IPS dá as boas-vindas a 95 novos estudantes estrangeiros

Semana de Integração entre 12 e 16 de fevereiro

Noventa e cinco novos estudantes, representando 24 nacionalidades, da África do Sul ao Vietname, vão chegar ao Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) já na próxima segunda-feira, dia 12 de fevereiro, para frequentar o 2.º semestre ao abrigo dos programas de cooperação internacional Erasmus+ e Santander/Cooperação com o Brasil.

Em mais uma Semana de Integração, o Centro para a Internacionalização e Mobilidade (CIMOB) do IPS preparou o já habitual programa de atividades desportivas, sociais e culturais, pensado não só para facilitar o acolhimento dos novos estudantes pela instituição anfitriã, como também para dar a conhecer Setúbal - cidade e região - que será a sua casa ao longo dos próximos seis meses.

Os estudantes recém-chegados, 69 ao abrigo do Erasmus+ e 26 no âmbito do programa Santander/Cooperação com o Brasil, serão recebidos pela presidência do IPS e pelos responsáveis pela área internacional das suas escolas numa sessão de boas- vindas agendada para as 9h30 de segunda-feira, dia 12, na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS). Seguem-se, ao longo da manhã, sessões de esclarecimento para prestação de informação prática e académica relevante e, à noite, num registo mais informal, celebra-se o Carnaval em mais um encontro promovido pelo MeetUp Setúbal, grupo local que se dedica à organização de eventos para a integração de estrangeiros recém-chegados à cidade do Sado.

Feitas as honras da casa, é tempo de partir à descoberta. Terça-feira, 13, é dia de visita aos castelos da região - Forte de São Filipe (Setúbal), Palmela e Sesimbra - aventura que termina na Figueirinha, uma das praias mais populares de Setúbal. Na quarta-feira, 14, sem nunca perder o mar de vista, parte-se para a montanha percorrendo a rota da "Chã dos Navegantes" , com início na Azóia e término no Porto de Sesimbra.

Depois do esforço físico, há que retemperar energias e, para tal, nada melhor do que degustar os produtos mais afamados e apreciados da gastronomia da região, como o Moscatel de Setúbal e o Queijo de Azeitão. É esse o tema do penúltimo dia da Semana de Integração, a 15, com visitas à Adega José Maria da Fonseca e ao Museu do Queijo de Azeitão.

O programa encerra na sexta-feira, dia 16, com uma International Party no campus de Setúbal do IPS, a partir das 16h30. Aqui todos os estudantes de mobilidade são desafiados a preparar um prato típico do seu país, um bom pretexto para momentos de partilha entre os novos colegas de todo o mundo.

No total, ao longo destes segundo semestre, vão frequentar as cinco escolas do IPS 114 estudantes de intercâmbio, já que aos novos 95 juntam-se os 19 que já se encontravam inscritos para o 1.º semestre ou que optaram por prolongar o período de estudos.

07 de fevereiro de 2018