Programa de Mentoria do IPS elogiado pelos parceiros europeus

Setúbal acolheu a 5.ª Staff Training Week do Consórcio Erasmus Al Sud

Promover o Consórcio Erasmus Al Sud, que reúne cinco instituições de ensino superior portuguesas, junto dos respetivos parceiros europeus, e criar um momento de partilha das melhores práticas de promoção da empregabilidade, foram os grandes objetivos cumpridos ao longo de mais uma Staff Training Week, este ano acolhida pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), entre os últimos dias 4 e 8 de junho.

Nesta quinta edição estiveram reunidos 12 participantes de sete países, nomeadamente Portugal, Espanha, Estónia, França, Polónia, Reino Unido e Irlanda do Norte, em larga maioria profissionais ligados a serviços de inserção na vida ativa no universo do ensino superior. Ao longo de uma semana, o programa de trabalho contemplou vários workshops e apresentações, tendo em vista a partilha de experiências nos domínios dos estágios Erasmus, integração na vida ativa e relacionamento das instituições de ensino superior com o tecido empresarial regional.

O IPS, anfitrião deste evento, aproveitou a ocasião para divulgar o seu Programa de Mentoria, que logo na primeira edição, iniciada em 2017, obteve a adesão de cerca de 80 participantes, entre diplomados e atuais estudantes da instituição. Assente numa lógica de acompanhamento/aconselhamento, tendo em vista o ingresso no mercado de trabalho, o projeto mereceu rasgados elogios por parte dos participantes presentes.

"Pareceu-me muito interessante e inovador e é algo que deveríamos analisar para ver de que forma poderia ser implementado na nossa universidade", comentou Miguel Fernández, professor de Inglês na Universidade Politécnica de Madrid, Espanha, que rumou a Setúbal atraído sobretudo pela "oportunidade de conhecer outra instituição de ensino" e de contactar mais de perto com a experiência de mobilidade Erasmus.  "Muitos dos que frequentam as minhas aulas são estudantes Erasmus e esta experiência é muito importante como forma de saber que tipo de apoio e formação lhes podemos dar, aos que enviamos e aos que recebemos", adiantou.

Também Vianna Renaud, Placement Development Advisor na Universidade de Bournemouth, Inglaterra, chegou atraída pelo interesse em "conhecer o funcionamento do sistema de ensino superior português, sobretudo na sua vertente de promoção da empregabilidade", confessando ter encontrado em Setúbal "práticas de excelência, que podem e devem ser implementadas em diferentes países". No seu trabalho, Vianna Renaud presta apoio a estudantes que recebem financiamento Erasmus para estágios, sendo que o intercâmbio com o IPS se revelou como "algo em que devemos trabalhar de futuro".

Falando em nome do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), a entidade que está a coordenar o Consórcio Erasmus Al Sud até 2020, Cristina Palma salientou, por seu turno, as vantagens desta parceria entre as universidades de Lisboa, Évora e do Algarve e os politécnicos de Beja e de Setúbal, que já dura desde 2012 sob o lema "Conectando regiões, criando mundos". "O nosso objetivo é, não só facilitar a mobilidade, tanto para estágios como para estudos, como também fomentar os laços com as empresas e com as organizações locais, e a aproximação ao mercado de trabalho", disse. E adiantou que o consórcio conta de momento com "cerca de 500 parceiros estrangeiros, o que significa que se alargam as oportunidades de estágios internacionais nas nossas empresas, em Portugal, e para os nossos estudantes no mercado de trabalho lá fora".

O programa piloto BrightStart, desenvolvido em parceria com a Deloitte e que envolve os estudantes do novo Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação, foi também apresentado ao longo desta semana de formação, que proporcionou igualmente uma visita à Lauak Portugal, empresa na área da indústria aeronáutica que é parceira do consórcio Erasmus Al Sud.

14 de junho/2017