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4.ª Edição da IPStartup Week | 24 a 28 de julho - Diário de Bordo

IPS recebe 50 jovens para uma primeira experiência no ensino superior

2.º DIA | 25 de julho de 2017


Academia IPStartupWeek: do laboratório ao terreno

O segundo dia da Academia do Empreendedorismo incluiu atividades práticas na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do IPS, uma visita à Mata da Machada e uma conversa com empreendedores.

Quando se dirigiu aos participantes da IPStartupWeek, a professora Gabriela Gomes deixou o aviso: "durante a próxima atividade, vão poder contribuir com informação relevante para a comunidade científica". Este contributo foi realizado através da plataforma Phylo e consistiu na organização de sequências de DNA que ficam, depois, guardadas numa base de dados. No futuro, esta informação é utilizada para "encontrar funções comuns ou diferentes" na constituição genética de várias espécies, explicou a professora.

A atividade que se realizou num dos Laboratórios de Informática serviu para "alertar para a necessidade de ferramentas informáticas que tratem a imensidão de dados obtidos em Biologia", salientou Gabriela Gomes.

Esta foi uma das quatro atividades que durante a manhã e início da tarde de hoje, os cinquenta participantes da Academia do Empreendedorismo puderam realizar, na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Politécnico de Setúbal. Divididos em quatro grupos, os estudantes alternaram entre atividades de bioinformática, biotecnologia, engenharia civil e tecnologias de petróleo.

Meter, "literalmente, as mãos na massa"

No laboratório de Engenharia Civil, o desafio envolveu, destacou o docente do IPS, Pedro Neto, "colocar, literalmente, as mãos na massa". Divididos em pequenos grupos, os participantes utilizaram cola e esparguete para construir pontes o mais resistentes possível. No final, estas construções foram testadas, sendo que foi batido o record estabelecido na edição de 2016 do IPStartupWeek: uma das pontes suportou um peso de 6,9 quilogramas.

Este contacto com estruturas treliçadas, sublinhou Pedro Neto, teve a vantagem de envolver diversos passos do processo típico de um engenheiro civil: conceção, construção e teste. Por outro lado, acrescentou, há um componente de estímulo a competências de gestão de recursos e de tempo, bem como de criação de espírito de equipa - atributos que "são uma realidade num dia a dia de um profissional, nomeadamente nesta área".

Noutro dos espaços da EST, num dos laboratórios da secção de engenharia química e biológica, os estudantes puderam realizar três tipos de atividades relacionadas com estas áreas: observar a variedade de população microbiana, produzir um polímero de nylon e ainda iniciar um processo de análise de DNA por eletroforese.

Através deste contato, esclareceu a docente Marta Justino, os participantes da IPStartupWeek puderam "desmistificar algumas ideias que associam a física e a química a coisas muito complicadas" e distantes da realidade do quotidiano. "Ninguém olha para o bolor da fruta mas, quando se olha ao microscópio, torna-se uma coisa mais complexa e bonita", reforçou.

No mesmo espaço, tempo ainda para a atividade "Há Petróleo na EST", onde dois docentes da licenciatura em Tecnologias do Petróleo dinamizaram uma atividade centrada neste produto e seus derivados. Segundo a co- coordenadora deste curso, Fátima Serralha, um dos objetivos passou por "explicar por que razão o petróleo ainda é importante e ainda será durante bastante tempo". Estes foram cumpridos através de uma atividade prática que envolveu o cálculo das densidades de diferentes líquidos, acompanhada de uma explicação sobre o processo de refinação.

Numa altura em que existe uma aposta crescente em energias renováveis, o petróleo assume ainda um papel relevante na economia mundial. "Mesmo que não seja usado como combustível, o petróleo é também uma matéria prima para algumas indústrias químicas como o plástico", ressalvou a docente.

Ainda que as tecnologias de energia renovável sejam cada vez mais eficiente, estas não conseguem ainda garantir a produção energética necessária para fazer frente aos níveis de consumo atuais. Do ponto de vista ambiental, acrescentou Fátima Serralha, tem-se investido "em formas de extração mais seguras e menos poluentes".

Dia 2

Do sapal até à mata

No Centro de Educação Ambiental, foi Mauro Hilário, biólogo residente, que foi o anfitrião: "sejam bem-vindos à Mata da Machada". Depois de uma breve apresentação desta Mata Nacional, bem como do Sapal do Rio Coina, o responsável conduziu uma visita pela mata onde foi possível "conhecer melhor a fauna, a flora e a história deste local".

Tanto a Mata Nacional da Machada como o Sapal do Rio Coina, realçou Mauro Hilário, são "dois locais privilegiados em termos de biodiversidade". Sendo uma junção de dois rios - o Coina e a bacia do Tejo - este sapal alberga uma grande variedade de espécies de água doce e salgada: aves (pernilongo ou flamingo), peixes (peixe-rei ou alcorraz) e invertebrados (caranguejo verde ou choco) são alguns exemplos.

Já na Mata da Machada, os "habitantes locais" são mamíferos (como a raposa ou morcego-anão), répteis (como a cobra-rateira ou a osga), aves (águia de asa redonda ou pica-pau-grande-malhado), anfíbios (salamandra do fogo ou sapo-comum) e invertebrados (escaravelho-rinoceronte ou lacrau).

Durante a visita à Mata da Machada - que incluiu um piquenique à hora de jantar - os participantes tiveram a possibilidade de observar algumas destas espécies de fauna e flora locais e conhecer alguns dos projetos de sustentabilidade levados a cabo pelo Centro de Educação Ambiental da Mata Nacional da Machadae e Sapal do Coina, nomeadamente no que toca à conservação e manutenção destes espaços.

Conversar sobre empreendedorismo

Quais os principais desafios que se colocam a um empreendedor? Quais as principais competências que são requeridas? E quais alguns dos apoios com que se pode contar na implementação de uma ideia de negócio? Estas foram algumas das questões debatidas durante a "Conversa com Empreendedores" dinamizada em parceria com a Unidade de Apoio à Inovação, I&D e Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Setúbal (UAIIDE-IPS) que gere a incubadora de ideias de negócio deste instituto: a IPStartUp.

Neste momento de interação, que teve lugar depois de jantar, na residência do IPS, os participantes da IPStartupWeek puderam conversar com dois jovens que iniciaram projetos de empreendedorismo: um diplomado da licenciatura em Engenharia Biomédica e uma estudante do Mestrado em Informática. Ambos partilharam as suas experiências na criação de projetos inovadores, com o apoio desta unidade do Politécnico de Setúbal.

Também presente na sessão, a gestora da IPStartUp, Sandra Pinto, descreveu este momento de interação como uma oportunidade "de interagir com jovens que serão o futuro do nosso país". "Há uma grande probabilidade de saírem daqui futuros empreendedores e, por isso, é importante falar com eles e esclarecer algumas dúvidas", reforçou.

Numa altura em que o conceito de empreendedorismo tem uma implementação muito forte junto dos jovens, Sandra Pinto destaca a importância de esclarecer que "ser empreendedor passa muito por identificar problemas e procurar, de forma proativa, soluções - não é apenas uma questão criação de empresas".

Créditos de texto e imagens: Forum Estudante

1.º DIA | 24 de julho de 2017


Academia IPStartupWeek abriu atividade

A Academia do Empreendedorismo arrancou hoje, no Instituto Politécnico de Setúbal. O primeiro dia trouxe atividades que juntaram desporto, comunicação e expressão artística

Foi em abril que João Fernando tomou conhecimento da Academia IPStartupWeek. Depois de ler uma revista da Forum Estudante, o estudante de 18 anos, vindo de Cuba, no Alentejo, escolheu inscrever-se nesta academia promovida pelo Politécnico de Setúbal e que se realiza até 29 de julho.

A escolha, explica João, liga-se ao seu objetivo de ingressar num Curso Técnico Superior Profissional em produção audiovisual - uma área em que é necessário garantir competências ligadas aquele que é o tema da IPStartupWeek, garante: "no futuro, quero ser um trabalhador independente - por isso vim até aqui obter mais informação".

Conforme realçou o Presidente do Politécnico de Setúbal, Pedro Dominguinhos, durante a sessão de acolhimento aos participantes, o tema desta academia liga-se também "à forma de estar do IPS - promover a inovação e o empreendedorismo". No mesmo sentido, o CEO da Forum Estudante, Rui Marques, destacou o IPS como sendo "uma instituição de Ensino Superior de excelência, com uma visão muito avançada, nomeadamente na relação com as empresas". Por essa razão, sublinhou, esta academia assume-se como "uma oportunidade imperdível" para fazer novas aprendizagens e conhecimentos.

Nesse sentido, acrescentou Pedro Dominguinhos, durante esta semana, os cinquenta participantes poderão "perceber o que é ser estudante no Ensino Superior", através de "um conjunto de iniciativas muito diversificadas"

Imagens primeiro dia

Desporto realizado com realização

A primeira atividade da IPStartupWeek trouxe um desafio que juntou elementos de duas áreas: desporto e comunicação. Conforme explicou o professor da Escola Superior de Educação (ESE/IPS), João Pires, este momento constituiu "uma sinergia entre duas áreas que, à partida, são vistas como estando afastadas".

Os cinquenta participantes foram divididos e, enquanto um dos grupos realizou um torneio de voleibol, os restantes elementos integraram uma equipa de audiovisual, garantindo a cobertura televisiva deste momento desportivo.

Na sua vertente de comunicação, esta atividade permitiu aos estudantes ocupar o lugar de operador de câmara, sonoplasta, realizador ou assistente de produção. "Os participantes vão passando pelas várias componentes de uma equipa de audiovisual", explicou João Pires.

O objetivo, acrescentou o professor, é também que estes jovens "adquiram alguma literacia que lhes permita 'ler' os média de uma ponto de vista crítico". Da próxima vez que virem pela televisão um jogo de futebol, por exemplo, "vão perceber o que está por trás, quais as especificidades e os principais desafios", concluiu.

Através da participação no torneio de voleibol, salientou o docente do IPS, Mário Espada, foi possível "criar espírito de equipa", tendo por base o desporto como estímulo "à cooperaçaão e entreajuda". As dinâmicas desenvolvidas, acrescentou, serão "importantes no futuro, uma vez que as competências transversais são, cada vez mais, valorizadas pelo mundo laboral".

É por essa razão, reforçou Mário Espada, que cada vez mais empresas apostam em momentos desportivos para fortalecer as dinâmicas de grupo, aumentar a produtividade e garantir a saúde dos seus trabalhadores. "A distância entre o mundo empresarial e o desporto é cada vez mais curta", sublinhou.

Quebrar o(s) gelo(s)

O momento de quebra-gelo da edição de 2017 da IPStartupWeek trouxe uma novidade: ao invés de uma atividade conjunta, os profissionais da Escola Superior de Educação do IPS conduziram os participantes numa viagem pelas "diferentes linguagens e formas de expressão, utilizando as artes", explicou o professor da ESE, Filipe Fialho.

Em quatro estações diferentes, foi possível aos estudantes contactar com técnicas de expressão visual (sala de revelação fotográfica), corporal (ginásio de dança hip-hop), musical (cante alentejano) e dramática (construção de um diálogo partilhado). Conforme explicou Filipe Fialho, esta foi também uma forma de contactar com "os tipos de atividades desenvolvidos nos vários cursos da ESE", garantindo "um maior número de competências e uma viviência perfomativa" mais variada.

Foi já no final da atividade da noite que João Fernando avaliou este primeiro contacto com a Academia do Empreendedorismo: "superou as minhas expectativas". Tendo em conta a sua vontade de prosseguir estudos na área da produção audiovisual, este primeiro dia permitiu "contactar com vários tipos de equipamento e várias saídas profissionais na área do audiovisual".

Para além das atividades realizadas, destaca João Fernando, este primeiro dia permitiu ainda "conhecer mais estudantes que têm em comum o gosto pelo empreendedorismo". "No final, todos queremos garantir o nosso futuro, de forma independente", concluiu.

Créditos de texto e imagens: Forum Estudante

IPStartUp Week 2017


É já na próxima segunda-feira, dia 24 de julho, que tem início a 4.ª edição da IPStartup Week, uma semana em que 50 jovens do ensino secundário e profissional de todo o país são convidados a experimentar, de forma lúdica, pedagógica e sem custos, a oferta formativa ao dispor no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

O programa é vasto e permite vivenciar um pouco do que será prosseguir estudos em cada uma das cinco escolas superiores do IPS, ajudando a esclarecer dúvidas e a tomar, no futuro próximo, uma decisão fundamentada. Logo no dia de abertura, o programa estará por conta da Escola Superior de Educação (ESE/IPS), com atividades nas áreas da Comunicação e Desporto e um "quebra-gelo" no Moinho de Maré da Mourisca.

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Na terça-feira, 25, os jovens inscritos rumam à Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS) para participar nas propostas "Construir em equipa" e "Há petróleo na ESTBarreiro", estando previstos, a partir do final da tarde, uma atividade desportiva e um jantar piquenique na Mata da Machada. O serão é animado por uma conversa com empreendedores, como forma de abrir o apetite para o tema do dia seguinte, justamente "Na pele de um empreendedor. Elevator pitch!", a desenvolver na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS).

Na quinta-feira, dia 27, o programa centra-se na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), em torno da atividade EmpreendLAB, e culmina com um peddy paper noturno no campus do IPS.

Depois de uma manhã passada no centro histórico de Setúbal, o dia de sexta-feira, 28, é dedicado às atividades "Terapeuta por um dia..." e "Investigador em Terapia da Fala por um dia...", promovidas pela Escola Superior de Saúde (ESS/IPS), e ao making of  "My StartUp Life".

Já na reta final, é tempo para as despedidas com um jantar no campus de Setúbal do IPS e atuação de tunas.  

A IPStartup Week é uma iniciativa organizada em conjunto com a revista "Fórum Estudante" e tem como parceiros institucionais a Câmara Municipal de Setúbal e o Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e do Sapal do Rio de Coina, da Câmara Municipal do Barreiro.

 

 

20 julho 2017

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