Ciência à Conversa

Encontros na 1ª quarta feira de cada mês

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) organiza a iniciativa "Ciência à Conversa", que através de um ciclo de debates pretende promover e comunicar diferentes temáticas de âmbito científico junto da comunidade académica e local.
As atividades enquadradas no "Ciência à Conversa" têm lugar na primeira quarta-feira de cada mês, no período de almoço, desafiando, assim, os participantes a realizarem uma refeição ligeira enquanto falam de ciência. Os debates têm como objetivo aproximar os participantes das diferentes vertentes da ciência através de uma abordagem informal, acessível e direta, que fomente a troca de ideias e experiências.
Assista às sessões mensais, em direto, aqui.

06 de março

A última conversa incidiu sobre instrumentos de alta precisão, raios laser!

Anna Letournel, docente da ESS/IPS teve a oportunidade de aprender sobre a física dos lasers com um dos investigadores laureados com o Prémio Nobel da Física em 2018 - Gérard Mourou, e foi a nossa convidada para conversar sobre o que são estas "ferramentas de luz" e que aplicação podem ter na nossa sociedade.

Como é que objetos extremamente pequenos podem ser observados, assim como a imensidão de aplicações industriais e médicas que podem vir a ter.

06 de fevereiro

Na 4ª feira na foi esclarecido que a lombalgia é um sintoma e não uma doença, e que em 90% das pessoas não é possível identificar uma causa anatómica ou fisiológica para os sintomas de "dor nas costas".

Foram também apresentadas algumas recomendações para o tratamento, nomeadamente o facto de a intervenção de primeira linha dever ser a não farmacológica e orientada para a autogestão da condição. Neste contexto, autogestão implica que seja o próprio indivíduo com lombalgia a gerir os seus níveis de atividade física, bem como um conjunto de fatores do seu contexto, com o intuito de controlar a sintomatologia. Para isso, deverá contar com as recomendações e orientações de um fisioterapeuta.

O Projeto SPLIT tem como objetivo a melhoria dos cuidados de saúde associados à lombalgia, e em parceria com o ACES Arrábida, estruturou uma resposta de fisioterapia integrada, personalizada e de acordo com o risco de cada pessoa desenvolver dor persistente e incapacitante. Para isso, as pessoas com lombalgia poderão deslocar-se a uma das unidades parceiras do projeto (USF Castelo, USF Luísa Todi, USF Sado, USF Santiago Palmela, USF São Filipe, UCSP Praça da República, e UCSP Sesimbra) e, caso sejam identificadas pelo Médico de Medicina Geral e Familiar como possíveis participantes do projeto, serão referenciadas para a fisioterapia.

A conversa terminou com o aconselhamento para a necessidade de avaliação de qualquer episódio de lombalgia, e para a manutenção de um estilo de vida ativo, nomeadamente da prática regular exercício físico, que constitui uma das estratégias mais eficazes para a prevenção deste problema: "Movimente-se! Pelas suas costas!".

Cartaz de divulgação - fevereiro de 2019

Assista ao vídeo desta sessão aqui.

09 de janeiro

Nada como começar o ano a falar de Ostras! Convidámos o professor Ricardo Salgado da ESTSetúbal/IPS para vir falar do projeto OSTRAQUAL, que visa promover e valorizar a qualidade das ostras de aquacultura na região do Sado e Mira.

Nesta conversa, entre muitas outras curiosidades, fizemos uma retrospetiva histórica da aquacultura no Sado, ficámos a saber quais as metodologias utilizadas, os fatores que determinam a qualidade das ostras, o valor nutricional das mesmas e até de que forma está a ser acautelada a sustentabilidade desta atividade.

Numa discussão participada ficámos ainda a conhecer a existência de dois tipos de ostras no Sado, a ostra portuguesa, Crassostrea angulata, que se pretende preservar e a ostra do Pacífico, Crassostrea gigas.

Outras questões levaram-nos ainda à discussão do potencial comercial dos subprodutos da ostra, sobre a necessidade da certificação da Ostra do Sado, bem como das condições ótimas de produção destas.

Cartaz de divulgação - janeiro de 2019