This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Docentes da ESE/IPS na Missão Surdolímpica Samsun 2017

Docentes partem para a Turquia como intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, Inglês e Gestos Internacionais

##1## Duas docentes daESE/IPS integram a missão portuguesa que vai marcar presença na 23.ª edição dos Jogos Surdolímpicos'2017, a decorrer na cidade turca de Samsun, entre os próximos dias 18 e 30 de julho. Uma terceira intérprete, Cristina Gil, colaborou igualmente como docente da ESE/IPS no ano letivo de 2015/2016, encontrando-se neste momento em doutoramento.

Maria José Freire e Verónica de Carvalho, docentes da licenciatura em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa (TILGP), assim como a doutoranda Cristina Gil, possuem vasta experiência no campo da tradução e interpretação de LGP e é isso que se espera delas, além da interpretação do Inglês e dos Gestos Internacionais, neste grande evento internacional para atletas surdos.  

 

Sob a alçada do Comité Paralímpico de Portugal, a comitiva nacional, inspirada no lema "Igualdade, inclusão e excelência desportiva", inclui 11 atletas representando seis modalidades, tem como chefe de missão Pedro Mourão, e vai cumprir um conjunto de compromissos institucionais, agendados para dia 14 de julho, véspera da partida para a Turquia. Entre eles contam-se duas deslocações, ao Palácio de Belém e à Embaixada da República da Turquia, para apresentação de cumprimentos ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e ao embaixador da Turquia em Portugal. No mesmo dia, está ainda previso um jantar de apresentação da Missão Portuguesa aos Jogos Surdolímpicos Samsun 2017, com a presença de membros do Governo, patrocinadores e parceiros.

 Através das suas docentes, e da missão que lhes foi incumbida, a ESE/IPS dá assim continuidade ao "espírito de colaboração com a comunidade e de contributo para uma sociedade inclusiva", como resume Maria José Freire, também cocoordenadora da licenciatura em TILGP.

12 julho de 2017

 

Opções
Últimas Notícias
António Costa elogia dinâmica inovadora do Politécnico de Setúbal
Enfermagem da ESS/IPS entre os 30 cursos com maior empregabilidade
Vocologia do Fado | Primeiro estudo científico da voz cantada em Portugal
Casting Novo Rosto IPS
Politécnico de Setúbal entre os parceiros do Ageing Congress 2018