientadoras para o ano letivo 2020/2021, todas as aulas presenciais seguem o regime EaD, sendo que as aulas práticas e laboratoriais, desde que consideradas essenciais, serão reagendadas para datas em que seja possível a realização em regime presencial.

De acordo com o documento, apenas os estágios e as aprendizagens em contexto clínico se mantêm em regime presencial, sempre que tal seja possível e em estreita colaboração com as instituições parceiras.

Também nas atividades de avaliação a regra é o regime EaD. Exetuam-se aqui as que sejam consideradas essenciais e que impliquem a utilização de espaços, equipamentos ou materiais, mediante autorização dos órgãos competentes das Escolas. O IPS considera, no entanto, ainda que a título excecional, a possibilidade de  alterações ao calendário escolar para reagendamento das avaliações que assim o exijam.

No que toca às instalações, passa a funcionar apenas o refeitório no campus de Setúbal do IPS, disponibilizando refeições em regime de take- away, e estão suspensas todas as atividades desportivas no Clube Desportivo IPS, bem como o atendimento presencial de estudantes, docentes e não docentes nos vários serviços de apoio. Todas as interações deverão ser realizadas por via eletrónica ou por telefone.

Neste contexto, o IPS decidiu manter, a título gratuito, as consultas de Psicologia online disponibilizadas pelos Serviços de Ação Social (SAS-IPS) a toda a comunidade a académica, considerando o extraordinário contributo deste apoio para a manutenção do equilíbrio emocional de todos, no momento particularmente sensível que atravessamos.

Todas as medidas execionais anunciadas podem, naturalmente,  ser prorrogadas de acordo com as resoluções que venham a ser adotadas pelo Governo.

Mais informações sobre a Covid-19 aqui.

05 de fevereiro/2021