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Atualização COVID-19 | Plano de retorno dos serviços

Medidas de prevenção e controlo da infeção pelo novo Coronavírus

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Nesta área está reunida toda a informação atualizada sobre a Pandemia de Covid-19 e as medidas adotadas pelo IPS

Comunicados

Prevenção

Medidas adotadas

Materiais de divulgação

Plano de Contingência

Perguntas Frequentes

Contactos

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Consulte aqui todas as informações enviadas à comunidade IPS:

02.07.2020 | Nova versão do Plano de Contingência do IPS e Despacho n.º112, que altera o Despacho nº 99/Presidente/2020 relativo ao regime de prestação e organização do trabalho

09.06.2020 | Despacho n.º 99 | Alteração do Regime de Prestação e Organização do Trabalho

25.05.2020 |  Plano de retorno dos serviços do IPS e Plano de retorno dos Serviços de Ação Social do IPS

27.04.2020 | Despacho n.º78 | Orientações para o retorno gradual e progressivo às atividades presenciais

17.04.2020 | Levantamento progressivo das medidas de contenção nas IES no âmbito da pandemia provocada pela COVID-19

10.04.2020 | Feliz Páscoa | Mensagem do Presidente do IPS

09.04.2020 | Despacho n.º71 | Normas Enquadradoras do Processo de Ensino a Distância

27.03.2020 | Apoio ao Ensino a Distância | Cedência de computadores

25.03.2020 | Atualização Covid-19 | Provas públicas e concursos de pessoal

24.03.2020 | Dia do Estudante | Mensagens do Presidente do IPS e do Presidente da AAIPS

23.03.2020 | Ensino à Distância | Aulas regressam a 26 de março

21.03.2020 | Mensagem do Presidente do IPS

19.03.2020 | Funcionamento dos serviços de apoio ao estudante

18.03.2020 | Teletrabalho e funcionamento dos serviços

15.03.2020 | Comunicado do Presidente do IPS

04.03.2020 | Recomendaçoes Covid-19

28.03.2020 | Novo Coronavírus (Covid-19)

Communications for students, in english, are avalilable here.

Os comunicados enviados à imprensa estão disponíveis aqui.

 

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Medidas a seguir, no regresso aos campi do IPS:

  • Avaliar a sua condição de saúde para estar em atividades presenciais em contacto com colegas/estudantes. Caso tenha sintomas associados à COVID19, ou tenha estado em contato com doentes infetados, contacte o SNS24 e não se desloque ao IPS;
  • Colocar uma máscara sobre a boca e nariz, assim que entrar no campus e utilizar a máscara em todas as áreas comuns e em espaços com mais de uma pessoa. A utilização de viseira não dispensa a utilização de máscara, e obrigatoriamente deve ser utilizada nas situações de atendimento ao público/estudantes;
  • Manter a distância de 2m para com as outras pessoas, respeitando a sinalização colocada nos edifícios do campus do IPS para o guiarem
  • Promover o cumprimento sem contacto físico como conduta social aceitável e justificada (não beijar, abraçar, apertar as mãos);
  • Promover a renovação do ar dos locais interiores com ar proveniente do exterior (abrindo as janelas);
  • Contribuir para a manutenção do posto de trabalho devidamente higienizado e seguro, bem como os equipamentos utilizados;
  • Não praticar atividades potenciadoras de contágio: utilização de aparelhos recirculadores de ar interno das salas (ar condicionado sem circulação de ar externo); partilha de materiais e/ou equipamentos sem a devida higienização dos mesmos entre usos contínuos; partilha de telemóveis, tablets, computadores, auscultadores, teclados e objetos pessoais; atividades de confraternização, em espaços internos, com grupos superiores a 5 pessoas que não mantenham o distanciamento físico adequado; agrupamentos de mais de dez pessoas nos espaços exteriores; incumprimento da distância de segurança nos espaços exteriores e interiores. 

Seguir, como rotina, os procedimentos preventivos amplamente divulgados pela Direção-Geral de Saúde (DGS), designadamente:

  • Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos, especialmente antes e após a preparação de alimentos, antes das refeições, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas;
  • Usar, em alternativa, para higiene das mãos uma solução à base de álcool;
  • Usar lenços de papel de utilização única para se assoar;
  • Deitar os lenços usados num caixote do lixo, lavando as mãos de seguida;
  • Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
  • Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias;
  • Em caso de aparecimento de sintomas, que configurem um caso suspeito de acordo com a orientação da DGS, isto é, caso apresente infeção respiratória aguda (febre ou tosse ou dificuldade respiratória) requerendo ou não hospitalização, tenha viajado para áreas com transmissão comunitária ativa nos 14 dias antes do início de sintomas,  ou tenha contactado com caso confirmado ou provável de infeção por SARS-CoV-2/COVID-19, nos 14 dias antes do início dos sintomas, ou ainda um profissional de saúde ou pessoa que tenha estado numa instituição de saúde onde são tratados doentes com COVID-19.

O IPS garante a distribuição de kits com máscara e alcool gel à comunidade académica.

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O despacho nº 55/Presidente/2020 implementou um conjunto de medidas de forma a conter a propagação do coronavírus. Desde então, no âmbito das medidas de contenção e mitigação do COVID-19, foram adotadas, no IPS, as seguintes medidas:

ATIVIDADE LETIVA
As aulas presenciais forma suspensas e foi adotada a modalidade de Ensino à Distância (EaD). Nestes moldes, as aulas foram retomadas no dia 26 de março de 2020.

Mantêm-se os horários das aulas já estabelecidos, com recurso ao Moodle como plataforma base, além das  plataformas Teams e Zoom, usadas para as interações via videoconferência. Existe uma área no Moodle (Ensino a Distância IPS) com informações e tutoriais de apoio para os estudantes menos familiarizados com estes recursos. Aceda aqui.

Cabe aos docentes optar pela metodologia mais pertinente face à matéria em causa, sejam as aulas por videoconferência, o esclarecimento de dúvidas ou a resolução de casos práticos, entre outras. Estas atividades poderão também ser substituídas por outras que não exijam a presença on-line simultânea entre estudantes e docentes.

Nesta fase de transição e de adaptação ao regime de EaD, o IPS tem ao dispor para consulta um documento orientador, que pretende ser um contributo para um melhor entendimento dos princípios de funcionamento e partilha de dicas úteis.

Consciente das dificuldades sentidas pelos estudantes que não possuem meios informáticos e/ou acesso à Internet, o IPS está também a envidar esforços no sentido de criar soluções para prestar apoio nesses casos.

Foram adotadas medidas especificas para o desenvolvimento das atividades de avaliação em cada uma das escolas. Para mais informações, consulte a sua escola.

O Despacho nº 63/Presidente/2020 determina a suspensão temporária de todos os estágios/ensino clínico/educação clínica/educação para a prática/prática clínica, salvaguardando os que possam ser realizados com recurso a meios digitais. Estas e outras situações excecionais devem ser sujeitas a análise e autorização por parte do diretor da respetiva Unidade Orgânica.

Neste âmbito, toda a informação para os estudantes está disponível aqui.

 

TELETRABALHO 
O Despacho nº 61/Presidente/2020 clarifica os novos procedimentos relativos ao horário de trabalho, registo de assiduidade e crédito de horas, tendo em conta a situação de exceção que se vive atualmente no País, que se traduzirá inevitavelmente numa redução dos níveis de funcionamento da instituição e, em concreto, do volume de trabalho de cada trabalhador do IPS. O teletrabalho foi implementado no IPS na 3ª semana de março e a partir de junho irá funcionar em modo alternado com o regime presencial

 

DIVISÃO ACADÉMICA
O atendimento presencial está sujeito a marcação prévia. Em alternativa, os estudantes podem contactar a Divisão Académica (DA) através de email ou através de chat.
Neste âmbito, toda a informação para os estudantes está disponível aqui.

 

DIVISÃO DE RECURSOS HUMANOS e ADSE

Atendimento

Continua a ser privilegiado o atendimento à distância por meios eletrónicos, designadamente, através de:
- E-mail: divisao.recursoshumanos@ips.pt
- Plataforma Teams para trabalhadores do IPS, selecionando o canal referente ao assunto a tratar. Os grupos e respetivos contactos estão disponíveis para consulta no  Plano de retorno às atividades presenciais da DRH
- Plataforma Zoom para a comunidade externa ao IPS. Nestes casos, deverá ser enviado, previamente, um e-mail para divisao.recursoshumanos@ips.pt, a solicitar  o  agendamento de uma reunião. Posteriormente é enviado o link de acesso ao atendimento, com a data e hora agendadas.

Atendimento presencial: esgotadas as alternativas de contacto por meios eletrónicos e sempre que a natureza do assunto o justifique, existe a possibilidade de solicitar atendimento presencial, mediante agendamento prévio, para o e-mail divisao.recursoshumanos@ips.pt . O período de atendimento decorrerá entre as 10h00 e as 12h00. Os dias em que pode ser solicitado atendimento presencial estão definidos no Plano de retorno às atividades presenciais da DRH .
Nesta situação é obrigatório o cumprimento das regras de segurança de contenção da propagação da Covid-19, nomeadamente o uso obrigatório de máscara, desinfeção das mãos com álcool gel e respeitar o distanciamento social.

Entrega de documentação: mantém-se o procedimento aprovado pelo Despacho n.º 58/Presidente/2020. Os documentos devem ser enviados, preferencialmente, para o e-mail da DRH, podendo, em alternativa, ser colocados na caixa colocada à entrada da Divisão junto à Portaria da ESTSetúbal.
Caso os documentos sejam colocados na caixa, como medida de prevenção de contágio da COVID-19, serão mantidos sob quarentena durante o período de 72 horas. Nestes casos, deve ser enviado um e-mail à DRH, sempre que seja colocado um documento na caixa referida.

ADSE: Os recibos da ADSE devem ser submetidos pelo próprio trabalhador diretamente na ADSE Direta, através do procedimento disponível em www.adse.pt. Devem ser privilegiados os seguintes canais de atendimento e informação para tratar dos seus assuntos na ADSE, em segurança: ADSE Direta, atendimento online, app MyADSE e atendimento telefónico, nos dias úteis, das 09h00 às 16h00, através do número 218 431 881.

Proteção especial
O dever de proteção especial, previsto no decreto que procede à execução da declaração do estado de emergência (Decreto nº 2-A/2020, de 20/03, artigo 4º, alínea b), abrange os cidadãos imunodeprimidos e portadores de doença crónica que, de acordo com as orientações da autoridade de saúde, devam ser considerados de risco, designadamente os hipertensos, os diabéticos, os doentes cardiovasculares, os portadores de doença respiratória crónica e os doentes oncológicos.

Para poder usufruir do dever de proteção especial, que garante o atendimento prioritário nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, o trabalhador que se encontre nas condições referidas deverá enviar um e-mail para medicina.trabalho.drh@ips.pt, para que o médico do trabalho possa emitir uma declaração que ateste a sua condição de saúde.

Os novos procedimentos a adotar no que respeita ao funcionamento e deliberação dos órgãos colegiais do IPS, realização de provas públicas e tramitação de concursos no âmbito dos processos de recrutamento de pessoal docente e não docente estão definidos no despacho nº 65/Presidente/2020

 

DIVISÃO FINANCEIRA, DE APROVISIONAMENTO E PATRIMÓNIO
Despacho nº 59/Presidente/2020 integra os novos procedimentos a adotar para a entrega de documentos na DFAP através dos meios digitais alternativos ao atendimento presencial da comunidade académica, por agora suspenso, no que toca a propostas de despesa e faturação, correio e folha de caixa da Divisão Académica.  

 

SERVIÇOS DE AÇÃO SOCIAL

25.05.2000 |  Plano de retorno dos Serviços de Ação Social do IPS

Atendimento presencial
A Tesouraria e o setor de Bolsas e Alojamento vão regressar ao atendimento presencial, por marcação prévia nos termos abaixo:
Tesouraria (D. Isabel Fustigas): todas as quintas-feiras entre as 09h30 e as 14h00. Marcações através do endereço tesouraria@sas.ips.pt
Bolsas de Estudo: todas as terças-feiras (Drª. Cláudia Rosado) e sextas-feiras (Drª. Ana Sofia Batista) entre as 09h30 e as 14h00. Marcações através do endereço bolsas.estudo@sas.ips.pt
Alojamento (D. Cristina Almeida): todas as quartas-feiras entre as 09h30 e as 14h00. Marcações através do endereço alojamento@sas.ips.pt


Alimentação
Os bares nas Escolas Superiores irão manter-se encerrados.
O refeitório do campus de Setúbal irá continuar a servir refeições em regime de take away. A sala para almoços e serviço de bar funcionam entre as 08h00 e as 17h00 (número de lugares limitados).
Por forte recomendação das autoridades de saúde está interdita a utilização de micro-ondas e a disponibilização comunitária de bens como galheteiros.


Residência de Estudantes de Santiago
A Residência de Estudantes de Santiago mantém-se em funcionamento, e será autorizado o retorno de estudantes que justificadamente necessitem voltar a ocupar o seu quarto. Novas candidaturas serão aceites em data a divulgar (ano letivo 2020/2021).


SASaúde
São retomadas as consultas presenciais nos seguintes termos:
- Psicologia: todas as quintas-feiras no horário habitual
- Nutrição: todas as sextas-feiras no horário habitual
- Medicina Chinesa: todas as segundas-feiras no horário habitual
Apesar de se manterem gratuitas, as consultas obedecem a marcação prévia através do email cristina.almeida@sas.ips.pt.

Clube Desportivo IPS
O Clube Desportivo IPS vai permanecer encerrado para atividade presencial até final do ano letivo. No entanto, e para garantir a boa forma física de todos os praticantes regulares, continuamos a disponibilizar tutoriais aqui e aqui .
Todos os inscritos em 2019/2020 (anuidade e 2º semestre) vão manter a sua inscrição válida para o 1º semestre de 2020/2021 (início a 1 de outubro de 2020 e final a 15 de fevereiro de 2021).

 

ACESSO AOS CAMPI DE SETUBAL E BARREIRO
Apesar dos campi de Setúbal e do Barreiro não estarem encerrados, desaconselha-se a presença nos mesmo, por motivos de isolamento social que todos devemos seguir. No retorno às atividades presenciais, solicita- se o cumprimento das regras emanadas pela DGS e pelo IPS. 

 

APOIO À COMUNIDADE
IPS apoia a comunidade com álcool gel e viseiras de proteção

Todos os despachos do Presidente produzidos no âmbito do Covid-19 estão disponíveis aqui.

 

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Consulte aqui toda a informação oficial difundida pela Direção-Geral de Saúde

 

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O Plano de Contingência do IPS está disponível aqui.

 

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O que é o novo Coronavírus?
O novo coronavírus, designado SARS-CoV-2, foi identificado em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China. Foi a primeira vez que se detetou este vírus em seres humanos. COVID-19 é o nome da doença causada pelo novo vírus e significa Doença por Coronavírus 2019, fazendo referência ao ano em que foi descoberta.

Quais são os sinais e sintomas?
A maioria das pessoas infetadas apresenta sintomas de infeção respiratória aguda como febre (temperatura superior a 37,5ºC), tosse e dificuldade respiratória (falta de ar). Em casos mais graves pode causar pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte.

Como se transmite?
A COVID-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminados. As gotículas libertadas na tosse ou espirros de pessoas infetadas podem atingir, diretamente, a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo. Essas gotículas podem, igualmente, depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam essa pessoa. Por sua vez, outras pessoas podem infetar-se ao tocar nestes objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos. 

O que posso fazer para me proteger?
Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença, nomeadamente:

  • Tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo;
  • Lavar as mãos frequentemente, durante 20 segundos, com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%, devendo lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes.
  • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória;
  • Evitar tocar na cara com as mãos;
  • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado.

O que devo fazer se tiver sintomas?
Se tiver os sintomas descritos (febre, tosse ou dificuldade respiratória) deverá ligar, imediatamente, para a linha SNS 24 (808 24 24 24) e seguir as instruções. A deslocação a um Centro de Saúde ou Hospital apenas deve acontecer quando for absolutamente necessário ou por indicação do médico ou enfermeiro, após contacto telefónico.

Estive em contacto com um caso confirmado de COVID-19. O que devo fazer?
Deve ficar, de imediato, em isolamento profilático por um período de 14 dias (tempo de incubação do vírus). Durante o isolamento, deverá estar atento aos sintomas associados (febre, tosse ou dificuldade respiratória). Caso algum dos sintomas ocorra, deverá ligar para a linha SNS 24 (808 24 24 24) e seguir as instruções. 

Regressei de um país ou local com casos confirmados de COVID-19. O que devo fazer?
Deve ficar, de imediato, em isolamento social voluntário por um período de 14 dias (tempo de incubação do vírus). Durante o isolamento, deverá estar atento aos sintomas associados (febre, tosse ou dificuldade respiratória). Caso algum dos sintomas ocorra, deverá ligar para a linha SNS 24 (808 24 24 24) e seguir as instruções.

Estou nas instalações do IPS e apresento sintomas associados ao COVID- 19. O que devo fazer?
Deve dirigir-se, de imediato, para a área de isolamento do edifício em que se encontrar e informar (presencial ou telefonicamente) a pessoa responsável pela unidade orgânica ou serviço respetivo. Dentro da sala de isolamento, deverá colocar a máscara de proteção, contactar a linha SNS24 (808 24 24 24) e seguir as instruções. Para mais informações detalhadas, consulte o Plano de Contingência do IPS.

O que é que o IPS está a fazer para proteger a comunidade académica?
O IPS tem adotado uma postura de proteção ativa da sua comunidade académica, implementando um conjunto vasto de medidas de prevenção e contenção, como por exemplo, a suspensão de todas as atividades letivas presenciais, suspensão do ensino clínico, suspensão do atendimento e das consultas presenciais, encerramento do refeitório e bares, implementação do regime de teletrabalho e do ensino à distância. Todas as medidas adotadas podem ser consultadas na secção de Despachos aprovados pelo Presidente do IPS.

Ainda tenho algumas dúvidas, como posso contactar o IPS?
O IPS está inteiramente disponível para apoiar e esclarecer qualquer dúvida, incluindo informações adicionais sobre os procedimentos a adotar em caso de ocorrência de sintomas semelhantes aos provocados pela COVID-19, através dos seguintes contactos: covid19@ips.pt ou 265 709 308 (entre as 08h30-20h00).

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