Projeto europeu de estágios | Learn to work

CCISP integra projeto europeu para melhoria de qualidade de estágios

Por que razão os estágios são uma das melhores formas de encontrar novos talentos?

##1##  Inúmeros estudos mostram que as pequenas empresas têm dificuldade em encontrar trabalhadores adequados, o que limita as suas oportunidades de crescimento e aumenta os custos. Ao mesmo tempo, as instituições de ensino superior profissional (doravante, IESP) nem sempre estão preparadas para colocar os seus alunos em grande escala nas PME. Por fim, a Europa, no seu conjunto, ainda apresenta uma elevada taxa de desemprego – um fenómeno conhecido como «défice de competências». Tal significa que as competências que a população apresenta atualmente não são necessariamente as competências de que os empregadores necessitam.

Learntowork.eu (www.learntowork.eu) é uma iniciativa do projeto SAPS financiada pelo programa Apoio à Reforma das Políticas do Erasmus+, executada em colaboração entre 10 membros de diferentes países da Europa, incluindo Portugal. Os objetivos do projeto são duplos: ajudar a estruturar as práticas de estágio entre as IESP e as PME e melhorar a imagem dos estágios junto das PME através de uma campanha promocional multilingue.

Pesquisas recentes mostram que os estagiários trazem novos conhecimentos sobre os mais recentes desenvolvimentos técnicos e científicos e, enquanto são orientados para resolver problemas reais numa empresa real, colocam esse conhecimento em prática e transferem-no para a equipa. Isto resulta geralmente em melhores produtos e serviços, melhor imagem de marca e aumento de lucros – e, portanto, sustentabilidade a longo prazo para a organização.

Existem vários exemplos a nível nacional e europeu muito bem- sucedidos de como os estudantes das instituições de ensino superior, em contexto de estágio, pensam de forma inovadora, representam uma perspetiva nova no ambiente de trabalho e são contratados imediatamente após o estágio. Além disso, as instituições beneficiam com o programa e potenciam a abertura de novos canais de comunicação direta com o mercado empresarial, o que permite adaptar os programas de estudo às necessidades do mercado de trabalho. A experiência a nível europeu diz-nos que os estágios criam uma situação benéfica para todos: para a PME, para o estagiário e para a instituição de ensino.

O projeto desenvolve materiais de ensino e aprendizagem para as PME, enquanto melhora os procedimentos das instituições de ESP para torná-las mais abertas aos estágios Um dos exemplos, Kit de Garantia da Qualidade do Estágio que oferece uma ferramenta de gestão prática e fácil de usar para as IESP e para as PME, para assegurar a qualidade dos estágios e uma cooperação benéfica para todos. O Kit segue uma abordagem sistemática de gestão de qualidade e funciona em duas direções: de dentro para dentro, estruturando os processos organizacionais para conseguir uma colaboração bem-sucedida na execução dos estágios, e de dentro para fora, como uma ferramenta de garantia de qualidade e transparência.

Saiba mais sobre os estágios em www.learntowork.eu e impulsione a sua empresa ou comece um programa de estágios hoje mesmo.

Para mais Informações, contactar

*217 928 360 * ccisp@ccisp.pt