This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Jornadas discutem o papel da Bioinformática no combate à COVID-19

Iniciativa do Politécnico de Setúbal cumpre 3ª edição em formato online

As Jornadas de Bioinformática, iniciativa do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), vão este ano cumprir a sua 3ª edição em formato online, distribuindo-se em várias sessões com arranque já na próxima segunda-feira, dia 25. Neste contexto de confinamento, a que também teve que adaptar-se a comunidade académica, foi alterada não só a forma do evento, mas também o seu conteúdo, que este ano girará em torno do tema "A Bioinformática no Combate à COVID-19".

Recorde-se que a licenciatura em Bioinformática do IPS é um curso em associação das escolas superiores de Ciências Empresariais (ESCE/IPS), Saúde (ESS/IPS), Tecnologia de Setúbal (ESTS/IPS) e Tecnologia do Barreiro (ESTB/IPS), sendo uma área do conhecimento emergente, que se situa no interface entre as Ciências Biológicas, a Informática e a Matemática, e que foi fortemente impulsionada pela sequenciação de genomas.

Fórum de discussão privilegiado sobre a temática, estas jornadas destinam-se a todos os profissionais e estudantes da área, bem como aos membros da comunidade externa, entre autarquias, empresas municipais, entidades e empresas privadas, com interesse em conhecer a importância e a aplicabilidade da Bioinformática na sociedade atual, quer seja nas indústrias farmacêutica e agroalimentar, quer nas empresas de Biotecnologia e de Tecnologias da Informação.

A primeira sessão, marcada para dia 25, a partir das 16h00, tem como oradora Helena Caria, docente da Escola Superior de Saúde (ESS/IPS), que falará sobre as "Características gerais do SARS-Cov-2 e o seu papel na pandemia COVID-19". Segue-se, a 26 de maio, uma apresentação a cargo de Pedro Gomes, da Biosurfit, empresa nacional responsável pelo desenvolvimento de uma tecnologia inovadora, capaz de, com uma gota de sangue, realizar na hora testes de diagnóstico ao nível da hematologia, imunoensaios e química clínica. "A inovação point-of-care (testes rápidos, no local de atendimento) no combate à COVID-19" é, justamente, a temática a abordar.

No início de junho, o investigador José Borbinha abordará em vídeoconferência as "Oportunidades de investigação em Bioinformática no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC-IST-UL)" (dia 2, 14h00), estando ainda prevista uma mesa redonda com diplomados e finalistas da licenciatura, onde se discutirá o ingresso no mercado de trabalho (dia 3, 14h30), e um workshop sobre análise de dados em R, conduzido por Francisco Pina Martins, docente da ESTBarreiro/IPS e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), com data ainda a agendar. 

Todas as sessões decorrerão na plataforma Zoom. Antes de cada sessão, será enviada aos inscritos a senha de acesso. Programa e inscrições (gratuitas) em http://jbi.estbarreiro.ips.pt/.

##1##

22 de maio/2020

Opções
Últimas Notícias
Atualização COVID-19 | Plano de retorno dos serviços
Licenciaturas | oferta formativa, acesso, saídas profissionais
Prémio Inovação Jovem Engenheiro distingue docente do IPS
IPS na primeira linha das boas práticas de desenvolvimento sustentável
Pedro Dominguinhos toma posse 'em casa' na 1ª reunião presencial do CCISP