This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Estudantes da ESE/IPS levam projeto 'Ler é mAIS' à comunidade local

Licenciatura em Animação e Intervenção Sociocultural envolve idosos e crianças de Setúbal

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) desenvolve, mais uma vez, através da licenciatura em Animação e Intervenção Sociocultural (AIS), um projeto de trabalho com a comunidade local, este ano em torno da temática da animação do livro e da leitura e a decorrer entre os próximos dias 18 de abril e 16 de maio.  

"Ler é mAIS" é desenvolvido pelos estudantes do 2.º ano do curso de AIS, no âmbito da Unidade Curricular de Design, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos, e tem o seu arranque no dia 18 de abril, com o seminário "Palavras ditas", que contempla a apresentação de um livro de histórias para crianças/jovens, dois workshops com contadores de histórias, uma conferência com uma especialista da rede de bibliotecas e um painel para partilha de experiências e projetos. O evento tem lugar nas instalações da ESE/IPS, entre as 9h00 e as 17h00.

Seguem-se, ainda em abril, a atividade para famílias "Som das Letras" (dia 21, 10h00- 12h30), que decorre na Escola do 1.º ciclo das Areias, incentivando a criação artística à volta das palavras e da música, e a sessão "Contos Fantósticos" (dia 28, 10h00- 12h00), no Café das Artes da Casa da Cultura de Setúbal, onde os espetadores serão desafiados a participar e a decidir o desenlace de uma história contada com fantoches.

Em maio, os estudantes de AIS rumam até ao Centro Comunitário de São Sebastião para aí recolher testemunhos junto dos idosos a partir de objetos que sejam para si significativos. Daí sairá a matéria-prima para a dramatização "Histórias de uma vida", a cargo do Teatro Politécnico do IPS, com apresentação agendada para dia 2, na Sala de Drama da ESE/IPS, a partir das 14h30, contando na assistência com a presença dos utentes que contribuíram com os seus depoimentos.  

"A Alice vai à Escola Superior de Educação" é o nome da atividade prevista para 9 de maio, envolvendo duas turmas da Escola do 1.º ciclo das Areias e várias unidades curriculares e anos do curso de AIS em diversas iniciativas, entre elas uma visita à exposição sobre o universo de "Alice no país das maravilhas", um peddy paper e uma atividade de educação ambiental.

Ainda antes do encerramento, está prevista a 12 de maio, na Biblioteca Municipal, a iniciativa "Caça Histórias", que propõe a construção coletiva de histórias a partir de imagens e de palavras "escondidas".

O projeto "Ler é mAIS" chega ao fim, a 16 de maio, com "FabulArte", uma atividade intergeracional no Palácio Fryxell, que juntará os idosos e as crianças envolvidas para um debate em torno de uma fábula de Bocage e para o desafio de criar objetos artísticos partir de materiais de desperdício.



 

16 de abril/2018 

 

 

 

 

 

Opções
Últimas Notícias
Fernando Mamede apadrinha São Silvestre do Sado IPS
Concurso ONcontrol | Inscrições abertas até 14 de dezembro