This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

IPS estuda cooperação com instituições congéneres na Suíça e Irlanda

Reitora Luciana Vaccaro visitou o campus de Setúbal do IPS

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) recebeu, no passado dia 30 de janeiro, a visita de Luciana Vaccaro, reitora da Haute École Spécialisée de Suisse Occidentale (HES-SO), a maior instituição de ensino superior politécnico da Suíça, no sentido de se explorarem futuras possibilidades de cooperação entre ambas as instituições.  

A responsável, que se deslocou ao campus de Setúbal do IPS no âmbito do Programa de Modernização e Valorização dos Politécnicos, promovido pelo Governo português, foi recebida pelo presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, pela vice-presidente para as Relações Internacionais, Fernanda Pestana, e pelos diretores das escolas.

Depois de uma reunião em que ambas instituições tiveram oportunidade de apresentar a sua oferta formativa, modelo de funcionamento e principais projetos em marcha, seguiu-se uma visita pelas quatro escolas do campus de Setúbal do IPS. O périplo passou pelos laboratórios de Logística e de Contabilidade e Finanças (Ciências Empresariais), pelo Espaço Programa BrightStart (Tecnologia de Setúbal), e pelo Estúdio Audiovisual (Educação).

Acompanhada da responsável de Relações Internacionais da HES-SO, a reitora Luciana Vaccaro teve ainda oportunidade de conhecer os laboratórios de Movimento Humano e de Enfermagem, na Escola Superior de Saúde (ESS/IPS), onde lhe foi explicado o funcionamento da Mesa de Anatomia Anatomage, um equipamento recentemente adquirido ao abrigo do projeto EQUIP4INOV, num investimento de 812 906,58 cofinanciado a 50%, pelo Programa Operacional Regional de Lisboa.

Atualmente com 21 000 estudantes, a HES-SO abrange territorialmente os sete cantões da Suíça Ocidental, mantendo uma relação estreita com a comunidade de luso-descendentes. Com uma taxa de empregabilidade de 96, 4 por cento, distribui a sua formação em seis áreas do conhecimento, nomeadamente Design e Artes Visuais, Gestão e Serviços, Engenharia e Arquitetura, Música e Artes Performativas, Saúde e Trabalho Social.

A reitora da HES-SO retribui, deste modo, a visita de uma delegação portuguesa em dezembro último, composta pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, representantes de vários institutos politécnicos portugueses e pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

Recorde-se que o IPS foi igualmente anfitrião, no passado dia 24 de janeiro, de uma delegação irlandesa, composta por responsáveis do Dublin Institute of Technology e do Carlow Institute of Technology, visita também enquadrada no Programa de Modernização e Valorização dos Politécnicos, cujo intuito é promover redes internacionais entre escolas politécnicas tendo por base atividades colaborativas de investigação, assim como a mobilidade de estudantes, de docentes e de investigadores.

Na reunião, que contou com a presença de docentes da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), discutiram-se potenciais áreas de trabalho conjuntas, nomeadamente mecânica, aeronáutica e eletrónica, bem como a celebração de acordos bilaterais com vista à mobilidade de estudantes e docentes ao abrigo do programa Erasmus+. À reunião seguiu-se uma visita a laboratórios nas áreas de interesse comum.

 

 

05 de fevereiro/2018

Opções
Últimas Notícias
Prolongamento do prazo Maiores de 23
Pedro Dominguinhos tomou posse como presidente do CCISP
IPS estreita colaboração com a canadiana Centennial College
Cerimónia de Entrega das Cartas de Curso 2018 | 22 de setembro
Equipa apoiada pelo IPS vence concurso nacional CanSat 2018