This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Comissão Europeia elogia projeto social e desportivo Vela+

A iniciativa, destinada à população sénior, é coordenada por docentes da ESE/IPS

O Projeto Vela+, desenvolvido pela associação sem fins lucrativos Seawoman e com coordenação científica de Teresa Figueiredo e Mário Espada, docentes da licenciatura em Desporto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), mereceu recentemente destaque por parte da Comissão Europeia, no âmbito da Semana Europeia do Desporto, que decorreu no final de setembro.

Vela1 vela2 vela3


O projeto foi selecionado para representar Portugal na campanha promocional da Semana Europeia do Desporto 2017. Na newsletter do evento, que pretendeu promover o desporto e a atividade física em todo o espaço europeu sob o mote #BeActive, o Vela+, vocacionado para a população sénior, é descrito como um projeto que está a atrair "pessoas de várias idades e contextos". E que, "mais do apelar a um estilo de vida mais ativo, promove o respeito mútuo, a inclusão e a diversidade", encorajando ainda as famílias a reunir-se sob o pretexto da atividade física.

Financiado desde 2015 pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), no âmbito do Programa Nacional de Desporto para Todos, o Vela + é um projeto de intervenção social na área do desporto e lazer, que usa a vela como veículo para a prática de atividade física e desportiva na população com mais de 55 anos, visando contribuir para a mudança dos comportamentos através da promoção de estilos de vida ativos e saudáveis. A relação do indivíduo com o meio patrimonial e natural que o envolve, neste caso Lisboa e o rio Tejo, é outras das componentes do projeto português que chamou atenção da Comissão Europeia.

As atividades regulares do programa Vela+ incluem, de forma integrada, o treino da aptidão física e da coordenação motora, o treino visando a melhoria das capacidades cognitivas e a prática da vela de cruzeiro, sendo realizada, regularmente, uma monitorização da intervenção através de rastreios e da avaliação de parâmetros de saúde e ao nível da condição física.

O projeto organiza ainda três eventos anuais, abertos à participação de toda a comunidade, dando destaque aos três pilares da sua atividade: Vela+ Desporto, Vela+ Saúde e Vela+ Cultura.

Ver o destaque aqui.

Fotos: Projeto Vela+

 

 

9 de outubro/2017

 

 

Opções
Últimas Notícias
Semana da Ciência e Tecnologia 2017 | De 21 a 24 de novembro
Processo de RVC-IPS | candidaturas até 30 de novembro
ERASMUS+ | Santander Universidades: candidaturas até 30 de novembro
Jogo de Gestão Interescolas | Inscrições abertas
ONcontrol | Concurso de Criação de Sistemas Microcontrolados