This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Fica em Casa | Informação para estudantes

Protejam-se. Juntos, por todos.

##1##

Nesta área está reunida toda a informação destinada aos estudantes do IPS durante a Pandemia de Covid- 19

Ensino à Distância

Comunicar com a Divisão Académica

Apoio Social

Covid-19 + info

FAQs

Comunicados

DESAFIO JUNTOS POR TODOS

##8## Communications in english are avalilable here.

Regresso às atividades presenciais dos Estudantes IPS

Informação sobre os procedimentos a adotar pelos estudantes no regresso às atividades presenciais, após dois meses e meio de confinamento causado pela pandemia Covid-19.

##2##

26.05.2020 | Despacho n.95 | Regresso às atividades presenciais | Informação sobre os procedimentos a adotar pelos estudantes

A atividade letiva no IPS foi retomada, em todas as escolas, no dia 26 de março, na modalidade de Ensino à Distância (EaD) .

Horários: são os mesmos que já estavam estabelecidos, para as aulas presenciais

Recursos: a plataforma base a utilizar para as aulas é o Moodle; as plataformas usadas para as interações em via videoconferência são o Teams e o Zoom.

Existe uma área no Moodle (Ensino a Distância IPS), com informações e tutoriais de apoio, para os estudantes menos familiarizados com estes recursos. Aceda aqui.

Docentes: estarão inteiramente disponíveis e decidirão sobre a metodologia mais pertinente face à matéria em causa: aulas por videoconferência, esclarecimento de dúvidas ou resolução de casos práticos, entre outras. Estas atividades podem ser substituídas por outras que não exijam a presença on-line simultânea entre estudantes e docentes.

Material de apoio: aconselhamos a consulta das Orientações para o Ensino à Distância, para um melhor entendimento dos princípios de funcionamento do EaD e partilha de dicas úteis.

Acesso a equipamento informático: o IPS e a sua Associação Académica (AAIPS) uniram esforços, procurando dar uso ao parque informático de apoio aos estudantes, que neste período se encontra sem utilização e delinearam uma medida de apoio que visa promover o acesso a equipamento informático de todos os que não possuem meios próprios. O levantamento das necessidades já está a decorrer, tendo cada uma das escolas superiores do IPS contactado a sua comunidade estudantil nesse sentido.

De modo a garantir a equidade no acesso a estes equipamentos, foram elencados os seguintes critérios de elegibilidade, sucessivamente aplicados para seleção dos estudantes:

  • Bolseiros dos SAS/IPS;
  • Abrangidos pelo PAAS - 20% de capitação superior ao limiar de carência definido na lei para atribuição de bolsas de estudo;
  • Restante comunidade estudantil

Se tem algum equipamento sem utilização, por favor ceda-o a um estudante que dele precisa. Pode fazê-lo dentro da sua rede pessoal ou contactar a direção de qualquer uma das escolas superiores do IPS para agilizar o empréstimo.


Recolha de imagem e som no EaD:
apela-se ao uso responsável das tecnologias. Relembramos que não devem gravar vídeo e/ou som ou fotografar nenhuma atividade síncrona sem a devida autorização dos participantes - docentes e estudantes - ou, no caso de existir essa autorização, não devem fazer uso dos conteúdos em situação distinta daquela para a qual a autorização foi obtida. Toda e qualquer violação de uma boa conduta neste processo será analisada no âmbito do arti go 3.º, alínea e) e do artigo 4º do Regulamento Disciplinar dos Estudantes do IPS.


Apoio técnico:
a Divisão Informática garante apoio técnico remoto, através de uma das seguintes vias de contacto:

 

Bibliotecas do IPS: o contacto pode ser efetuado por email, ou através de um chat de apoio, a funcionar no seguinte horário:
de 2ª a 6ª, entre as 09h e as 20h

Chat plataforma teams - Apoio Bibliotecas IPS

 

##3##

O atendimento presencial, na Divisão Académica do IPS (DA), está sujeito a marcação prévia:

às 3ª feiras das 10h às 12h
às 5ª feiras das 14h às 16h

Para agendar: enviar email para divisao.academica@ips.pt a solicitar marcação. Não serão realizados atendimentos presenciais sem marcação.

O contacto via email com a Divisão Académica deverá ser formulado, preferencialmente, através do endereço de email divisao.academica@ips.pt , contacto telefónico ou pelo chat do teams de 2ª a 6ª feira das 10h às 12h e das 15h às 19h.

Para aceder ao chat do Teams deve colocar as respetivas credenciais de estudante.

Os links de acesso para as áreas que estão em funcionamento são:

DA Candidaturas

DA Propinas

DA ESTBarreiro

DA Diplomas

DA Outros Assuntos

 

TELEFONE (horário de atendimento das 9h às 13h e das 14h às 17h)
Campus de Setúbal - Tel: 265 709 470
Campus do Barreiro - Tel: 212 029 352

 

##4##

Atendimento presencial
A Tesouraria e o setor de Bolsas e Alojamento vão regressar ao atendimento presencial, por marcação prévia nos termos abaixo:
Tesouraria (D. Isabel Fustigas): todas as quintas-feiras entre as 09h30 e as 14h00. Marcações através do endereço tesouraria@sas.ips.pt
Bolsas de Estudo: todas as terças-feiras (Drª. Cláudia Rosado) e sextas-feiras (Drª. Ana Sofia Batista) entre as 09h30 e as 14h00. Marcações através do endereço bolsas.estudo@sas.ips.pt
Alojamento (D. Cristina Almeida): todas as quartas-feiras entre as 09h30 e as 14h00. Marcações através do endereço alojamento@sas.ips.pt


Alimentação
Os bares nas Escolas Superiores irão manter-se encerrados.
O refeitório do campus de Setúbal irá continuar a servir refeições em regime de take away. A sala para almoços e serviço de bar funcionam entre as 08h00 e as 17h00 (número de lugares limitados).
Por forte recomendação das autoridades de saúde está interdita a utilização de micro-ondas e a disponibilização comunitária de bens como galheteiros.


Residência de Estudantes de Santiago
A Residência de Estudantes de Santiago mantém-se em funcionamento, e será autorizado o retorno de estudantes que justificadamente necessitem voltar a ocupar o seu quarto. Novas candidaturas serão aceites em data a divulgar (ano letivo 2020/2021).


SASaúde
São retomadas as consultas presenciais nos seguintes termos:
- Psicologia: todas as quintas-feiras no horário habitual
- Nutrição: todas as sextas-feiras no horário habitual
- Medicina Chinesa: todas as segundas-feiras no horário habitual
Apesar de se manterem gratuitas, as consultas obedecem a marcação prévia através do email cristina.almeida@sas.ips.pt.

Clube Desportivo IPS
O Clube Desportivo IPS vai permanecer encerrado para atividade presencial até final do ano letivo. No entanto, e para garantir a boa forma física de todos os praticantes regulares, continuamos a disponibilizar tutoriais aqui e aqui .
Todos os inscritos em 2019/2020 (anuidade e 2º semestre) vão manter a sua inscrição válida para o 1º semestre de 2020/2021 (início a 1 de outubro de 2020 e final a 15 de fevereiro de 2021).

 

 

 

##5##

Consulta de toda informação oficial e atualizada sobre a Pandemia: site da Direção- Geral de Saúde.

Informação do IPS sobre o Covid- 19, recomendações, medidas e comunicações está disponível aqui.

Recordamos as recomendações gerais para prevenção de contaminação por SARS-CoV-2/COVID-19 :

  • Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos, especialmente antes e após a preparação de alimentos, antes das refeições, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas;
  • Usar, em alternativa, para higiene das mãos uma solução à base de álcool;
  • Usar lenços de papel de utilização única para se assoar;
  • Deitar os lenços usados num caixote do lixo, lavando as mãos de seguida;
  • Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
  • Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias;
  • Em caso de aparecimento de sintomas, que configurem um caso suspeito de acordo com a orientação da DGS, isto é, caso apresente infeção respiratória aguda (febre ou tosse ou dificuldade respiratória) requerendo ou não hospitalização, tenha viajado para áreas com transmissão comunitária ativa nos 14 dias antes do início de sintomas, ou tenha contactado com caso confirmado ou provável de infeção por SARS-CoV-2/COVID-19, nos 14 dias antes do início dos sintomas, ou ainda um profissional de saúde ou pessoa que tenha estado numa instituição de saúde onde são tratados doentes com COVID-19.

 

##6##

Atividades Académicas
As respostas às perguntas mais frequentes relacionadas com assuntos académicos, nomeadamente, propinas, candidaturas, pedidos e emissão de diplomas/cartas de curso e outras certidões, podem ser consultadas aqui.

Covid- 19
As perguntas mais frequentes acerca da pandemia Covid-19 têm resposta aqui.

 

##7##

 

Consulte aqui todas as informações enviadas à comunidade IPS:

05.06.2020 | Despacho n.º98 | Entrega de Relatórios de Estágio, Projeto ou Dissertações

26.05.2020 | Despacho n.95 | Regresso às atividades presenciais | Informação sobre os procedimentos a adotar pelos estudantes

27.04.2020 | Despacho n.º78 | Orientações para o retorno gradual e progressivo às atividades presenciais

17.04.2020 | Levantamento progressivo das medidas de contenção nas IES no âmbito da pandemia provocada pela COVID- 19

10.04.2020 | Feliz Páscoa | Mensagem do Presidente do IPS

09.04.2020 | Despacho n.º71 | Normas Enquadradoras do Processo de Ensino a Distância

27.03.2020 | Apoio ao Ensino a Distância | Cedência de computadores

24.03.2020 | Dia do Estudante | Mensagens do Presidente do IPS e do Presidente da AAIPS (vídeo)

23.03.2020 | Ensino à Distância | Aulas regressam a 26 de março

21.03.2020 | Mensagem do Presidente do IPS (vídeo)

19.03.2020 | Funcionamento dos serviços de apoio ao estudante

15.03.2020 | Comunicado do Presidente do IPS

04.03.2020 | Recomendaçoes Covid-19

28.03.2020 | Novo Coronavírus (Covid-19)

Communications in english are avalilable here.

 

10/04/2020

24/03/2020

 

21/03/2020

  

Para o esclarecimento de quaisquer dúvidas e/ou procedimentos em caso de ocorrência de sintomatologia, ou outros aspetos que decorram das medidas tomadas pelo IPS à contenção da propagação do COVID-19, contacte-nos através do endereço covid19@ips.pt ou 265 709 308 (entre as 08h30- 20h00).

 05 de junho/2020

Opções
Últimas Notícias
Atualização COVID-19 | Plano de retorno dos serviços
Licenciaturas | oferta formativa, acesso, saídas profissionais
Mestrados e Pós graduações | Candidaturas Abertas
Unidos@IPS já ultrapassou os 14 mil euros em donativos
Jornal MoveTe | nova edição já disponível