IPS discute as fronteiras do mundo em mais uma Semana Internacional

Mais de 40 participantes de 12 países reunidos sob o tema 'World Boundaries - Insights, Practices and Values'

Refletir e apontar caminhos sobre as fronteiras do mundo atual, que não necessariamente, e apenas, as físicas/territoriais, é o que propõe a 11.ª edição da Semana Internacional, que decorre já a partir da próxima segunda-feira, dia 16 de abril, no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

O evento, obedecendo a um dos quatro objetivos estratégicos da instituição de ensino, "ser uma comunidade aberta e internacional", vai reunir ao longo de cinco dias de trabalho mais de 40 participantes estrangeiros, docentes e não docentes, provenientes de 12 países e de 27 instituições diferentes, entre o continente europeu e territórios como a China e a Turquia.

A abertura, agendada para as 14h30 de dia 16, terá lugar no auditório da Escola Superior de Educação (ESE/IPS), com a sessão plenária "Breaking boundaries: in this planet and... in the all Cosmos", a cargo do coordenador nacional da Sociedade Planetária, Miguel Gonçalves, que levará mais longe o conceito de fronteira, à luz da astronomia.

Do programa destaca-se igualmente, na quinta-feira, dia 19 (Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, sala D104) uma sessão para estudantes, marcada para as 10h30, onde serão partilhadas experiências de mobilidade internacional, nomeadamente ao abrigo do programa Erasmus+, cabendo ao convidado Ricardo Almeida, da Praxis Network, esclarecer os participantes sobre o que fazer para encontrar a melhor empresa para a realização de estágios além-fronteiras.

A Semana Internacional é um evento que envolve todo o universo das cinco escolas superiores do IPS, entre os campi de Setúbal e do Barreiro e, nesse sentido, estão programadas cerca de 50 atividades distintas, de natureza académica, cultural e científica, nomeadamente uma feira internacional, reuniões de trabalho, aulas abertas, visitas a entidades parceiras, teatro, seminários, workshops e sessões de networking.

De sublinhar, neste âmbito e em jeito de warm up para o evento, a conferência "Getting to know Traditional Chinese Medicine", que será proferida esta sexta-feira, dia 13 de abril, pelas 10h00, no edifício das escolas superiores de Saúde e de Ciências Empresariais (ESS-ESCE/IPS), pelo professor Xu Li, reitor da Escola de Acupuntura da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Tianjin, China, além de clínico experimentado e autor de mais de 50 artigos de investigação sobre a temática.

No que toca ao programa social e cultural, são pontos altos o jantar internacional de dia 17, no Hotel do Sado, e o périplo pela região agendado para a manhã de dia 20, que passará pela adega José Maria da Fonseca, serra da Arrábida e praia da Figueirinha.

11 de abril/2018