ESE lança Roteiro para uma Educação Antirracista

Seminário de abertura | 26 de janeiro

“Memória, colonialismo e racismo no Portugal contemporâneo” é o tema de um seminário que vai reunir a 26 de janeiro, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), académicos, jornalistas e ativistas para uma reflexão sobre o fenómeno da discriminação racial em território nacional.

A discussão tem início pelas 14h00, com o painel “Como descolonizar a narrativa nacional?”, que conta com os contributos de Inocência Mata (Universidade de Lisboa), Fernando Rosas (Universidade Nova de Lisboa) e Mamadou Ba (SOS Racismo). Segue-se o tema “Silêncios da memorialização e racismo contemporâneo”, por José Pedro Monteiro (Universidade de Coimbra) e Ângela Barreto Xavier (Universidade de Lisboa) e, para finalizar, os jornalistas Diana Andringa (RTP) , Joana Gorjão Henriques (Público) e José Rosendo (Antena 1) explicam “Como se (des)constrói o racismo nos média”.

O seminário será a primeira iniciativa do Roteiro para uma Educação Antirracista, promovido pela ESE/IPS, que se prolonga até setembro de 2019 com conferências e debates mensais sobre racismo, legados da escravatura e do colonialismo na contemporaneidade.

O seminário de encerramento, já agendado para 1 de junho de 2019, aborda as “Políticas de combate ao racismo e desigualdade étnico-racial” e convida para a discussão os secretários de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, e da Educação, João Costa, a presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Emília Brederode Santos, e Vasco Malta, representante do Alto Comissariado para as Migrações, além dos investigadores académicos e dos professores dos agrupamentos de escolas do concelho de Setúbal. A 28 de setembro, está ainda agendada uma visita à descoberta da “Presença Negra na Região de Setúbal”

Recorde-se que o roteiro pode ser frequentado em regime livre ou de Curso de Formação de Educadores e Professores do Ensino Básico e Secundário (25 horas), valendo igualmente 1 crédito para a Carteira de Competências dos estudantes da ESE/IPS.

As inscrições, gratuitas, estão abertas até ao próximo dia 9 de janeiro, através do link http://b it.ly/inscriçãoRoteiroEducaçãoAntiracista.

14 dezembro/2018