Semana da Voz da ESS/IPS promove cuidados de saúde vocal

16 a 20 de abril | Rastreios, ginásios da voz, exposição e workshop

Instrumento privilegiado de comunicação humana, e em muitos casos de trabalho, a voz volta a estar em destaque no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), através de uma semana temática com início já na segunda-feira, 16 de abril, Dia Mundial da Voz, organizada pelo Departamento de Ciências da Comunicação e Linguagem da Escola Superior de Saúde (ESS/IPS).

Focada nos cuidados que devemos ter para manter uma voz saudável e que nos identifique, a Semana da Voz arranca com uma ação de rastreio, aberta a toda a comunidade sob marcação, que decorrerá no Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital da Luz (Setúbal), entre as 9h00 e as 18h00, envolvendo médicos e terapeutas, além de docentes e estudantes da ESS/IPS, que vão identificar sintomas de perturbações e avaliar percetivamente a qualidade vocal.

O programa segue depois, nos  dias 17 e 18, com o Ginásio da Voz, espaço onde a comunidade do IPS terá oportunidade de treinar técnicas para aquecimento e arrefecimento vocal. As duas sessões previstas decorrem entre as 13h15 e 13h45, na sala B1.16, dinamizadas por estudantes e docentes da licenciatura em Terapia da Fala.

A Semana da Voz contempla ainda, no  dia 19, a exposição temática “Sobre a voz… ”, na biblioteca da ESS/IPS, e encerra, a 20, com um workshop no Jardim de Infância da Quinta do Conde, que pretende sensibilizar para as perturbações vocais pediátricas e dos profissionais de educação. “Atenção, atenção! O Caracol Tagarela vai mostrar o seu vozeirão!” tem como destinatários as crianças dos três aos seis anos e respetivas educadoras de infância e auxiliares.

12 de abril/2018