This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Projeto 'BimBar' vence concurso ONControl promovido pelo IPS

Protótipo de máquina automática de cocktails foi apresentado pela ETLA

Os seis projetos finalistas ao concurso ONcontrol foram apesentados no passado dia 14 de julho, na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), sendo a grande vencedora a Escola Tecnológica do Litoral Alentejano (ETLA), com o projeto "BimBar", dos finalistas do curso de Eletrónica, Automação e Instrumentação, Pedro Marques e Rui Serrão, que desenvolveram um protótipo de uma máquina automática de cocktails. O utilizador pode escolher entre várias bebidas e a máquina faz a mistura dos ingredientes, através de válvulas doseadoras e do movimento do copo ao longo de uma calha. 

1

Convictos de que o projeto era um forte candidato a vencedor, os alunos da ETLA consideram que foi uma oportunidade para "aprofundar os conhecimentos do sistema Arduino". Para o professor da ETLA, Paulo Carneiro, que orientou os projetos finalistas em parceria com o Prof. João Ganhão, este concurso "entusiasmou a participação dos alunos e houve muita cooperação entre os elementos dos diferentes grupos, enriquecendo a turma toda".

O 2.º prémio foi para a Escola Secundária Sebastião da Gama de Setúbal, com o projeto "Domótica com Arduino e interface Web", dos alunos Renato Nunes, Mário Delfim e Isabel dos Santos, que utilizaram o sistema Arduino para o comando de vários componentes de uma porta de casa. E o 3.º lugar foi atribuído ao projeto "Rover x6", dos alunos Lara Brito, Fábio Silva e Miguel Oliveira, da Escola Profissional de Almada.

Para o presidente do júri, Filipe Cardoso, pró-presidente do IPS para a área da Inovação, I&D e Empreendedorismo, "a qualidade dos trabalhos apresentadas foi muito boa, o que nos permite ficar convictos da qualidade dos alunos que temos no ensino secundário e profissional do distrito de Setúbal".  

      2     Sob o tema "Dá autonomia ao que te rodeia", o concurso ONcontrol, promovido pela ESTSetúbal/IPS, pretendeu desafiar os alunos a criar um projeto inovador na área tecnológica, através da aplicação de um sistema Arduino, promovendo o seu espírito crítico, empreendedor e criativo. É também uma "excelente iniciativa como forma de reforçar a ligação do IPS com o ensino secundário e profissional", conclui Filipe Cardoso.  
O concurso envolveu 14 projetos, de seis escolas diferentes (três secundárias, duas profissionais e uma tecnológica), dos concelhos de Almada, Setúbal e Sines e as inscrições para a próxima edição serão já partir de outubro.

17 de julho de 2017


Opções
Últimas Notícias
Concursos especiais e CTeSP | Candidaturas abertas
Jovens macaenses frequentam curso de Língua e Cultura Portuguesa no IPS
Nova Licenciatura em Acupuntura na ESS/IPS
Docentes da ESE/IPS na Missão Surdolímpica Samsun 2017
Mestrados e Pós-Graduações | Candidaturas abertas