15.ª edição do Concurso Poliempreende

Júri regional selecionou o projeto vencedor para disputar a fase nacional do concurso

1

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) promoveu mais uma edição regional do concurso Poliempreende, no dia 27 de junho, selecionando o projeto vencedor que irá disputar a fase nacional, a decorrer de 10 e 14 de setembro, no Instituto Politécnico de Portalegre - coordenador nacional desta edição.

O projeto vencedor foi atribuído a uma equipa da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto politécnico de Setúbal (ESTB/IPS), constituída pelas docentes  Gabriela Gomes e Raquel Barreira e duas estudantes de Biotecnologia, Jéssica Ferreira e Nídia Pitáu. O projeto apresenta uma proposta inovadora que ambiciona a recuperação de valor económico de resíduos eletrónicos, através da Biotecnologia.

Das cinco ideias inovadoras submetidas a avaliação, foi também premiada com o 2.º lugar um projeto na área da economia circular onde se propõe mudar o paradigma mundial da alimentação animal sustentável, também através da Biotecnologia. A equipa é constituída pelos estudantes de mestrado de Engenharia Biológica e Química, Ana Alves e David Sousa e pela docente da ESTBarreiro/IPS, Carla Santos.

O 3.º lugar coube a uma equipa de quatro estudantes de Engenharia Biomédica, da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do IPS (ESTS/IPS), Ana Rodrigues, Cláudio Ferreira, João Carvalho e Rodrigo Fernandes, que apresentaram um projeto inovador na área da saúde, prometendo solucionar através da Tecnologia Biomédica, alguns dos problemas mais comuns a nível mundial no âmbito de lesões músculo-esqueléticas.

Dois outros projetos foram a concurso. Um deles está a ser desenvolvido na área dos serviços de apoio à migração, representado por Palmira António, estudante de mestrado em Ciências Empresarias na Escola Superior de Ciências Empresariais do IPS (ESCE/IPS) e Nadilene Fernandes, elemento externo. O outro projeto está a evoluir na área da digitalização da saúde e como promotores tem Filipe Delgado, estudante de mestrado em Engenharia Civil na ESTB/IPS e Ricardo Vagarinho estudante de mestrado em Ciências Empresarias na ESCE/IPS.

O Poliempreende assenta na maior rede nacional de promoção do empreendedorismo no ensino superior, sendo constituído por 21 instituições politécnicas nacionais.

O concurso anual tem duas fases: a primeira regional, dinamizada individualmente por cada um dos parceiros e a segunda nacional, onde irão concorrer todos os vencedores do concurso regional.

O júri regional, contou com elementos internos e externos ao IPS: o presidente Pedro Dominguinhos, que presidiu ao júri do concurso, Filipe Cardoso doo Banco Santander Totta, Eduardo Cruz da  Gastão Cunha Ferreira Lda e Rui Gouveia da ComOn Lda, contribuindo, uma vez mais, para revelar o potencial que o conhecimento gerado no ensino superior politécnico tem para o desenvolvimento socioeconómico regional.

12 de julho/2018