IPS celebra recém-diplomados e novos estudantes

Entrega das Cartas de Curso e sessão de acolhimento marcam início do novo ano letivo

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) prepara-se para receber dois dos eventos mais marcantes do seu calendário anual, que assinalam respetivamente o fim e o início de mais um ciclo no ensino superior.

Já no próximo sábado, dia 21, decorre a cerimónia de entrega das Cartas de Curso, que reunirá no Clube Desportivo (campus de Setúbal), a partir das 15h30, os graduados de licenciatura e mestrado das cinco Escolas Superiores do IPS, com estudos concluídos no ano académico 2017/2018.

Como habitualmente, será um momento de festa, que representa o culminar de um percurso formativo de empenho, dedicação, muitas descobertas e também de crescimento pessoal, e a oportunidade de partilhá-lo com familiares, colegas e amigos.

##1## ##2## ##3##

Depois das despedidas, seguem-se as boas-vindas a quem pisa pela primeira vez a casa IPS. Na segunda-feira, dia 23, o Clube Desportivo do IPS recebe, a partir das 10h30, a tradicional sessão de acolhimento aos novos estudantes, momento em que o presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, dirige oficialmente as primeiras palavras aos recém-chegados, felicitando-os pela escolha. A cerimónia conta também com as intervenções da Provedora do Estudante, Albertina Palma, da administradora dos Serviços de Ação Social, Andreia Godinho Lopes, e da presidente da Associação Académica (AAIPS), Inês Silva.

À tarde, pelas 18h30, está agendada sessão para os estudantes de ensino pós-laboral, a decorrer na sala C1.13, no edifício da Escola Superior de Ciências Empresariais/Escola Superior de Saúde.

Novos estudantes protagonizam operação de limpeza do Sado

Dado o arranque, segue-se uma semana de atividades em articulação com as Escolas Superiores do IPS e com a AAIPS, desenhada para promover a integração de quem chega de novo à família IPS e às cidades de Setúbal e do Barreiro.

Do programa de acolhimento salienta-se uma iniciativa de sensibilização ambiental, agendada para quarta-feira, dia 25, mais uma vez em parceria com a cooperativa de educação marinha Ocean Alive. A ação, que decorre entre 09h00 e as 12h00, vai envolver mais de 500 novos estudantes numa megaoperação de limpeza das margens do estuário do Sado, na zona industrial de Mitrena.  Há um ano, esta iniciativa de voluntariado estudantil rendeu um total de 2 010 quilos de lixo, dos quais 376 foram recuperados para reciclagem, entre vidro e plástico.

Recorde-se que o IPS colocou 906 novos estudantes na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNA), o que representa uma taxa de preenchimento das vagas de 75%, a mais elevada da última década. Com estes resultados, o IPS destaca-se em 2019/2020 como a instituição que mais cresceu em termos de colocados em todo o ensino superior (13%).

19 de setembro/2019