This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

ESE lança Roteiro para uma Educação Antirracista

Seminário de abertura | 26 de janeiro

“Memória, colonialismo e racismo no Portugal contemporâneo” é o tema de um seminário que vai reunir a 26 de janeiro, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), académicos, jornalistas e ativistas para uma reflexão sobre o fenómeno da discriminação racial em território nacional.

A discussão tem início pelas 14h00, com o painel “Como descolonizar a narrativa nacional?”, que conta com os contributos de Inocência Mata (Universidade de Lisboa), Fernando Rosas (Universidade Nova de Lisboa) e Mamadou Ba (SOS Racismo). Segue-se o tema “Silêncios da memorialização e racismo contemporâneo”, por José Pedro Monteiro (Universidade de Coimbra) e Ângela Barreto Xavier (Universidade de Lisboa) e, para finalizar, os jornalistas Diana Andringa (RTP) , Joana Gorjão Henriques (Público) e José Rosendo (Antena 1) explicam “Como se (des)constrói o racismo nos média”.

O seminário será a primeira iniciativa do Roteiro para uma Educação Antirracista, promovido pela ESE/IPS, que se prolonga até setembro de 2019 com conferências e debates mensais sobre racismo, legados da escravatura e do colonialismo na contemporaneidade.

O seminário de encerramento, já agendado para 1 de junho de 2019, aborda as “Políticas de combate ao racismo e desigualdade étnico-racial” e convida para a discussão os secretários de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, e da Educação, João Costa, a presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Emília Brederode Santos, e Vasco Malta, representante do Alto Comissariado para as Migrações, além dos investigadores académicos e dos professores dos agrupamentos de escolas do concelho de Setúbal. A 28 de setembro, está ainda agendada uma visita à descoberta da “Presença Negra na Região de Setúbal”

Recorde-se que o roteiro pode ser frequentado em regime livre ou de Curso de Formação de Educadores e Professores do Ensino Básico e Secundário (25 horas), valendo igualmente 1 crédito para a Carteira de Competências dos estudantes da ESE/IPS.

As inscrições, gratuitas, estão abertas até ao próximo dia 9 de janeiro, através do link http://b it.ly/inscriçãoRoteiroEducaçãoAntiracista.

##1##

 

14 dezembro/2018

Opções
Últimas Notícias
Atualização COVID-19 | Plano de retorno dos serviços
Licenciaturas | oferta formativa, acesso, saídas profissionais
Prémio Inovação Jovem Engenheiro distingue docente do IPS
IPS na primeira linha das boas práticas de desenvolvimento sustentável
Pedro Dominguinhos toma posse 'em casa' na 1ª reunião presencial do CCISP