Secundária Jorge Peixinho vence Jogo de Gestão Interescolas

Iniciativa do IPS permite aos jovens ter um primeiro contacto com o ensino superior

A Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo, voltou a vencer o Jogo de Gestão Interescolas, iniciativa da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE/IPS) cuja 4.ª edição culminou no passado dia 3 de maio, com uma Finalíssima disputada por 67 alunos, distribuídos por 12 equipas e representando cinco escolas de cinco concelhos.

##1## ##2## ##3##

Os cinco elementos da equipa Os Estagiários, orientados pelo professor Flamino Viola, conquistaram o primeiro prémio, com um retorno acumulado de 20,76, seguidos da equipa Donos Disto Tudo, do Agrupamento de Escolas João de Barros, Seixal, que arrecadou o 2.º lugar, e dos Tuga Team, que alcançaram o 3.º posto do pódio em representação da Escola Secundária de Alcochete.

Nesta sua quarta edição, que arrancou em janeiro último com a fase de apuramento, a competição voltou a propor um simulador de gestão em que os participantes foram chamados a tomar decisões em equipa, no papel de responsáveis por uma empresa do setor hoteleiro, tendo assim oportunidade de entrar em contacto com os conceitos básicos das Ciências Empresariais.

##4## Em nome da equipa vencedora, Igor Sobral, aluno do 11.º ano, descreveu a participação no jogo como uma experiência "enriquecedora", pelo "contacto com o mundo exterior" e realçou a aprendizagem "do trabalhar em equipa com os colegas". Também o gosto pela Gestão, até então um pouco difuso, ficou mais claro e definido. "Estamos todos a pensar em seguir as áreas de Gestão e Economia e o Politécnico de Setúbal, que não conhecíamos, é agora uma possibilidade forte", concluiu.

Uma preferência confirmada pelo professor Flamino Viola, um repetente no Jogo de Gestão Interescolas - acompanhou a equipa Montistay, vencedora em 2018 -  que destacou "o contacto com o ensino superior e com a realidade económica atual" como algumas das grandes virtudes deste jogo, para além da capacidade de "tomar decisões em equipa, em prol de um objetivo comum".

"Para a escola este prémio é importantíssimo, porque nos dá reconhecimento a nível regional e nacional. Para os alunos também: significa que são capazes de aplicar os conhecimentos que aprenderam nas aulas em jogos que simulam a prática real das empresas", rematou.

O Jogo de Gestão Interescolas insere-se no quadro das responsabilidades educativas, sociais e de promoção do desenvolvimento regional do IPS e decorre de "um dos maiores desafios" que se colocam às instituições de ensino superior, como reconheceu o presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, na cerimónia de entrega de prémios.

"Conseguir chegar aos estudantes do ensino secundário e profissional, para que eles, de uma forma diferente, possam perceber o que os pode esperar no ensino superior é o grande objetivo deste jogo. Queremos abrir horizontes para uma informação mais completa e esclarecida, para que os jovens e as suas famílias possam tomar decisões, sendo que para nós, IPS, é crucial participarmos nesta mesma escolha", referiu.

O próximo passo, desafiou o responsável, é que os alunos finalistas dos cursos profissionais e secundários possam frequentar aulas no próprio IPS, acompanhados por docentes do ensino superior. "Penso que podemos fazê-lo como experiência piloto, para perceber como é que nós conseguimos avançar para uma fase distinta de cooperação com o ensino secundário", explicou.

Recorde-se que a edição deste ano do Jogo de Gestão Interescolas foi aberta a todo o território nacional, tendo acolhido a participação de 11 concelhos, oito do distrito de Setúbal (Alcochete, Almada, Alcácer do Sal, Barreiro, Montijo, Seixal, Sesimbra, Setúbal) e os municípios de Amadora, Lisboa e Torres Vedras, num total de 184 estudantes, de 15 escolas secundárias e profissionais.

08 de maio/2019