Novo portal das Bibliotecas IPS já está disponível

Fundos documentais das cinco escolas agora reunidos na mesma página

Os fundos documentais das cinco escolas do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) já podem ser consultados num mesmo portal, obedecendo ao princípio de que as bibliotecas IPS são de todos e para todos.

A nova página das Bibliotecas IPS agora disponível é um projeto que nasce da necessidade e do desígnio de promover e facilitar o acesso às fontes de informação, impressas e digitais, disponíveis em todo o universo IPS e ajustados à sua comunidade académica, em consonância com um dos objetivos estratégicos da instituição de ensino: "Ser um centro promotor de conhecimento e inovação".

O espaço comum das Bibliotecas IPS pretende igualmente apostar na divulgação de outros recursos promotores das competências de literacia de informação, que potenciem a aprendizagem, a descoberta e a correta gestão da informação por parte dos estudantes.

Ao aceder, o utilizador pode acompanhar as novas aquisições, seguir sugestões de leitura e de estudo, fazer pesquisas no catálogo comum, e ainda navegar pelos repositórios científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e do IPS (RCIPS)

Como defende o Manifesto IFLA/Unesco sobre Bibliotecas Públicas (1994), "a participação construtiva e o desenvolvimento da democracia dependem tanto de uma educação satisfatória, como de um acesso livre e sem limites ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação".

Contatos:

Geral: gardoc@ips.pt

Patrícia Argüello - Coordenadora do GARDOC - Grupo de Apoio aos Recursos Documentais do IPS - patricia.arguello@ess.ips.pt

Isabel Nunes - Responsável  da Biblioteca da ESTSetubal e pela página das Bibliotecas IPS - isabel.nunes@estsetubal.ips.pt

14 de março/2018