IPS reforça cooperação com congéneres fora do espaço europeu

Intercâmbio com o Canadá, Ucrânia e agora com o Uzbequistão

Depois do Canadá e da Ucrânia, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) acaba de dar início a um novo projeto de cooperação com uma instituição congénere fora do espaço europeu, desta vez no Uzbequistão, ao abrigo do programa Erasmus+ e da sua ação-chave 1 - Internacional Credit Mobility (ICM).

##1## Neste âmbito, dois dos seus docentes, Célio Pina e Ricardo Baptista, da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), regressaram recentemente de uma missão de ensino no Andijan Machine Building Institute (AndMI), durante a qual tiveram a seu cargo várias aulas e workshops dirigidos a estudantes uzbeques, nomeadamente de cursos de mestrado, tendo participado igualmente em seminários organizados pela instituição parceira, na área da Biotecnologia. Na ocasião, foram também discutidas oportunidades de cooperação futura com os parceiros do AndMI, sobretudo no que respeita a cursos de mestrado e projetos académicos e científicos.

Ao longo do primeiro semestre de 2019, vários outros docentes da ESTSetúbal/IPS estiveram envolvidos em atividades de mobilidade extracomunitária ao abrigo do Programa Erasmus+, em resultado de candidaturas que o IPS viu aprovadas nos anos de 2017 e 2018.

Em fevereiro, os professores Armando Pires e Vítor Pires rumaram até à Ucrânia com o propósito de alargar a cooperação com o Politécnico de Kiev, no que toca a trabalhos e projetos de investigação na área da Engenharia Eletrotécnica. Neste sentido, foi assinado entre as duas instituições de ensino um acordo de cooperação mais abrangente, que enquadra outras iniciativas conjuntas, como publicações científicas, projetos educativos ou organização de eventos científicos. ##2##
##3## Também em maio, dando continuidade a uma colaboração já existente em torno das áreas aeronáutica e automóvel, os docentes Ricardo Cláudio e José Sousa voaram até Toronto, Canadá, para uma ação de mobilidade internacional no Centennial College, que contemplou reuniões com vários colegas canadianos e visitas a empresas da região, tendo-se discutido iniciativas de  cooperação futura, nomeadamente no que se refere à possibilidade de alargamento do intercâmbio também a estudantes de ambas as instituições.

Recorde-se que o programa Erasmus+, através do instrumento ICM, passou a oferecer oportunidades de intercâmbio com instituições de ensino superior localizadas fora do espaço europeu, permitindo assim alargar as áreas geográficas de cooperação do IPS. Já em 2019, foi apresentada nova candidatura para cooperação extracomunitária com o Canadá, Índia, Japão e Rússia.

07 de junho/2019